A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POPULAÇÃO E AMBIENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POPULAÇÃO E AMBIENTE."— Transcrição da apresentação:

1 POPULAÇÃO E AMBIENTE

2 Em grande parte da história, a população humana cresceu lentamente
Em grande parte da história, a população humana cresceu lentamente. No entanto, há cerca de 200 anos, o crescimento populacional deslanchou . Três grandes motivos explicam esse desenvolvimento: 1. Graças ao cérebro complexo e à capacidade de utilizar ferramentas, os seres humanos rumaram para novos habitats e diferentes zonas climáticas; 2. O surgimento da agricultura antiga e moderna permitiu que mais pessoas fossem alimentadas por unidade de terra; 3. O momento de se atingir os limites de doenças, alimentos, água e provisão de energia no crescimento geral da população.

3 As populações humanas aumentam e diminuem por meio da interação de três fatores: nascimentos, mortes e migração. A alteração na população é calculada da seguinte forma: Alteração na população = (nascimentos + imigração) – (mortes + emigração) FATORES QUE AFETAM AS TAXAS DE NATALIDADE 1. Importância das crianças como parte da força laboral: maior tendência nas zonas rurais de países em desenvolvimento 2. Custo de criar e educar crianças: ele é mais alto em países desenvolvidos e geralmente diminuem as taxas de natalidade 3. Disponibilidade de planos de pensão privados e públicos: as pensões reduzem a necessidade dos pais de terem mais filhos para ajudá-los no sustento quando estiverem em idade avançada.

4 4. Urbanização: pessoas que moram em áreas urbanas têm mais acesso aos serviços de planejamento familiar. 5. Oportunidades de educação e emprego disponíveis para as mulheres: mulheres que têm acesso à educação e a empregos remunerados geralmente tem menos filhos que as outras mulheres. 6. Importância da taxa de mortalidade infantil: em áreas com baixas taxas de mortalidade infantil , as pessoas tender a ter menos filhos porque poucos morrem em idade precoce. 7. Idade média em que ocorre o casamento: as mulheres tem menos filhos quando se casam a partir de 25 anos 8. Disponibilidade de abortos legais: a cada ano, cerca de 190 milhões de mulheres engravidam. Estima-se que 46 milhões dessas mulheres fazem aborto, sendo que 26 milhões são legais.

5 9. Disponibilidade de métodos de controle de natalidade confiáveis: permite o controle do número de filhos e o intervalo entre o nascimento de cada criança 10. Credos religiosos, tradições e normas culturais: em alguns países esses fatores favorecem famílias grandes e se opõem radicalmente ao aborto e a alguns métodos contraceptivos.

6 FATORES QUE AFETAM AS TAXAS DE MORTALIDADE
As taxas de mortalidade diminuíram pelas seguintes razões: Aumento dos suprimentos alimentícios; Melhor nutrição; Avanços da medicina; Melhores sistemas de saneamento e higiene pessoal; Abastecimento de água mais seguro.

7 REDUÇÃO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL
A experiência sugere que a melhor forma de controlar o crescimento da população é combinar investimentos no planejamento familiar, redução da pobreza e elevação do status da mulher. 1994 – Nações Unidas realizaram a terceira Conferência sobre População e Desenvolvimento (Cairo, Egito). Um dos objetivos foi encorajar ações para estabilizar a população mundial em 7,8 bilhões até 2050, ao invés dos 8,9 bilhões previstos. O principal objetivo do plano de população resultante, endossado por 180 governos, é a realização dos seguintes itens até 2015: 1. Disponibilizar acesso a programas de planejamento familiar e assistência médica reprodutiva;

8 2. Melhorar os serviços de assistência médica para bebês, crianças e gestantes;
3. Proporcionar mais educação, especialmente para meninas e mulheres; 4. Aumentar o envolvimento dos homens na responsabilidade de criar os filhos e no planejamento familiar; 5. Reduzir drasticamente a pobreza; 6. Melhorar o status da mulher e expandir oportunidades de estudo e emprego para as jovens. 7. Reduzir padrões insustentáveis de produção e consumo.

9 PROBLEMAS AMBIENTAIS ASSOCIADOS AO CRESCIMENTO POPULACIONAL
1. ALASTRAMENTO DAS CIDADES “É raro as cidades serem auto-sustentáveis. Elas ameaçam a biodiversidade, carecem de árvores, cultivam poucos ou nenhum alimento. Concentram poluentes e ruídos, disseminam doenças infecciosas e são centros de pobreza, crime e terrorismo.” “Os problemas a serem enfrentados são vastos e complexos, mas se resumem a isto: 6,5 bilhões de pessoas estão procriando exponencialmente. O processo de atender a seus desejos e suas necessidades está privando a Terra de sua capacidade biótica de produzir vida; uma explosão de consumo por uma única espécie está afetando os céus, a terra, as águas e a fauna.”


Carregar ppt "POPULAÇÃO E AMBIENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google