A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Cabeada Introdução Profº Marcio Funes. OBJETIVOS DESSA AULA Conhecer a História das Redes de Comunicações Entender o Conceito de Comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Cabeada Introdução Profº Marcio Funes. OBJETIVOS DESSA AULA Conhecer a História das Redes de Comunicações Entender o Conceito de Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Redes Cabeada Introdução Profº Marcio Funes

2 OBJETIVOS DESSA AULA Conhecer a História das Redes de Comunicações Entender o Conceito de Comunicação

3 Comunicação – Seus Princípios Comunicação é o ato de transmissão de informações de uma pessoa à outra. Comunicação sempre foi, desde o início dos tempos, uma necessidade humana buscando aproximar comunidades distantes. Na pré-história as informações se referiam a perigos iminentes, busca de caça, etc. Tribos indígenas se valiam de sinais de fumaça ou de tambores para se comunicar. Os grandes conquistadores foram obrigados a estabelecer um sistema de mensageiros. Há, na História, referência à utilização de pombo-correio como uma forma de comunicação, em especial durante as guerras.

4 Para que exista comunicação são necessários 4 elementos básicos: Emissor: transmite informações; Receptor: que recebe as informações do emissor; Meio de transmissão: interface ou caminho entre o emissor e receptor que transporta o sinal; Sinal: um sinal contém uma mensagem composta de dados e informações. Comunicação – Seus Princípios

5 Exemplo

6 Telecomunicações - Telegrafia As telecomunicações se iniciaram verdadeiramente em 1844, quando Samuel Morse transmitiu a primeira mensagem em uma linha entre Washington e Baltimore (Código Morse). Mais de 30 anos se passaram em que a telegrafia fora o único meio de telecomunicação.

7 Samuel Finley Breese Morse (Charlestown, 27 de abril de 1791 Nova Iorque, 2 de abril de 1872

8 Telefonia Em 1876 um novo fato iria revolucionar as telecomunicações. Tratava-se da recente invenção do Telefone com microfone de magneto-indutivo, por Alexander Graham Bell. Disputando com dois notáveis de seu tempo, Elisha Gray co-fundador da Empresa Western Eletric e Thomas Edson, ele ganhou a corrida inventando um aparelho de uso prático. Quando 10 anos mais tarde surgiu o microfone a carvão (1886), estavam concretizados os princípios operacionais da transmissão telefônica, que iriam prevalecer praticamente até a década de 1950 em todos os telefones.

9 Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922)

10

11 Radiocomunicação Também em 1886 Heinrich Hertz provou experimentalmente, a analogia entre ondas de luz e elétricas. Gugliermo Marconi, usando os fundamentos de James Maxwell e de Hertz, construiu o primeiro transmissor de rádio (1895).

12 Marquês Guglielmo Marconi (Bolonha, 25 de abril de 1874 Roma, 20 de julho de 1937)

13 Satélites Em 1957 foi lançado o primeiro satélite artificial (Sputnik). Em 10 de junho de 1962 foi colocado em órbita o primeiro satélite ativo de comunicações - o Telstar, que permitiu transmissão de conversações telefônicas, telefoto e sinais de televisão a cores.

14 Telstar 1, lançado em 10 de julho de 1962 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral

15 A História da Rede

16 Mapa Guerra Fria

17 História da Rede O primeiro experimento conhecido de conexão de computadores em rede foi feito em 1965, nos estados unidos, por obra de dois cientistas: Lawrence Roberts e Thomas Merril. A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixa velocidade, fazendo a conexão entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e na Califórnia. Estava plantada ali a semente para o que hoje é a Internet – mãe de todas as redes.

18 O nascimento das redes de computadores, não por acaso, esta associada a corrida espacial. Boa parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes de dados e o correio eletrônico, estão relacionados ao desenvolvimento da Arpanet, a rede que deu origem a internet. Ela foi criada por um programa desenvolvido pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) mais tarde rebatizada como DARPA. História da Rede

19 De 1969 a 1972 foi criada a Arpanet, o embrião da Internet que conhecemos hoje. A rede entrou no ar em dezembro de 1969, inicialmente com apenas 4 nós, que respondiam pelos nomes SRI, UCLA, UCSB e UTAH e eram sediados, respectivamente, no Stanford Research Institute, na Universidade da California, na Universidade de Santa Barbara e na Universidade de Utah, nos EUA. Eles eram interligados através de links de 50 kbps, criados usando linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados. História da Rede

20 A agencia nasceu de uma iniciativa do departamento de defesa dos estados unidos, na época preocupado em não perder terreno na corrida tecnológica deflagrada pelos russos com o lançamento do satélite Sputinik, em Roberts, acadêmico do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), era um dos integrantes da DARPA e um dos pais da Arpanet, que começou em 1969 conectando quatro universidades: UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles, Stanford, Santa Bárbara e Utah. A separação dos militares da Arpanet só ocorreu em 1983, com a criação da Milnet. História da Rede

21 Diagrama da Arpanet em 1973

22 Um dos supercomputadores mais poderosos da época, acessado quase que unicamente via rede, era o Cray-1 (fabricado em 1976). Ele operava a 80 MHz, executando duas instruções por ciclo, e contava com 8 MB de memória, uma configuração que só seria alcançada pelos PCs domésticos quase duas décadas depois. Esta foto do museu da NASA mostra o Cray-1 durante uma manutenção de rotina:

23

24 Ethernet Um dos principais saltos tecnológicos que permitiram a popularização das redes foi o desenvolvimento da tecnologia ethernet. Para se ter uma idéia do avanço que essa invenção representou, basta lembrar que, até aquela época, os computadores não compartilhavam um cabo comum de conexão. Cada estação era ligada a outra numa distancia não superior a 2 metros. O pai da Ethernet é Robert Metcalfe, um dos gênios produzidos pelo MIT e por Harvard e fundador da 3Com.

25 Robert Metcalfe

26 Xerox Alto (1973), a primeira estação de trabalho e também a primeira a ser ligada em rede

27 A Evolução Em 1988, Dave Cutler, líder da equipe da Digital que havia criado o VMS, o arrojado sistema operacional do VAX, foi contratado pela Microsoft. A empresa já havia fracassado em uma tentativa anterior de competir com a Novell. Seu primeiro sistema operacional de rede, o LAN Manager, desenvolvido em conjunto com a IBM, não era páreo para o NetWare. Culter levou para lá boa parteda sua antiga equipe de programadores e também a filosofia que havia norteado a criação do VAX, de que a comunicação em rede deve ser um atributo básico do sistema operacional. Ele liderou o desenvolvimento do Windows NT, lançado em Com ele, a Microsoft finalmente conseguiu conquistar algum espaço nos servidores. O NT também foi base para o desenvolvimento do Windows 2000 e do Windows XP. De certa forma o XP é neto do velho VMS. A Evolução

28 Se, há 40 anos, a idéia de uma rede de computadores era a de vários aparelhos conectados, hoje a rede transformou-se numa dos principais meios de interação entre pessoas, de disseminaçãoda informação e da realização de negócios. O radio levou 38 anos até formar um publico de 50 milhões de pessoas. A TV levou 13 anos. A Internet precisou apenas quatro anos para alcançar essa marca. É um salto e tanto para toda a humanidade.

29 Homework - TI Quem foi a personalidade que mais contribui para a criação das redes de computadores? Qual influência teve a 2º Guerra Mundial e a Guerra Fria para o surgimento das redes? Qual a diferença entre Ethernet, Internet e Extranet? Pergunta Bônus: Por que o Brasil ainda usa o sistema de Provedores de acesso e qual a função deles na conexão com a internet?

30 FIM Próxima Aula: Tipos de Rede


Carregar ppt "Redes Cabeada Introdução Profº Marcio Funes. OBJETIVOS DESSA AULA Conhecer a História das Redes de Comunicações Entender o Conceito de Comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google