A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSICA O QUE É MÚSICA? Ouvimos o silêncio?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSICA O QUE É MÚSICA? Ouvimos o silêncio?."— Transcrição da apresentação:

1 MÚSICA O QUE É MÚSICA? Ouvimos o silêncio?

2

3 O que o silêncio tem a ver com a música?

4 Segundo o dicionário Houaiss, a música é “a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.”. Entretanto, John Cage ( ), compositor dos EUA, criou sua famosa peça Tacet 4’33”

5 O que vocês acharam disso?
Esta peça consiste nos quatro minutos e trinta e três segundos em que um pianista se prepara para tocar o piano e não o toca. O que vocês acharam disso?

6 A intenção de John Cage era chamar a atenção para os ruídos do dia a dia. Com essa peça ele quebrou todas as regras prescritas até então e criou uma composição que entrou para a história da música. Como sugestão assistam “O som do coração” (Um filme americano de 2007, um drama dirigido por Kirsten Sheridan e escrito por Nick Castle, James V. Hart, Kirsten Sheridan e Paul Castro, e produzido por Richard Barton Lewis.)

7 Mais uma: Música é uma organização de sons com a intenção de ser ouvida. Murray Schafer Compositor e professor de música Canadense.

8 Depois de refletirmos sobre as várias definições de música, vamos ficar com a de Schafer considerando que nem todas as músicas: Seguem as regras de sua época; São harmoniosas e/ou agradáveis a todas as pessoas; Têm harmonia e melodia. Melodia é uma organização consecutiva de notas musicais (dó, ré, mi ...) Harmonia é uma organização simultânea de notas musicais.

9 O quê o silêncio tem a ver com a música?

10 Será que eu posso dizer que a música é uma mistura de sons e silêncios?

11 Ouvimos o silêncio?

12 Pausa é a ausência de som por um determinado tempo!
O silêncio é a ausência de som. Imaginamos que houve silêncio quando não damos atenção ao som. E para esta ausência de som, em música chamamos de pausa. Pausa é a ausência de som por um determinado tempo!

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 Como devemos nos comportar?

23

24

25

26

27

28

29

30


Carregar ppt "MÚSICA O QUE É MÚSICA? Ouvimos o silêncio?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google