A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV)” Não pretendemos esgotar o tema,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV)” Não pretendemos esgotar o tema,"— Transcrição da apresentação:

1 “Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV)” Não pretendemos esgotar o tema, mas fornecer uma visão geral sobre a TIV em formato ilustrado. Estamos a disposição para responder questionamentos e agradecemos o envio de comentários para o Esperamos que o material aqui disponibilizado seja proveitoso para o aprendizado da TIV assim como para incrementar programas de educação continuada. Todos os direitos são reservados, podendo, contudo, ser livremente revisto, resumido e traduzido, em partes ou no todo, desde que seja citada a fonte e não seja para venda ou fins comerciais. Profa. Dra. Denise Costa Dias Coordenadora do Projeto

2 Apresentação 1) Introdução à Terapia Intravenosa,
2)Tipos de dispositivos intravenosos, 3) Punção venosa, 4)Coleta de sangue para exames laboratoriais, 5) Administração de medicamentos por via intravenosa, 6) Preparo e administração de soro, 7) Dispositivo totalmente implantável e cuidados de enfermagem 8) Infusão de sangue e Hemoderivados.

3 No primeiro módulo introduzimos a terapia intravenosa, mencionamos as principais soluções intravenosas utilizadas e discorremos sobre as complicações da terapia intravenosa. Consideramos importante colocar as complicações já na introdução para que os alunos percebam as possibilidades de iatrogenia relacionadas a esta terapia. No segundo módulo abordamos os materiais utilizados levando em consideração que a escolha dos materiais e equipamentos esta relacionada à finalidade e ao tempo previsto para uso de um vaso sanguíneo, podem influenciar também no tipo de vaso e sua localização, assim como o processo de fixação. No terceiro módulo, sobre punção venosa, iniciamos destacando a importância da lavagem de mãos antes de iniciar o procedimento, descrevemos o procedimento ilustrando passo a passo. E salientamos a importância de desinfecção do garrote para evitar a infecção cruzada, o que não é realizado com freqüência em nossa realidade, mas deveria ser introduzido nas unidades como rotina. No quarto módulo, Coleta de sangue para exames laboratoriais, mencionamos a possibilidade de coleta tanto com seringa e agulha como com sistema à vácuo, e descrevemos e ilustramos o procedimento com o sistema a vácuo passo a passo. No quinto módulo, Administração de medicamentos por via intravenosa, mencionamos os tipos de terapia infusional e ilustramos o procedimento de administração de medicamentos intravenosos em bolus e em infusão lenta, tecemos considerações sobre o tempo de administração e sobre a heparinização de cateteres. No sexto módulo, Preparo e administração de soro, descrevemos o procedimento passo a passo, mostrando como calcular o gotejamento do soro, fatores que podem alterar o fluxo, mencionamos a possibilidade de uso de dispositivos eletrônicos para o controle do fluxo e ilustramos a confecção de escala de soro que é um recurso visual para o controle do fluxo. No sétimo módulo, Dispositivo totalmente implantável (portacath) e cuidados de enfermagem, a implantação deste dispositivo é procedimento médico tipo pequena cirurgia, no entanto sua manipulação é realizada pela equipe de enfermagem através de punção percutânea. Este dispositivo é mais utilizado para quimioterapia, no entanto; em hospitais gerais internam alguns pacientes que utilizam este dispositivo, e daí a importância de orientarmos os alunos sobre os procedimentos relacionados. No oitavo e último módulo, Infusão de sangue e Hemoderivados, apresentamos esquematicamente os produtos hemoderivados e detalhamos os cuidados de enfermagem relacionados aos procedimentos hemoterápicos. Em todos os módulos procuramos utilizar linguagem simplificada e ilustrar o máximo possível.

4 Agradecimentos Às colegas Lili Marlene Hoffstatter, Lorena Moraes Goeten Gemelli, Ariana Rodrigues Silva Carvalho e Anair Lazzari Nicola que foram colaboradoras no projeto de pesquisa intitulado “Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa” e colaboraram na coleta de dados e avaliação do material que culminou nas apresentações aqui publicadas. À Aline de Oliveira Brotto, bolsista de iniciação científica que participou de projeto de pesquisa coletando dados para compor um banco de dados sobre terapia intravenosa. Aos pacientes e alunos de graduação em enfermagem que colaboraram para realização das fotografias.


Carregar ppt "“Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV)” Não pretendemos esgotar o tema,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google