A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA

2 OERSTED FARADAY

3 O movimento do ímã induz a criação de uma corrente elétrica na espira!

4

5 LEIS QUALITATIVAS SOBRE A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA:
* Toda corrente elétrica induzida é originada devido a uma variação do fluxo magnético de indução * Não há corrente induzida se não houver variação do fluxo magnético de indução

6 COMO PODEMOS VARIAR O FLUXO?

7

8

9 PORQUE A ESPIRA APRESENTA UM PÓLO NORTE QUANDO O IMÃ SE APROXIMA E UM PÓLO SUL QUANDO O IMÃ SE AFASTA? ESTA É A LEI DE LENZ!

10 IMÃ E ESPIRA SE APROXIMANDO
ФINDUTOR AUMENTA E O CAMPO INDUZIDO NA ESPIRA APRESENTA SENTIDO OPOSTO IMÃ E ESPIRA SE AFASTANDO ФINDUTOR DIMINUI E O CAMPO INDUZIDO NA ESPIRA APRESENTA MESMO SENTIDO

11

12

13 A lei de Faraday nos dá o módulo da femi , enquanto a lei de Lenz fornece o sentido da corrente induzida...

14 EXEMPLO Uma espira retangular, de dimensões 10 cm e 20 cm é colocada perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético uniforme de intensidade 2,0 T. A intensidade do campo magnético é reduzida a zero em um intervalo de tempo de 2,0 s. Determine o módulo da fem induzida média nesse intervalo de tempo.

15 INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA NO ENEM

16 do microfone e do altofalante
Funcionamento do microfone e do altofalante O funcionamento do microfone e do altofalante tem por base a indução electromagnética. Ambos têm uma membrana ou diafragma, uma bobina e um ímã, contudo, no microfone um sinal sonoro é convertido num elétrico enquanto no altofalante o processo é inverso, um sinal elétrico é convertido em sinal sonoro.

17 Funcionamento do altofalante:
Quando a corrente elétrica passa na bobina, varia de acordo com os sinais elétricos recebidos (resultantes, por exemplo, da conversão no microfone de um sinal sonoro), dando origem a um campo magnético variável que, ao interagir com o campo magnético criado pelo ímã, provoca na bobina um movimento oscilatório. Uma vez que a bobina está ligada a uma membrana, esta passa a vibrar com a mesma frequência e com a mesma intensidade, reproduzindo o som original, ou seja, a membrana oscilante não é mais do que uma fonte sonora.

18 Funcionamento do microfone:
Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilação devido às variações de pressão, provocadas pela onda sonora, onda de pressão. Como a membrana está ligada à bobina, esta passa a oscilar com a mesma frequência. Durante este movimento, o fluxo magnético do campo criado pelo ímã varia, induzindo uma força eletromotriz que dá origem a uma corrente elétrica na bobina do microfone. Esta corrente alternada induzida na bobina apresenta as mesmas características do som original quer em frequência quer em intensidade.


Carregar ppt "INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google