A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)"— Transcrição da apresentação:

1 Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)

2 A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância permite avaliar de maneira sistemática os principais fatores que afetam a saúde dos menores de Cinco anos de idade. Promove a identificação de sinais e sintomas de forma precoce, favorecendo, ainda, a integração de ações curativas com medidas de prevenção e promoção da saúde.

3 "A estratégia introduz o conceito de integralidade, surgindo como alternativa para aplicar os programas de controle específicos já existentes (IRA, Diarréia, Crescimento e Desenvolvimento, Imunização, etc.), englobando os principais problemas de saúde que afetam as crianças menores de cinco anos de idade, afecções geralmente preveníveis ou facilmente tratáveis, mediante a aplicação de tecnologias apropriadas e de baixo custo.

4 O enfoque desta estratégia é tratar a criança como um todo em vez de se dirigir somente para uma parte do problema. AIDPI permite avaliar de maneira sistemática os principais problemas e doenças que afetam a saúde das crianças, para detectar e tratar qualquer sinal geral de perigo ou doença específica.

5 A estratégia AIDPI contém também ações de prevenção e de educação dos pais sobre o cuidado das crianças a nível domiciliar, contribuindo assim para evitar o adoecimento, bem como para melhorar suas condições gerais de saúde.

6 A mesma enfatiza a visão integrada da criança, ao invés de enfocar apenas uma doença ou uma condição individual. Além disso, procura enfatizar os diversos setores envolvidos na saúde da criança, como, por exemplo, a capacitação dos profissionais de saúde, a organização dos serviços e a educação da família e a comunidade no que tange à sua saúde.

7 Está sendo implantada no contexto do Programa de Saúde da Família - PSF. Essa estratégia, juntamente com o Programa do Agente Comunitário de Saúde - PACS, constitui o novo paradigma para implementação das políticas públicas do MS, com ênfase especial na atenção básica de saúde.

8 Os municípios que fazem a adesão a esse programa na atenção primária, definem as suas áreas prioritárias onde as equipes do PSF-EPSF devem ser implantadas. Essas são baseadas nas unidades públicas de atenção primária, chamadas Unidades do Programa de Saúde da Família - UPSF. Uma unidade pode sediar uma ou mais EPSF, dependendo do tamanho da população atendida.


Carregar ppt "Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google