A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel

2 Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores A comprovação da hipótese de dominância e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou, mais tarde à formulação da sua 1º lei: Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator. Mendel não tinha idéia da constituição desses fatores, nem onde se localizavam.

3 As bases celulares da segregação A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questão: onde estão os fatores hereditários e como eles se segregam?

4 Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal Vamos estudar um exemplo da aplicação da primeira lei de Mendel em um animal, aproveitando para aplicar a terminologia modernamente usada em Genética. Uma cobaia de pelagem preta foi cruzada com outra de pelagem branca, sabidamente que ambas são heterozigotas. De acordo com uma convenção largamente aceita, representaremos por B o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo, que condiciona a cor branca. Uma técnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F 1 para obter a constituição genética dos indivíduos de F 2 é a montagem do quadrado de Punnet. GAMETAS MATERNOS Bb GAMETAS PATERNOS BBBBb b bb Resposta: ¼ ou 25% BB (homozigoto dominante) PELAGEM PRETA 2/4 ou 50% de heterozigotos PELAGEM PRETA ¼ ou 25% bb (homozigoto recessivo) PELAGEM BRANCA

5 Exercício resolvido Sabendo que nos seres humanos a cor de cabelos escuros é dominante sobre a cor de cabelos loiros, um casal ao qual o marido possui cabelos escuros e a esposa cabelos loiros gostaria de saber a possibilidade de outra criança de cabelos loiros, sendo que a primeira criança do casal é um menino loiro. Utilizaremos as letras L para o dominante e l para o recessivo. Dados Marido () = Ll (escuro) Esposa() = ll (loiro) Filho (F1) = ll (loiro) Esposa ll MaridoLLl lll P = ½ ou 50% Observe que o marido possui cabelos escuros (dominante) e a esposa possui cabelos loiros. Como o casal já possui uma criança com a característica loira, que herdou um da mãe e outro do pai, então, conclui-se que o pai deve ser heterozigoto.

6 CaracterísticaFenótipo dominanteFenótipo recessivo Cor dos olhos Visão Olhos escuros Olhos cinzentos Olhos verdes Olhos azuis Visão normal Cegueira noturna Daltonismo Sobrancelha largaSobrancelha delgada Sobrancelha separadaSobrancelha única Cílios longosCílios curtos CabeloCabelo escuro Cabelo loiro Cabelo ruivo Cabelo encaracoladoCabelo liso Cabelo abundanteCalvície Redemoinho do cabelo no sentido anti-horárioRedemoinho do cabelo no sentido horário FaceFace com covinhas ao sorrirFace sem covinhas ao sorrir Queixo fendidoQueixo redondo SardasAusência de sardas Lábios grossosLábios finos Face ovalFace quadrada Nariz aquilinoNariz curvado para cima OrelhasOrelhas anexadas a cabeçaOrelhas descoladas PilosidadePilosidade abundantePilosidade reduzida DedosMais que cinco dedos na mãoCinco dedos na mão Dedos curtosDedos normais Polegar retoPolegar curvado (carroneiro) AudiçãoAudição normalSurdez congênita Cerúmen do tipo úmidaCerúmen do tipo seca Audição e falaAudição e fala normaisSurdo-mudez Enrola a línguaNão enrola a língua PelePigmentação normalAlbinismo


Carregar ppt "Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 39 : A primeira Lei de Mendel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google