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● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.

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2 ● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações do trabalho em instituições de ensino ► Nível de informação sobre saúde bucal ► Falta de acesso à informação

3 BAIRRO SANTA TEREZINHA ● 2050 famílias, 7500 pessoas ● EqSF (11 ACS), EqSB, pediatra ● Programa Saúde Bucal para Gaspar

4 DESENVOLVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRIGIDAS ÀS FAMÍLIAS, VISANDO PROMOVER A SAÚDE BUCAL NA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 10 ANOS. ● Ampliar o acesso à informação e a cobertura das ações preventivas. ● Orientar as famílias sobre as medidas de prevenção. ● Sensibilizar e motivar quanto aos cuidados com a saúde bucal. ● Acompanhar as famílias com crianças de 0-10 anos.

5 CAPACITAÇÃO TEÓRICA ▪ Encontros com metodologias participativas ▪ Material de apoio CAPACITAÇÃO PRÁTICA ▪ Participação dos ACS em atividades coletivas ▪ Atividades em consultório ▪ Reconhecimento das dentições, técnicas de higiene oral.

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10 VISITA PROGRAMÁTICA ▪ Educação em saúde bucal ▪ “Roteiro de conversa”, fotografias ▪ Material informativo ▪ Registro das visitas para monitoramento (*meta) VISITA DE ACOMPANHAMENTO ▪ Finalidades pontuais, de acordo com a necessidade identificada pela equipe.

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14 META DE COBERTURA DA VISITA PROGRAMÁTICA ▪ 100% das famílias com crianças de 0-10 anos (810) até agosto de 2010

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16 ▪ Contexto de trabalho dos ACS ▪ População e perfil epidemiológico  dificuldade de acesso ao tratamento curativo ▪ Transferência de responsabilidades ▪ “Naturalização das patologias” ▪ Desmotivação dos profissionais

17 ▪ Fatores que geram desestímulo ou que impulsionam as transformações no processo de trabalho?

18 “Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho”. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

19 ► Discussão de situações, dúvidas e dificuldades ► Motivação ► Capacitação técnica de acordo com as necessidades ► Monitoramento ► Avaliação das visitas ► Apresentação ► Domínio do conteúdo ► Clareza das explicações ► Empatia

20 CONSULTA PROGRAMÁTICA DE ORIENTAÇÃO ► Captação durante as visitas domiciliares ► Integração com o Programa “O Pediatra na ESF”. PROGRAMA PARA OS ESCOLARES ► Reforço de informações ► Dificuldade de envolver a família nas ações

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22 ▪ Até outubro, 195 visitas programáticas (24%) ▪ Saúde bucal como campo de atuação da EqSF ▪ Aumento da procura pela consulta odontológica mesmo sem necessidades evidentes ▪ Maior nível de conhecimento e melhora nos cuidados com a saúde bucal ▪ Programa favorece vínculo e longitudinalidade ▪ Valorização da saúde bucal

23 ▪ Princípios e características do trabalho na AtBás e ESF. ▪ Importância da educação permanente ▪ Ampliação do acesso à informação ▪ As principais dificuldades estão relacionadas ao número de famílias na área de abrangência e perfil epidemiológico ▪ Valorização gradual da saúde bucal  sensibilização das famílias deve ser um esforço permanente ▪ Perspectivas de ampliação do programa

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