A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE

2 O CONHECIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES
Invenções e descobertas produzidas pela civilização humana  A capacidade de produzir conhecimento é inerente à natureza humana. A realidade não se limita aos sentidos. Existe uma tendência do humano encarar as percepções como pura realidade  Isso reduz a capacidade de reflexão crítica. O conhecimento é um processo, e não uma progressiva continuidade linear. Ele é dinâmico.

3 Teoria do Epistemologia Conhecimento
Surgem a FILOSOFIA e CIÊNCIA Teoria do Epistemologia Conhecimento Estuda os mecanismos Estudo da própria da atividade cognitiva ciência

4 Conhecimento é a ponte que liga o sujeito (cognoscente) do objeto (cognoscível). Todos somos sujeitos do conhecimento. CONHECIMENTO Objetivismo Subjetivismo Objetivismo: todo conhecimento deve ter como condição a verificação empírica de seus resultados. Subjetivismo: conhecimento – razão

5 Cuidado com a verdade absoluta, com o dogmatismo!!!
Conhecimento – Verdade As verdades, além de não serem absolutas, também podem ser transitórias e até consensualmente aceitas. Cuidado com a verdade absoluta, com o dogmatismo!!! Dogma é algo que se aceita como verdade sem se questionar (o mundo existe tal como o percebo. Ser crítico é, simplesmente, adotar uma atitude reflexiva diante do mundo (indagar, questionar).

6 Uma provocação: o mito da caverna (Alegoria de Platão)
Para Platão, o processo de conhecimento está representado pela passagem das sombras e imagens turvas ao luminoso universo das ideias.

7 TIPOS DE CONHECIMENTOS:
Conhecimento Mítico; Conhecimento Religioso / Teológico; Conhecimento Filosófico; Conhecimento do Senso comum / Empírico; Conhecimento Científico.

8 CONHECIMENTO MÍTICO Mito = alegoria = fábula.
Mitologia Grega (Deuses do Olimpo). Mitologia Romana (Júpiter). No Brasil, a Mitologia Indígena procura explicar o mundo a partir do contato do homem com a natureza.; Apesar do conhecimento mítico não ter, a priori, relação com a realidade histórica, pode servir para contar fatos históricos em forma de fábula com sentido de verdade. Modo fantasioso de buscar explicações para fatos desconhecidos. É uma verdade INSTITUÍDA.

9 CONHECIMENTO RELIGIOSO
Trabalha no plano da fé. Pressupõe existência de forças além da capacidade de explicação do homem; Instâncias divinas. A religião se expressa por meio de doutrinas; Conjunto de verdades preexistentes inquestionáveis (religião – dogmatismo); Pode funcionar como um conforto (situações inexplicáveis – morte), mas também como um rígido sistema de padrões morais.

10 CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Vocábulo Filosofia (grega) = amor à sabedoria; É definido como uma forma de pensar. Uma postura de reflexão diante do mundo. Ato de refletir criticamente sobre alguma coisa; Ultrapassa a experiência, caminhando no mundo das ideias; Pode ser aplicada a qualquer área de conhecimento. Também pode dar suporte para elaborar outras teorias (Epistemologia); O caminho filosófico não tem compromisso com a verdade, mas com AS VERDADES possíveis; Essência da Filosofia = procurar o saber ≠ ter posse do saber.

11 CONHECIMENTO DO SENSO COMUM / EMPÍRICO
Resulta de experiências do homem ao se defrontar com os problemas decorrentes de sua existência; Informações repassadas pelas gerações anteriores. Conjunto de noções gerais que se tem do mundo; Informações que nem sempre são sistematizadas; Trata-se de um conhecimento destituído de teor crítico; não há reflexões nem questionamentos sobre os fatos.

12 PERIGO DE NOVO!!! CUIDADO COM O DOGMATISMO!!!
CONHECIMENTO DO SENSO COMUM / EMPÍRICO Muitas vezes, o conhecimento passado de geração para geração acaba se transformando em crença absoluta, inquestionável e preconceituosa; PERIGO DE NOVO!!! CUIDADO COM O DOGMATISMO!!! O fato de ser senso comum não significa dizer que há ausência total de explicação científica; A Ciência (enquanto conhecimento articulado e sistematizado) pode confirmar ou refutar as bases do senso comum.

13 Senso Comum e Senso Crítico: o sujeito dotado de habilidade crítica desconfia das opiniões geralmente aceitas; Ser crítico é o resultado do trabalho progressivo do amadurecimento intelectual do indivíduo (questionamento, pensamento lógico, perspicácia,...).

14 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Vai além do senso comum; A noção de Ciência é posterior à de Filosofia, estando ligada a ela; O conhecimento científico propriamente dito é uma conquista tardia da humanidade (séc. XVI e XVII com a revolução científica). Antigamente a Ciência se caracterizava como absolutamente certa e tinha um conhecimento generalizado sobre tudo;

15 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A Ciência passou a ser mais rígida e sistematizada. Perdeu seu caráter de generalidade e especializou-se cada vez mais; Hoje é concebida como uma forma de conhecimento científico que está em permanente PROCESSO DE CONSTRUÇÃO; Tem caráter dinâmico. Procura renovar e avaliar constantemente suas definições;

16 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento empírico (Senso comum) não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é o MODO ou o MÉTODO e os INSTRUMENTOS do “conhecer”; Conhecimento empírico (popular) é a base para se chegar ao conhecimento científico, embora de nível inferior, não deve ser menosprezado.

17 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento empírico (popular) é base fundamental do conhecer; já existia muito antes do surgimento da ciência; A CIÊNCIA não é o único caminho para a verdade; É exata por tempo determinado, até que passe por transformações (suscetível a retificação e questionamentos).


Carregar ppt "CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google