A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DE PESQUISA Capítulo 9 18/07/2006 COM161(Metodologia Científica)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DE PESQUISA Capítulo 9 18/07/2006 COM161(Metodologia Científica)"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DE PESQUISA Capítulo 9 18/07/2006 COM161(Metodologia Científica)

2 1º Escolher o tema 2º Realizar um projeto de pesquisa 3º Executar e relatar a pesquisa As etapas necessárias para a realização de uma pesquisa consistem em:

3 Uma identificação inadequada da demanda poderá resultar em uma pesquisa desnecessária ou em um novo produto com baixa adoção pelo consumidor IDENTIFICAR UMA NECESSIDADEDEFINIR UM TEMA Prerrogativas essenciais: a) O Sucesso financeiro de uma pesquisa está relacionado à determinação da necessidade correta; b) A eficácia da pesquisa está relacionada à determinação da solução adequada para suprir a necessidade;

4 c) O insucesso financeiro ocorro quando uma pesquisa é extremamente eficiente, porém não é necessária d) A taxa de adoção da solução obtida em uma pesquisa é diretamente proporcional ao atendimento das necessidades do consumidor; e) A publicidade prematura do objeto de uma pesquisa (possível novo produto ou processo inovador), pode resultar em perda de da patente; f) A divulgação dos resultados de uma pesquisa, em forma de artigo científico, inviabiliza a patente.

5 O que comer? ProblemaNecessidade Estar com fome Onde comer? Outros... Solução Pão ou feijão e arroz ou caviar Ir à cozinha ou ir ao bar próximo à residência ou ir ao restaurante

6 Técnicas de geração de idéia, por Nelson Back: * Brainstorming: Formação e estimulação de um grupo de pessoas a discutir determinado assunto para detectar problemas produzindo idéias e soluções diversas para questões existentes de maneira rápida e direta. * Inversão: Obtenção de um novo ponto de vista sob um problema existente. A técnica consiste em observar um problema de forma diferente, de modo invertido. * Analogia: Baseia-se na observação de fenômenos ou elementos orgânicos e inorgânicos existentes na natureza, para que ocorra uma analogia com estas estruturas e sejam geradas inúmeras possibilidades de resolução de problemas.

7 * Fantasia: Utilização da capacidade intuitiva ao máximo para que o pensamento abstrato do pesquisador produza idéias e práticas inovadoras. * Empatia: Técnica que posiciona o pesquisador do outro lado da questão. Ele deve se colocar no lugar do consumidor identificando quais os problemas quem possam estar presentes nos atuais produtos do mercado que poderiam ser solucionado com um novo produto. * Sinergia: Associação de idéias de forma sistemática e forçada. Envolve, para solução de problemas: tornar o estranho familiar e o familiar estranho. Neste caso, há necessidade de se utilizar emoções, sentimentos e características próprias para discernir problemas.

8 * Caixa-preta: Um dispositivo para gerar uma função de transferência (f), onde: Y = f. X, obtendo-se uma relação entre entrada e saída. Consiste em: a) Resumir os requisitos de saída do sistema, tendo por base as funções que deve desempenhar; b) Resumir os requisitos de entrada, baseando-se no que está disponível ou é aceitável para o sistema como um todo; c) Resumir as restrições intermediárias do sistema como: infra- estrutura meios de produção e custo; d) Resumir os requisitos funcionais do sistema: baixo custo, baixa perda por atrito, alta rigidez, baixo índice de desgaste, segurança, etc; e) Dividir especificações que devem ser atendidas nas operações; f) Construir um sistema de representação em blocos, sintetizando os passos anteriores, para solucionar o problema e obter a idéia.

9 * Matriz morfológica: Elaboração e construção de uma matriz, onde as colunas são especificadas as funções requeridas ou parâmetros e, nas linhas, possíveis solução. Então, cruzam-se as as linhas com as colunas obtendo soluções para cada função requerida.

10 Além das citadas, existem outras: ➔ Utilizar conhecimentos anteriores; ➔ Identificar assuntos interessantes a partir de pesquisas em andamento ou realizadas; ➔ Utilizar artigos científicos e informações tecnológicas para constatar carência; ➔ Conversar com colegas de trabalho ou faculdade e orientadores; ➔ Obter idéias a partir das linhas de pesquisa de cursos de pós- graduação; ➔ Efetuar análises comparativas, entre padrões, normas e parâmetros com possíveis idéias; ➔ Identificar necessidades no contexto local.

11 * Uma forma utilizada também é a descoberta de necessidades pelo pesquisador ao abservador no próprio contexto do trabalho, ambiente de lazer, em rotinas aplicadas a compras de supermercado. Um tema de pesquisa não é a mesma coisa que título Muitas vezes ocorre um bloqueio no pesquisador porque, mesmo antes de saber-se “O que fazer ?”, procura-se determinar o título. Um tema expressa a idéia central da pesquisa, aquilo que irá identificar o objeto de estudo ou intenção do autor. Já o título deve expressar em poucas palavras aquilo que será realizado para resolver-se o problema originado a partir do tema.

12 Em determinados casos, quando não surgem idéias para obter-se um tema para uma pesquisa, se pode efetuar um levantamento inicial para a descoberta das necessidades. Uma análise estatística de um grupo de perguntas que se referem a determinado setor ou atividade da empresa pode indicar uma deficiência ou carência funcional, operacional ou estrutural. Neste caso, o tema de pesquisa poderá ter por princípio corrigir a deficiência, suprir a carência ou gerar uma inovação para aumentar a produtividade tornando a empresa mais competitiva. Exemplo: o que é necessário fazer ? a) Uma otimização b) Uma melhoria c) Uma reciclagem d) Uma inovação


Carregar ppt "TEMA DE PESQUISA Capítulo 9 18/07/2006 COM161(Metodologia Científica)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google