A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO

2 O Sistema será composto pelos seguintes módulos: a)Perfil dos municípios – a partir de dados do IBGE, PNUD, PNAD, MEC, IPEA, DATASUS, Atlas da Exclusão e; FIDEM/CONDEPE; SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO Acompanhar o desenvolvimento das ações da Assistência Social; Definir indicadores para subsidiar a gestão.

3 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO PERFIL MUNICIPAL Ano Base: 2000 MUNICÍPIO: 1. DADOS DEMOGRÁFICOS EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: IDH 1991IDH 2000EVOLUÇÃO (%) POPULAÇÃO TOTAL: POPULAÇÃO POR LOCALIDADE (EM%) POPULAÇÃO POR SEXO (EM%) POPULAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA E SEXO (EM%) POPULAÇÃO TOTAL PORTADORA DE DEFICIÊNCIA: % PORTADORES DE DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO À POPULAÇÃO TOTAL 2. PERFIL ECONÔMICO ESTIMATIVA DE FAMÍLIAS POBRES; ESTIMATIVA DE PESSOAS POBRES; TOTAL DE FAMÍLIAS; DISTRIBUIÇÃO DE FAMÍLIAS POR CLASSES DE SALÁRIO MÍNIMO; DISTRIBUIÇÃO DOS RESPONSÁVEIS POR CLASSES DE SALÁRIO MÍNIMO; ÍNDICE DE DESIGUALDADE; ÍNDICE DE POBREZA

4 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 3. CARACTERIZAÇÃO DOS DOMICÍLIOS DISTRIBUIÇÃO DE DOMICÍLIOS POR LOCALIDADE (EM%) DISTRIBUIÇÃO DE DOMICÍLIOS POR FORMA DE OCUPAÇÃO (EM%) DISTRIBUIÇÃO DE DOMICÍLIOS SEGUNDO A FORMA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA (EM%) DISTRIBUIÇÃO DE DOMICÍLIOS SEGUNDO A EXISTÊNCIA DE BANHEIRO OU SANITÁRIO (EM%) DISTRIBUIÇÃO DE DOMICÍLIOS SEGUNDO DESTINO DO LIXO (EM%) 4. DADOS ESCOLARES DISTORÇÃO IDADE SÉRIE (EM%) POPULAÇÃO NÃO ALFABETIZADA POR FAIXA ETÁRIA 5. CARACTERIZAÇÃO DOS CHEFES DE FAMÍLIAS TOTAL DOS CHEFES DE FAMÍLIA; CHEFE DO SEXO MASCULINO (EM%); CHEFE DO SEXO FEMININO (EM%); DISTRIBUIÇÃO DOS CHEFES DE FAMÍLIA POR SEXO E FAIXA ETÁRIA (EM%); DISTRIBUIÇÃO POR ANOS POR ANOS DE ESTUDO DO RESPONSÁVEL POR FAIXA ETÁRIA (EM%);

5 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO b)Cadastro das ações da Política da Assistência Social – ações existentes nos municípios e suas respectivas metas físicas e financeiras; c) Cadastro dos beneficiários das ações da Política da Assistência Social - a partir dos bancos de dados do BPC, CADÚNICO e PETI; d) Cadastro dos Conselhos Municipais.

6 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO e) Identificação da Rede Socioassistencial Mapeamento das entidades públicas e privadas que executam ações da Assistência Social nos municípios; Regiões de desenvolvimento: Sertão do Araripe, Sertão do Moxotó, Agreste Meridional e Mata Norte. Total: 62 Municípios Organizar o Sistema de Atendimento no município e/ou região a partir da complexidade da Proteção Social e da capacidade de execução das entidades; Estabelecer critérios visando um padrão de qualidade no atendimento à população.

7 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO Trabalho de Campo: Pesquisadoras do REVLOAS; Instrumentais - a) Instituição Pública b) Entidade Privada; Principais blocos de perguntas: a)Dados de identificação da instituição/entidade; b) Estrutura organizacional; c)Aspectos financeiros; d)Certificações, títulos, registros e inscrições; e)Finalidade e âmbito de atuação; f)Caracterização do público atendido; g)Ações desenvolvidas, atividades e planejamento; h) Capacidade de atendimento; i)Recursos humanos; j) Relação de parceria; l) Participação em instâncias de controle social; m) Conhecimento dos equipamentos sociais na área de atuação e da legislação.

8 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO Principais Eixos  Assessorar os gestores e executores municipais na identificação da população contemplada com as ações da Assistência Social;  Assessorar os gestores e executores municipais na identificação da população potencial usuária e não contemplada com as ações da Assistência Social;  Monitorar as ações da Assistência Social visando a sua otimização no âmbito dos municípios de modo a garantir o acesso e a qualidade no atendimento à população usuária. QUEM? QUANTOS? ONDE ESTÃO LOCALIZADOS? PADRÃO DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS f) Monitoramento e Avaliação Descentralizados das Ações da Política de Assistência Social em Pernambuco

9 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGIA: 7 equipes técnicas para assessorar os municípios na execução das ações da Política de Assistência Social; As equipes estão lotadas nos municípios pólo de cada região: a) Petrolina (Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe); b)Salgueiro (Sertão Central e Sertão de Itaparica); c) Arcoverde (Sertão do Pajeú); d) Caruaru (Agreste Central); e) Limoeiro (Agreste Setentrional e Mata Norte); f) Garanhuns (Agreste Meridional e Sertão do Moxotó); g) Recife (Região Metropolitana e Mata Sul).

10 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania PERFIL DOS MUNICÍPIOS CADASTRO DAS AÇÕES PAS CADASTRO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO REDE SOCIOASSISTENCIAL CADASTRO DOS BENEFICIÁRIOS INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E GESTÃO DIAGRAMA LÓGICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO

11 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO Desafios: Assegurar no repasse dos recursos financeiros um percentual para as ações de Monitoramento, Avaliação, bem como, implantar ou alimentar o Sistema de Informação; Assegurar interlocução permanente entre o MDS e os Estados para discutir e compatibilizar o Sistema de Informação e Gestão; Viabilizar recursos financeiros para aquisição de equipamento de informática para que os municípios possam acessar/alimentar o Sistema de Informação; Tornar os municípios capazes de gerir o Sistema de Informação, disponibilizado pelo Estado;

12 Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO Desafios: Capacitar gestores municipais para realizar o monitoramento sistemático e avaliação das ações da Assistência Social – produzir informações.


Carregar ppt "Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google