A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programas Eficiência Energética. Engenharia Ambiental 2 Conservação de Energia A partir da crise do petróleo (1973 a 1979) houve uma preocupação mundial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programas Eficiência Energética. Engenharia Ambiental 2 Conservação de Energia A partir da crise do petróleo (1973 a 1979) houve uma preocupação mundial."— Transcrição da apresentação:

1 Programas Eficiência Energética

2 Engenharia Ambiental 2 Conservação de Energia A partir da crise do petróleo (1973 a 1979) houve uma preocupação mundial com a conservação de energia e pesquisa de novas fontes energéticas aqui o Brasil não foi diferente. Em 1985 Foi instituído o programa de combate ao desperdício de energia elétrica (PROCEL)

3 Engenharia Ambiental 3 Conservação de Energia O objetivo do PROCEL - É promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para que se elimine os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais. O Programa utiliza recursos da Eletrobrás e da Reserva Global de Reversão - RGR - fundo federal constituído com recursos das concessionárias, proporcionais ao investimento de cada uma. Utiliza, também, recursos de entidades internacionais.

4 Engenharia Ambiental 4 Conservação de energia Em 1991 foi criado o programa nacional de racionalização do uso de derivados de petróleo e gás natural (CONPET) O CONPET foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Seu principal objetivo é incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. Para ser implementado, seguiu as mesmas diretrizes do PROCEL - e, assim como este, é conduzido pelo Ministério de Minas e Energia.

5 Engenharia Ambiental 5 Conservação de Energia A conservação de energia passa pelos seguintes níveis de intenção: –Eliminação de desperdício –Aumento da eficiência das unidades consumidoras –Reaproveitamento dos recursos naturais pela reciclagem e redução do conteúdo energético dos produtos e serviços –Rediscussão das relações centro/periferia, no que tange ao transporte e a localização das empresas produtoras e comerciais –Mudança dos padrões, a partir dos quais a sociedade poderia penalizar os produtos e mais energetico íntensivos –A implementação destas intervenções (medidas) não é fácil pois envolvem questões de desenvolvimento tecnológico, Comportamentais, culturais, conhecimento e divulgação a população, diferenças sociais entre outros.

6 Engenharia Ambiental Projeto de Energias Alternativas

7 Engenharia Ambiental 7 Projeto para fabricação de Café

8 Engenharia Ambiental 8 Projeto para fabricação de Café

9 Engenharia Ambiental 9 Exemplo de aplicação


Carregar ppt "Programas Eficiência Energética. Engenharia Ambiental 2 Conservação de Energia A partir da crise do petróleo (1973 a 1979) houve uma preocupação mundial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google