A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão."— Transcrição da apresentação:

1 Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão

2 Presença do Espírito Se a bibliografia de Jesus são os evangelhos, a do Espírito Santo é toda a Bíblia, desde o Espírito Santo que se move sobre as águas no começo do Gênesis até o Espírito e a Esposa que convidam o Esposo para a última vinda na conclusão do Apocalipse. O Espírito Santo inspirou as Escrituras, e seu sopro está em cada palavra. Em todos os momentos culminantes da história do homem é pronunciada a palavra-chave. ‘O Espírito de Deus pairava sobre as águas’, “envia teu Espírito e surgirá a criação”, “O Espírito do Senhor fez o firmamento”, “o Espírito do Senhor encheu a terra inteira”. A criação é obra de poder, de amor e de arte. E a arte é coisa do Espírito. Toda esta vasta existência foi planejado pelo Espírito.

3 Missão – Missio Dei Missão sempre é de Deus. Somos colaboradores na sua missão. Deus se revela: cosmicamente (outras culturas), biblicamente (povo escolhido), crísticamente (cristãos), eclesialmente (católicos). Alianças missionárias em Bíblia: Noé – aliança cósmica, Abraão – aliança universal, Moisés – aliança com o povo escolhido, Davi – aliança com os judeus, os profetas – anunciar e denunciar. Cada vez mais a missão vai se tornando mais específica.

4 Compreensão do envio missionário Explicação tradicional Sair de si para o outro Sair de um lugar para o outro Sair de uma cultura para outra Por quê precisamos sair? Apelo da Igreja – Ide ao mundo e evangelizai. Contexto da globalização – busca de melhores empregos. Migrações – busca da sobrevivência.

5 Olhar bíblico: mística e missão Gen 1, 31-2,3) Era muito bom. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o sexto dia. Atitude de apreciação: mística Apreciação - o foco é o ser é reconhecer o bem e alegrar com ele. E um descanso na beleza do amado/a, acolher o amado. E estar contente. Jo 3, 16-17) Deus amou de tal forma o mundo, que entregou seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Atitude de preocupação: missão. Preocupação - o foco não é o ser é, mas o ser que poderia ser mas ainda não o é.

6 Compreensão da missão O Enviante: Missio Dei O Enviado: Eu/você/congregações: os colaboradores O objetivo: Carisma O destinatário/interlocutor/companheiro: contextos, culturas, realidades etc.

7 Focos fundantes da missão: A.T. 1. Raízes da missão em contextos geográficos - Figura de Abraão 2. Raízes da missão em contextos espirituais - Experiência no Egito e no monte Sinai - Experiência fundante: VER – OUVIR – DESCER 3. Raízes da missão em contextos históricos - Davi e Salomão e experiências históricas. Organização da experiência ao longo dos anos: ARCA DE ALIANÇA – mais tarde – TEMPLO. Missão é CONVITE

8 Focos fundantes da missão: N.T. Experiência do Pentecostes. Experiência de Paulo e Pedro. Experiência do São Tomé e outros discípulos. Experiência da perseguição. Experiência das primeiras comunidades. Formação da Igreja e organização de “saída”. Missão é ENVIO.

9 Focos fundantes da missão: histórico Tempos iniciais: a missão era testemunho e proclamação. Padres do deserto: Igreja mais mística e no processo de construção da espiritualidade. Conversão do Constantino: Igreja e poder. São Francisco de Assis: Prega sempre, se for necessário use as palavras. TRENTO: Papa Paulo III, para assegurar a unidade da fé e disciplina eclesiástica. Reforma protestante, Contra Reforma e Jesuítas.

10 Congregações missionárias Inúmeras congregações nasceram com o foco de missão ad gentes. Os missionários espalhados no mundo, todavia a inspiração seria Bíblica e também a do Concílios. Não haviam os documentos específicos da Igreja como fazer a missão. O foco era a conversão.

11 Fator geográfico: leitura chave Terra se encontra com cinco regiões distintas com seus modos de viver específicos. Deserto Floresta Terra Fértil Montanha Litorânea Domínio de duas regiões ao longo dos séculos que deu origem a mudança do percurso histórico.

12 Ver e ouvir o Divino As teologias oriundas da terra fértil se expressam mais pela imagem. No ‘ver’ (ver a divindade e ser visto por ela) consiste todo o conteúdo religioso. VISÃO é mais importante. A cosmovisão do deserto, por sua vez, firmou-se mais na palavra e na poesia, pois o deserto não oferece variedade de imagens, por isso toda a esperança de vida é investida no céu, seja ele azul ou estrelado. O ser divino é considerado como Palavra, transcendente e distante, portanto o desenvolvimento da espiritualidade dessas tradições religiosas parte do ato do OUVIR.


Carregar ppt "Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google