A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel

2 Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores A comprovação da hipótese de dominância e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou, mais tarde à formulação da sua 1º lei: “Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator. Mendel não tinha idéia da constituição desses fatores, nem onde se localizavam.

3 As bases celulares da segregação
A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questão: onde estão os fatores hereditários e como eles se segregam?

4 Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal
Vamos estudar um exemplo da aplicação da primeira lei de Mendel em um animal, aproveitando para aplicar a terminologia modernamente usada em Genética. Uma cobaia de pelagem preta foi cruzada com outra de pelagem branca, sabidamente que ambas são heterozigotas. De acordo com uma convenção largamente aceita, representaremos por B o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo, que condiciona a cor branca. Uma técnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F1 para obter a constituição genética dos indivíduos de F2 é a montagem do quadrado de Punnet. Resposta: ¼ ou 25% BB (homozigoto dominante) PELAGEM PRETA 2/4 ou 50% de heterozigotos ¼ ou 25% bb (homozigoto recessivo) PELAGEM BRANCA GAMETAS MATERNOS B b GAMETAS PATERNOS BB Bb bb

5 Exercício resolvido Sabendo que nos seres humanos a cor de cabelos escuros é dominante sobre a cor de cabelos loiros, um casal ao qual o marido possui cabelos escuros e a esposa cabelos loiros gostaria de saber a possibilidade de outra criança de cabelos loiros, sendo que a primeira criança do casal é um menino loiro. Utilizaremos as letras L para o dominante e l para o recessivo. Esposa l Marido L Ll ll Dados Marido (♂) = Ll (escuro) Esposa(♀) = ll (loiro) Filho (F1) = ll (loiro) P = ½ ou 50% Observe que o marido possui cabelos escuros (dominante) e a esposa possui cabelos loiros. Como o casal já possui uma criança com a característica loira, que herdou um da mãe e outro do pai, então, conclui-se que o pai deve ser heterozigoto.

6 Característica Fenótipo dominante Fenótipo recessivo Cor dos olhos Visão Olhos escuros Olhos cinzentos Olhos verdes Olhos azuis Visão normal Cegueira noturna Daltonismo Sobrancelha larga Sobrancelha delgada Sobrancelha separada Sobrancelha única Cílios longos Cílios curtos Cabelo Cabelo escuro Cabelo loiro Cabelo ruivo Cabelo encaracolado Cabelo liso Cabelo abundante Calvície Redemoinho do cabelo no sentido anti-horário Redemoinho do cabelo no sentido horário Face Face com covinhas ao sorrir Face sem covinhas ao sorrir Queixo fendido Queixo redondo Sardas Ausência de sardas Lábios grossos Lábios finos Face oval Face quadrada Nariz aquilino Nariz curvado para cima Orelhas Orelhas anexadas a cabeça Orelhas “descoladas” Pilosidade Pilosidade abundante Pilosidade reduzida Dedos Mais que cinco dedos na mão Cinco dedos na mão Dedos curtos Dedos normais Polegar reto Polegar curvado (carroneiro) Audição Audição normal Surdez congênita Cerúmen do tipo úmida Cerúmen do tipo seca Audição e fala Audição e fala normais Surdo-mudez Enrola a língua Não enrola a língua Pele Pigmentação normal Albinismo


Carregar ppt "Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google