A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________."— Transcrição da apresentação:

1 NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________

2

3 PERÍODO Estudo do Meio 3.º À DESCOBERTA DE SI MESMO I Nasci na freguesia de __________________, do concelho _________________ e do distrito _____________, por isso a minha nacionalidade é _____________. 1 – Completa : 2 – Completa com o nome dos órgãos. rins coração bexiga pulmões Órgãos

4 3 – Relaciona correctamente : Está muito calor Ai, que frio, Estou há muito tempo sem comer, Magoei-me : Estou no quentinho da minha cama, estou a tremer. estou confortável. e transpiro muito. ai, que dor ! até tenho fome. 4 – Completa com puro ou poluído e responde. O menino vive junto de grandes fábricas. O ar que respira é _______________. A menina vive perto de florestas e lindos jardins. O ar que respira é _________ Qual das duas crianças tem mais possibilidades de ser saudável ? Porquê ? 5 – Escreve V (verdadeiro) ou F (falso), nas frases que se seguem : Devemos tomar medicamentos sem serem receitados pelo médico. O fumo só faz mal a quem fuma. Quem conduz não deve beber bebidas alcoólicas. O tabaco contém substâncias venenosas que provocam doenças. Só devemos tomar medicamentos receitados pelo médico. As bebidas alcoólicas são benéficas à saúde. O fumo é prejudicial para o fumador e para quem está ao seu lado.

5 À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES II 1 – Observa atentamente a árvore genealógica da Rita e do Tiago. Completa o texto com os nomes que faltam. A Rita e o Tiago são irmãos. No domingo foram com os pais, o senhor _________ e a senhora _______________, visitar os avós paternos. Esses avós chamam-se _____________ e _____________. Na casa desses avós estava o tio ______________, irmão do seu pai. No regresso a casa visitaram também os avós maternos, o senhor ____________ e a senhora _____________. Lá comeram um delicioso pudim que o tio ________________, irmão da sua mãe trouxera. 2 – Assinala com um o património que existe na tua localidade. solares igrejas moinhos alfaias pelourinhos monumentos antigos castelospontesestátuas

6 3 – Como se chama a festa (feriado municipal) da tua terra ? 3.1 – Em que data se realiza ? 3.2 – Como se comemora ? 4 – Pinta a bandeira que representa a região autónoma dos Açores. 5 – Preenche as etiquetas com as palavras destacadas no rectângulos. África Itália China Zonas Geladas

7 À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL III 1 – Indica o nome de árvores de : folha persistente – folha caduca – 2 – Completa com nomes de : plantas comestíveis – plantas não comestíveis – 3 – Indica processos de germinação das plantas. 4 – Completa. Sou um animal mamífero. Tenho o corpo coberto de ___________________, respiro por ______________ e em bebé alimento- -me de _______________. Sou um ______________. Tenho o corpo coberto de ___________________, respiro através das guelras. Estou adaptado a viver dentro de _______________. 5 – Quais as rochas que se utilizam para : o fabrico de telhas, louças e porcelana _______________________________ a construção e a escultura _________________________________________ fazer quadros para as escolas ______________________________________ a construção e pavimentação _______________________________________

8 6 – A figura representa uma paisagem natural. Legenda-a com as palavras da coluna. mar rio montanha planície 7 – Assinala as afirmações verdadeiras. uma estrela um planeta um satélite O Sol é :A Terra é : 8 – Completa com os nomes dos pontos cardeais. Norte

9 À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS IV 1 – Dá exemplos de aves migratórias. 1.1 – Porque migram essas aves ? 2 – Completa, com nomes de produtos alimentares que se podem conservar, através dos processos que se seguem : congeladosenlatadosfumadossalgados 3 – Completa de acordo com o rótulo. Nome do Produto : ________________________ Composição : ____________________________ ________________________________________ Prazo de validade : ________________________ Conservação : ____________________________ 4 – Faz a ligação correcta : transporte marítimotransporte terrestretransporte aéreo 5 – Comunicar é uma necessidade na vida do Homem. Para isso tem construído máquinas de comunicação cada vez mais perfeitas. 5.1 – Escreve algumas formas de comunicação à distância utilizadas actualmente pelo Homem.

10 À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS V 1 – A luz é importante. Sem ela não poderíamos ver tudo o que nos rodeia. 1.1 – Como se chamam os corpos que emitem luz ? Dá alguns exemplos. 2 – Escreve o nome de um corpo : opacotransparente 3 – Escreve o nome da propriedade de cada um dos materiais. molaíman 4 – Qual a vantagem da utilização de alavancas ? 5 – Escreve alguns cuidados que se deve ter na utilização de cada um dos seguintes objectos. serra - ________________________________________________________ tesoura - ______________________________________________________ secador - ______________________________________________________

11 À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE VI 1 – O que é a agricultura ? 2 – Relaciona as matérias-primas com os produtos a que dão origem. uva azeitona trigo marmelo pêssego azeite marmelada conserva de fruta vinho farinha 3 – Liga correctamente. Galináceas Gado suíno Gado caprino Gado bovino Gado ovino Gado cavalar Criação de ovelhas Criação de cavalos Criação de aves Criação de bois e vacas Criação de cabras Criação de porcos 4 – Qual é a importância da floresta ? 5 – Relaciona correctamente : Todas as árvores nos fornecem O pinheiro fornece-nos O sobreiro fornece-nos a cortiça a resina a madeira

12 6 – Indica duas espécies de peixe capturados em Portugal. no marno rio 6.1 – Além da pesca, existem outras actividades que estão ligadas aos meios aquáticos. Indica uma. ___________________________________________ 7 – Liga de acordo com o local de onde se extrai. volfrâmio granito estanho areias mármore basalto ouro pedreiras areeiros minas 8 – Completa o quadro. Matéria-PrimaIndústria corticeira Produtos Fabricados lacticínios metalúrgica pasta de papel têxtil 9 – Quais os materiais que são usados na construção de edifícios. 10 – Os edifícios têm múltiplas funções. De acordo com esta afirmação, liga correctamente. Função de habitação Função de ensino Função de comércio onde se vendem as mercadorias. onde moram as pessoas. onde, essencialmente, se aprende.

13 PERÍODO Língua Portuguesa 3.º Lê o texto com atenção. Gianni Rodari Alice e o mar Uma vez, Alice Trambolhona foi ao mar e tanto gostou que já não queria sair mais da água. – Alice, sai da água – gritava-lhe a mãe. – Sim, já lá vou – respondia Alice. Mas o que ela estava era a pensar : – Vou ficar dentro de água até me crescerem barbatanas e me transformar num peixe. À noite, antes de ir para a cama, mirava-se no espelho para ver se já lhe haviam crescido barbatanas nas costas, ou pelo menos, algumas escamas de prata. Mas apenas descobria uns grãozinhos de areia sempre que o duche era tomado à pressa. Certa manhã, desceu até à praia mais cedo do que o habitual e encontrou um rapaz que andava a apanhar ouriços-do-mar e conchinhas. Era filho de pescadores e as coisas do mar não tinham segredos para ele. – Tu sabes como é que se faz para nos transformarmos em peixe ? – perguntou- -lhe Alice. – Já te mostro – respondeu o rapaz. Pousou sobre uma rocha o lenço com os ouriços e as conchas e atirou-se à água. Passa um minuto, passam dois, e o rapaz nada de voltar à tona. Mas eis que surge, em seu lugar, um golfinho a dar cambalhotas entre as ondas e a lançar no ar divertidos repuxos. O golfinho veio brincar entre os pés da Alice e ela não teve o menor receio. Passado um bocado, o golfinho fez-se ao largo, com um elegante golpe de cauda. Em seu lugar, reemergiu o rapaz das conchas e sorriu.

14 1 – Quais são as personagens que participam nesta história ? Agora responde. I 2 – Localiza esta história no espaço ? 3 – O que disse a mãe à menina ? 4 – Por que queria a Alice transformar-se num peixe ? 5 – Assinala a frase que completa a afirmação seguinte, de acordo com o texto. Antes de se deitar, Alice olhava-se ao espelho para ver… se estava mais morena. se tinha crescido um pouco mais. se lhe tinham crescido barbatanas. se estava bem penteada. 6 – O que andava o rapaz, tão cedo, a fazer na praia ? 7 – Em que se transformou o rapaz quando se atirou à água ? 8 – Quem é o autor desta história ?

15 II 2 – Ordena as palavras e organiza uma frase. 1 – Explica por palavras tuas o que querem dizer as seguintes palavras: 3 – Escreve palavras da família de : 5 – Assinala com a classe a que pertencem as palavras sublinhadas. mirava-se ao espelho voltar à tona da àgua 4 – Assinala a frase que tem o verbo no Presente do Indicativo. golfinhorapazodivertidotransformou-senum Pousou o lenço numa rocha. Alice não teve receio. Vou ficar dentro de água. À noite mirava-se ao espelho. Alice desceu à praia e encontrou um rapaz. verbosnomesadjectivospronomes 6 – Divide a frase seguinte nos grupos constituintes e completa. À noite, ela mirava-se no espelho antigo. G.N. ________________________ G.V. ________________________ Verbo ______________________ Pronome ______________________ Adjectivo ______________________ G.M. ________________________

16 Texto Escrito Imagina que ias passar as tuas férias de Verão naquele local. Conta uma história. Dá largas à tua imaginação. Dá um final feliz à história. Dá-lhe um título. Não te esqueças de verificar a construção das frases, a pontuação e a ortografia.

17 PERÍODO Matemática 3.º 2 – Escreve por extenso o número 12350,54. I … quarenta e seis unidades e sete centésimas 460,746, – Rodeia o numeral que representa… 3 – Adivinha qual é o número que : É maior que 800 e menor que 900 O algarismo das dezenas é o menor número ímpar O algarismo das unidades é maior que 7 e menor que 9 R.: 4 – Escreve os números pares menores que – Assinala com o número que corresponde à seguinte leitura : Dezoito mil trezentos e setenta e cinco unidades

18 6 – Assinala com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas : Nove decímetros e meio são : 950 cm95 cm9,5 m9,5 dm 7 – Relaciona correctamente as várias representações dos números. 7 x 46 8 x x x : 3 8 – Assinala com é múltiplo de :36 é múltiplo de : 9 – Escreve por ordem crescente o valor das moedas. Comboio A Comboio B Comboio C Hora de partidaDuração da viagemHora de chegada 7 h 30 m 15 h 45 m 1 h 15 m 45 m12 h 45 m 22 h 45 m 10 – Completa o quadro. ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______ < ______

19 11 – Observa a figura e assinala com o seu perímetro. 4,5 cm 2 cm 20 cm6,5 cm13 cm12,5 cm 12 – Observa com atenção a figura representada. Quantos triângulos podes observar ? E quantos quadrados ? 13 – Adivinha quem sou : - Sou um sólido geométrico; - Tenho 6 faces quadradas; - Tenho 8 vértices; - Tenho 12 arestas. Quem sou eu ? 14 – Traça o eixo de simetria em cada figura.

20 15 – A Sofia mora numa casa da rua 21. A Sara mora na rua n.º ____ paralela à rua da Sofia. A Isabel mora numa das casas da rua n.º____ que é perpendicular à da Sofia. O Tiago mora numa casa da rua que não é paralela nem perpendicular a nenhuma das outras. É a rua n.º ____. 16 – Observa a gravura – A área da figura A é de : A 1 cm 8 dm 2 0,08 dm 2 0,8 dm 2 12 cm14 cm16 cm 16.2 – O perímetro é de : 16.3 – Desenha no quadriculado uma figura diferente mas que tenha a mesma área. 17 – Numa corrida de bicicletas participaram 154 ciclistas. Escreve o lugar em que cada um dos rapazes ficou. Miguel – (três lugares antes do vigésimo). Ficou em _________________ lugar. Pedro – (quatro lugares depois do primeiro). Ficou em _______________ lugar. Bernardo – (cinco lugares antes do trigésimo). Ficou em _____________ lugar. Alexandre – (três lugares antes do quarto). Ficou em ________________ lugar.

21 18 – Liga ao número árabe correspondente. MDCLXX CMXCIX II Operações 1374, = ______ = ______ 371 x 45 = ______876 : 4 = ______

22 III Problemas 1 R : _____________________________________________________________ 2 DadosIndicaçãoOperação 3 R1 : _____________________________________________________________ O André saiu da escola às 13 h 30 m e demorou vinte minutos a chegar a casa. A que horas chegou o André a casa ? O Filipe foi às compras e comprou meio quilo de queijo, um quarto de quilo de presunto e 125 g de fiambre. Quantas gramas o Filipe comprou, na totalidade? Dados Indicações Operações Todos os dias o Pedro faz o mesmo percurso. P1 : Quantos metros faz o Pedro de casa até à escola ? P2 : Quantos metros faz o Pedro numa semana ? R2 : _____________________________________________________________ Casa do Pedro Escola Café 225 m 319 m 402 m


Carregar ppt "NOME DATA INFORMAÇÃO ________________ ENC. DE EDUC. ____________."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google