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Profª. Ms. Adriana Mograbi

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Apresentação em tema: "Profª. Ms. Adriana Mograbi"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Ms. Adriana Mograbi
METODOLOGIA DA PESQUISA Profª. Ms. Adriana Mograbi Profª Adriana Mograbi

2 PESQUISA homem investigação mundo ATIVIDADE forma de intervenção
DE PESQUISA forma de intervenção observa PROBLEMÁTICA pesquisador reflete conflito entre resultados de observações ou experimentos A pesquisa investiga o mundo em que o homem vive e o próprio homem. Para esta atividade, o investigador recorre à observação e à reflexão que faz sobre os problemas que enfrenta, e à experiência passada e atual dos homens na solução destes problemas,a fim de munir-se dos instrumentos mais adequados à sua ação e intervir no seu mundo para construí-lo adequado à sua vida. Em relação ao conhecimento científico, os problemas podem surgir do conflito entre resultados de observações ou experimentos e as previsões de teorias, lacunas nas teorias ou, ainda, de incompatibilidade entre 2 teorias. surge previsões de teorias, lacunas nas teorias incompatibilidade entre 2 teorias Profª Adriana Mograbi

3 PROJETO DE PESQUISA Antecipação de algo que se deseja realizar. futuro
esclarecer mapear pesquisador comunicar caminho a ser seguido durante a investigação rumos da pesquisa os propósitos da pesquisa Vários elementos que irão compor a investigação comunidade científica Profª Adriana Mograbi

4 MÉTODO CIENTÍFICO: visão idealizada
questões PROBLEMA HIPÓTESES observações metodologia REFUTAÇÃO/ CONFIRMAÇÃO EXPERIMENTO análise Profª Adriana Mograbi

5 ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
tema problema questões/hipótese base teórica e conceitual Questione-se sobre: O que pesquisar ? = definição do objeto de pesquisa Por que pesquisar ? = justificativa da escolha Para que pesquisar ? = objetivos do estudo Como pesquisar ? = metodologia adotada Quando pesquisar ? = cronograma de execução Com que recursos ? = orçamento/indicação dos instrumentos Pesquisado por quem ? = pesquisador ou equipe de trabalho Profª Adriana Mograbi

6 Deve obedecer critérios:
DEFINIÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA - O que me interessa? - O que me instiga? área de interesse a ser investigada: TEMA preparação Consulta à literatura informa sobre a natureza da pesquisa. TÍTULO reflete a pesquisa como um todo. É importante que a escolha do tema seja orientada pelo interesse do aluno e não por imposição ou falta de opção. relevância viabilidade originalidade Deve obedecer critérios: Profª Adriana Mograbi

7 área de interesse a ser investigada
Especificação do tema área de interesse a ser investigada PROBLEMA claro e preciso formulado sob a forma de uma pergunta deve ser Indagações práticas para a escolha de um problema: o problema é relevante ? ainda que seja “interessante” é adequado para mim ? possuo possibilidades reais de executar tal estudo ? terei tempo suficiente para investigar tal questão ? trata-se de um problema original ? Profª Adriana Mograbi

8 DEFINIÇÃO DA BASE TEÓRICA E CONCEITUAL
É imprescindível a definição clara dos pressupostos teóricos, das categorias e conceitos a serem utilizados. levantamento bibliográfico ampliação do conhecimento sobre o tema; determinação dos objetivos; construção da hipótese/questões de estudo; identificação de lacunas e de áreas pouco exploradas. possibilita oferece elementos para fundamentar a justificativa da escolha do tema. Profª Adriana Mograbi

9 DEFINIÇÃO DA HIPÓTESE/QUESTÕES DE ESTUDO
Resposta prévia da questão formulada. confirmada rejeitada pode ser pode ser substituída formulação de questões de estudo. “Uma pesquisa pode articular uma ou mais hipóteses As hipóteses são elaboradas a partir de fontes diversas, tais como: a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuição” (GIL, 1987). Profª Adriana Mograbi

10 JUSTIFICATIVA A justificativa de um projeto de pesquisa é de extrema importância, porque mostra de que forma os resultados obtidos poderão contribuir para a solução ou melhor compreensão do problema formulado. Fatores Sociais Fatores Políticos Aplicabilidade Fatores considerados: Justifique técnica, científica e socialmente sua proposta, indicando que a pesquisa é significativa, importante ou relevante. Profª Adriana Mograbi

11 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
Busca-se responder ao que é pretendido com a investigação. OBJETIVOS problema referencial teórico justificativa relacionado Verbos no infinitivo Objetivo Geral O que se pretende alcançar ao término da pesquisa. Objetivos Específicos Etapas que devem ser cumpridas para se atingir o objetivo geral. Profª Adriana Mograbi

12 Verbos sugeridos para a definição de objetivos
Agrupar Analisar Aplicar Arquivar Articular Assinalar Avaliar Calcular Categorizar Classificar Comparar Compor Compreender Conceituar Confeccionar Confrontar Considerar Construir Contrastar Coordenar Criar Criticar Debater Definir Demonstrar Descrever Desenhar Determinar Diagnosticar Diferenciar Dirigir Discutir Distinguir Efetuar Entender Enumerar Equilibrar Esboçar Escolher Esquematizar Estabelecer Estimar Examinar Experimentar Expressar Formular Fornecer Grifar Identificar Ilustrar Indicar Inserir Interpretar Inventariar Julgar Listar Profª Adriana Mograbi

13 Verbos sugeridos para a definição de objetivos
Localizar Marcar Medir Montar Nomear Organizar Pesquisar Planejar Produzir Propor Ratificar Realizar Reconhecer Reconsiderar Recuperar Redimensionar Reduzir Refazer Refletir Reformular Registrar Relacionar Relatar Resgatar Resumir Retificar Retirar Riscar Selecionar Sentir Situar Sublimar Taxar Traduzir Transcrever Urbanizar Utilizar Validar Valorizar Fonte: OLIVEIRA, M.M. de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 2 ed. Rio de Janeiro:Impetus, 2003, p. 153. Profª Adriana Mograbi

14 Pesquisa bibliográfica
METODOLOGIA: TIPOS DE PESQUISAS Quanto aos objetivos: tanto pode ser um trabalho independente como constituir-se no passo inicial de outra pesquisa elaborada a partir de material já publicado (livros, artigos de periódicos, etc.) Pesquisa bibliográfica procura observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos ou fenômenos (variáveis), sem que o pesquisador interfira neles ou os manipule Pesquisa descritiva  A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática) Profª Adriana Mograbi

15 Pesquisa exploratória Pesquisa experimental
proporciona maior familiaridade com o problema Pesquisa exploratória geralmente a pesquisa exploratória envolve: - levantamento bibliográfico; - entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; - análise de exemplos que estimulem a compreensão do fato estudado. além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, identifica fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos Pesquisa explicativa manipula diretamente as variáveis relacionadas com os objetos de estudo, proporcionando o estudo da relação entre causas e efeitos de um determinado fenômeno Pesquisa experimental Profª Adriana Mograbi

16 Pesquisa quantitativa
Quanto à forma de abordagem traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas Pesquisa quantitativa utilizam técnicas estatísticas descritiva as informações obtidas não podem ser quantificáveis Pesquisa qualitativa os dados obtidos são analisados indutivamente a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa Profª Adriana Mograbi

17 Exemplo 1: Mônica Silvestri Maciel (1997)
TEMA: Construtivismo na alfabetização TÍTULO: O “novo” em alfabetização: o construtivismo no discurso e na prática docente”. PROBLEMA: distanciamento que vem ocorrendo entre o discurso inovador e a prática conservadora dos professores. REVISÃO DE LITERATURA: - Alfabetização: concepções e métodos - As novas abordagens pedagógicas - A problemática da alfabetização no contexto educacional brasileiro OBJETIVO: compreender como as novas teorias de alfabetização repercutem no discurso e na prática docente. QUESTÕES: Que espaço as novas abordagens no campo da alfabetização têm ocupado na prática docente? Que “novo” é trazido pelas perspectivas construtivista e sócio-histórica no processo de alfabetização? Como as professoras lidam com esse “novo”? Profª Adriana Mograbi

18 Exemplo 2: Adriana Mograbi (2003)
TEMA: Informática na Educação TÍTULO: “Crenças dos estudantes de Pedagogia sobre o uso da Informática na Educação”. PROBLEMA: Até que ponto os cursos de formação de professores – Pedagogia – estão preparando seus futuros profissionais para a utilização da informática educativa como instrumento auxiliar da transformação da prática pedagógica? REVISÃO DE LITERATURA: - estudo das crenças na perspectiva da Psicologia Social; utilização da Informática no processo educativo; a formação docente para o uso da Informática como recurso didático. OBJETIVO GERAL: investigar a forma como a informática educativa vem sendo abordada nos cursos de Pedagogia, a partir da visão do estudante. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: investigar, junto ao estudante de Pedagogia, de que forma o ensino da Informática na Educação está sendo realizado durante seu curso de graduação; investigar a percepção dos estudantes quanto à possibilidade de utilizar o computador como ferramenta pedagógica auxiliar em sua futura atividade docente tendo em vista a criação de novos conhecimentos e elaboração de novas propostas didáticas; apontar as dificuldades que os estudantes apresentam em articular o uso do computador à sua prática. Profª Adriana Mograbi


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