A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÕES REGIONAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÕES REGIONAIS."— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÕES REGIONAIS

2 TEMA DA CONFERÊNCIA Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente

3 PLANOS NACIONAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
Plano de Erradicação do Trabalho Infantil; Plano de Combate a Violência; SINASE – Plano Decenal de Medidas Socioeducativas; Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária;

4 PLANO DECENAL Foi aprovado no dia 19 de abril de 2011 , pela plenária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). O documento deliberado pelos conselheiros contém eixos, diretrizes e objetivos estratégicos da Política Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente para os próximos dez anos.

5 SITUAÇÃO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO BRASIL
DIAGNÓSTICO SITUAÇÃO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO BRASIL

6 Erradicação da pobreza e da fome
Educação Desaparecimento de crianças e adolescentes Exploração do trabalho Dependência química Atendimento de crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados A violência sexual Atendimento socioeducativo de adolescentes em conflito com a lei

7 PLANO DECENAL NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Eixos 5 Diretrizes 13 Objetivos Estratégicos 55 Metas 90

8 Http://www. unicef. org/brazil/pt/PoliticaPlanoDecenal_ConsultaPublica

9 EIXOS DA POLITICA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

10 Eixos e Diretrizes da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
Em cada um desses eixos, foram definidas e agrupadas diretrizes para a Política. São as linhas orientadoras das ações e são formuladas para responderem aos problemas e demandas que afetam a infância e a adolescência. Enquanto os Princípios foram considerados como “inegociáveis”, as diretrizes comportam um certo grau de flexibilidade na medida em que são previstas reformulações para se adequarem às mudanças da realidade. A presente versão da Política Nacional levou em conta as 66 deliberações aprovadas na 8ª. Conferência.

11 Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes:
Promover oportunidades ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Diretriz 02 - Universalização do acesso a políticas públicas com a superação das desigualdades.

12 II. Proteção e Defesa dos Direitos:
Proteção de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados e o acesso à Justiça para responsabilização dos violadores. Diretriz 03 - Proteção a crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados. Diretriz 04 - Universalização e fortalecimento dos conselhos tutelares, objetivando a sua atuação qualificada. Diretriz 05 – Igualdade de condições do acesso de crianças e adolescentes aos sistemas de justiça e segurança pública para a efetivação dos seus direitos.

13 III. Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes:
Participação de crianças e adolescentes c presença garantida nos espaços decisórios, assim como nas ações de promoção, proteção e defesa dos seus direitos. Diretriz 06 – Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada de crianças e adolescentes nos assuntos a eles relacionados.

14 IV. Controle Social da Efetivação dos Direitos:
São ações que visam garantir as condições necessárias para que os seus direitos sejam respeitados. Diretriz 07 – Fortalecimento de espaços democráticos de participação e controle social, priorizando os conselhos de direitos da criança e do adolescente.

15 V. Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes:
Fortalecimento das instâncias do Sistema de Garantia dos Direitos, das estruturas de coordenação da política nas três esferas de governo e do financiamento da Política para se alcançar os fins propostos. Diretriz 08 - Aprimoramento de estratégias de gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes fundamentadas na descentralização, intersetorialidade, participação, continuidade e co-responsabilidade dos três níveis de governo.

16 Diretriz 09 – Garantia de execução orçamentária nas três esferas de governo para a Política Nacional e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, sem cortes.   Diretriz 10 – Qualificação permanente de profissionais para atuarem na rede de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Diretriz 11 – Aperfeiçoamento de mecanismos e instrumentos de monitoramento e avaliação da Política facilitado pela articulação de sistemas de informação. Diretriz 12 – Produção de conhecimentos sobre a infância e a adolescência, aplicada ao processo de formulação de políticas públicas.

17 A X Conferência Nacional trás como tema:
“Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente” E será estruturada em cinco eixos orientadores, sendo que os três primeiros estão voltados para a realização de ações-fim e os outros dois para ações-meio necessárias para o funcionamento do Sistema de Garantia dos Direitos como um todo.

18 EIXOS TEMÁTICOS I. Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
II. Proteção e Defesa dos Direitos; III. Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; IV. Controle Social da Efetivação dos Direitos; e V. Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

19 MANUAL DE ORIENTAÇÕES:
OBJETIVOS Oferecer orientações para facilitar o trabalho das Comissões Organizadoras; Contribuir para a unicidade de ações das Conferencias Municipais; Colaborar na qualificação do processo de discussão; Trazer sugestões de Formulários/Fichas para sistematizar e organizar o evento.

20 PROPOSTAS E RELATÓRIO FINAL:
Duas propostas por Eixo; Enviar o relatório final, até 5 dias após a realização das conferencias Municipais, para o seguinte

21


Carregar ppt "REUNIÕES REGIONAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google