A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma abordagem didática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma abordagem didática"— Transcrição da apresentação:

1 Uma abordagem didática
TÉCNICA VOCAL Uma abordagem didática Paulino Music

2 Paulino Music A voz é o seu instrumento diário de louvor mais precioso, portanto cuide bem dela. Sem ela dificilmente saberíamos comunicar, interagir , transmitir conhecimento, cantar... Para mantermos nossa voz com qualidade é indispensável o uso e abuso das técnicas consideradas básicas para a voz. As técnicas vocais consistem em exercícios que possibilitam um desempenho vocal satisfatório por parte do cantor.

3 Paulino Music Antes de iniciarmos nosso trabalho, vamos conhecer o nosso aparelho fonador...que nos permite falar e cantar O som que emitimos é produto da vibração das pregas vocais na laringe. Designa-se por aparelho fonador o conjunto dos órgãos que permitem produzir sons, e divide-se em cinco partes: Produtores: Pulmões, diafragma Vibrador: Laringe Ressonadores: Cavidade nasal, bucal, faringe. Articuladores: Lábios, língua... Sensor / coordenador: Ouvidos, captam o som e o transmite ao cérebro para interpretar e armazenar.

4 Divisão do cérebro de acordo com suas afinidades funcionais.
Paulino Music Divisão do cérebro de acordo com suas afinidades funcionais. Influencia a sua personalidade; Região responsável pela captura dos estímulos auditivos; Responsável pela sensação de dor, calor, frio; Captura estímulos visuais.

5 Exercícios de aquecimento vocal
Paulino Music Exercícios de aquecimento vocal O aquecimento vocal é tão importante para o cantor como o aquecimento físico é para um atleta Dr. Marco Mascarenhas Existe uma certa dificuldade pelos cantores em se cantar pela manhã Pois o aparelho fonador não está completamente aquecido, naturalmente leva cerca de duas horas, para isso é importante o aquecimento prévio caso você venha cantar pela manhã e qualquer outro horário. Faça o seguinte: Encha as bochechas de ar e massajeie o queixo com o polegar em círculos pequenos. Encha uma bochecha de ar e empurre-o dentro da boca, de bochecha em bochecha, cerca de dez vezes em cada uma delas, sem mexer o maxilar. Pode ajudar com a mão, segurando as bochechas, para evitar mexer o maxilar. Abrindo ligeiramente a boca, comprima o interior de cada bochecha, alternadamente, com a ponta da língua. Repita dez vezes.

6 Paulino Music 4. Faça estalidos com a língua, colocando-a entre o palato duro ( céu da boca) e a base da língua. 5. Abrindo ligeiramente a boca, solte o maxilar. Estique a língua até conseguir chegar ao queixo. Conte mentalmente até dez. Repita o ponto 4. 6. Mantendo o maxilar solto, estique a língua tentando chegar à ponta do nariz. Conte mentalmente até dez. Repita o ponto 4. 7. Mantendo o maxilar solto, estique a língua horizontalmente para fora e recolha-a rapidamente. Repita dez vezes. Repita o ponto 4. 8. Com o maxilar solto e a boca ligeiramente aberta, empurre suavemente o cano da laringe, com os dedos, de um lado para o outro. Importante: Não emita qualquer som enquanto efectua este exercício. 9. Mova o maxilar verticalmente, para cima e para baixo, com os lábios fechados, mas sem fazerem força, como se mastigasse a letra m.

7 Técnicas para aquecimento rápido
Paulino Music Aqui apresento 3 técnicas básicas para nós que não queremos ficar mais de meia hora realizando tanta coisa pra cantar, mas fique atento para a respiração e a postura (abordado posteriormente) pois estes influenciam diretamente no bom desempenho, vamos lá? Técnica para os lábios: É só vibrar os lábios encostando um no outro e deixando o ar passar entre os mesmos para que os façam vibrar, para isso escolha uma altura de som agradável para que você não canse rapidamente. Objetivo: aquecimento da cavidade bucal por onde será transmitido o som; Técnica da língua: Consiste em vibrar a língua lançando-a contra o céu da boca, esse exercício lembra a pronúncia exagerada do conjunto BR. Pra facilitar vamos tentar o seguinte: tente falar a palavra Brasil, a técnica consiste então na pronúncia das letras BR ininterruptamente até o ar se esgotar completamente.; Técnica da letra Z: Consiste na pronúncia da letra Z. Técnica: feche a boca coloque a língua no céu da boca e tente pronunciar a letra Z sem abrir a boca, você vai sentir uma sensação de vibração na língua, céu da boca, garganta, se isso acontecer a técnica está correta. Esta técnica lembra o zumbido de uma mosca. * técnica adicional: A letra S: Vamos pronunciar a letra S colocando a ponta da língua nos dentes da frente e soltando o ar vagarosamente. IMPORTANTE: REALIZE OS EXERCÍCIOS DE FORMA LIVRE NO MÍNIMO 17 VEZES CADA, COM O CORPO RELAXADO.

8 Respiração Paulino Music Para a respiração admita uma postura ereta com os braços soltos e relaxados e olhar fixo no horizonte Respirar corretamente realmente é um desafio para todos nós, resumindo é muito importante para a técnica vocal e consiste em respirar usando o músculo diafragma, melhor dizendo a barriga e não com o tórax (pulmão) como costumamos realizar. Pesquisas realizadas demonstram que mulheres respiram mais corretamente que os homens, portanto você que é homem e está lendo isso para cantar melhor me ajude a mudar esse quadro, beleza!? Ao respirarmos devemos, se possível, realizar pelo nariz (entrada do ar, inspiração nasal) e pala boca (saída do ar juntamente com a pronúncia das frases, expiração), e a barriga deve estar enrijecida (usando o diafragma corretamente). Tente observar se seus ombros ao respirar ficam levantados (entrada de ar nos pulmões, inspiração), se isso ocorrer verifique novamente a técnica pois está errado o procedimento.

9 Postura Paulino Music A respiração e a postura estão intimamente ligados e refletem numa boa realização da fala. Para assumir uma postura correta, tenha em conta as dez regras que se seguem, adequadas a diferentes partes do corpo: Pés: levemente afastados para oferecer base ao corpo; Pernas levemente flexíveis, nunca totalmente rígida; Quadris relaxados e equilibrados; Abdómen nem muito pra frente nem demasiadamente para trás; Manter as costas sempre eretas, lembre-se de sua coluna preserva-a; Tórax numa posição relaxada nem muito pra frente nem demasiadamente para trás; Os ombros devem estar descontraídos e relaxados, livres; Braço, antebraço e mãos devem estar caídos livremente ao longo do corpo; Cabeça deve está centrada e queixo em posição horizontal Seja consciênte e realize as técnicas obedecendo uma postura e respiração adequada.

10 Dicas para você cuidar de sua voz
Paulino Music Nunca fique exposto(a) ao vento, sol excessivo ou tome bebidas geladas e sorvetes no dia em que você for se apresentar; Pegar sol com moderação é fundamental para quem trabalha com a voz: ele protege de algumas alergias respiratórias; Faça um aquecimento vocal 20 minutos antes de cantar; Depois da apresentação, sua garganta estará aquecida. Cuidado, então, com correntes de ar, ar condicionado, ventiladores e friagem; Se você se apresentar em ambiente com ar condicionado, poeira ou fumaça de cigarro, beba muita água, em temperatura ambiente, durante a função; Para uma voz firme e afinada, é necessário dormir pelo menos 8 horas por noite;

11 Paulino Music Se você é daqueles(as) que falam aos berros, mude de estilo. O uso inadequado da voz pode trazer problemas sérios como, por exemplo, nódulos nas cordas vocais; Rouquidão freqüente é um péssimo sinal. Pode significar, entre outras coisas, esforço excessivo das pregas vocais. Procure um médico; Nunca tome própolis puro ou misturado com água. Se você quiser ingerir este alimento, dilua algumas gotas em uma colher generosa de mel. E cuidado com sprays “milagrosos" que são jogados diretamente na garganta; Comer maçã com casca é excelente para limpar a garganta e os dentes também; A respiração é fundamental para quem usa a voz. Imagine que você é um violino e suas cordas vocais são as cordas desse violino. O ar que você respira será o arco usado pelo violino para tirar os sons das cordas. Em outras palavras: sem ar, não há som;

12 Paulino Music Exercite-se regularmente, fazendo exercícios aeróbicos (que trabalham a respiração) como, por exemplo: caminhada, ciclismo e natação; Movimentamos vários músculos para cantar e falar. Por essa razão, prefira sempre os exercícios aeróbicos moderados seguidos de um bom alongamento. Exercícios pesados tornam a musculatura do corpo muito tensa e acabam comprometendo a performance; Quando estamos nervosos ou tensos, nossa respiração fica alterada e, conseqüentemente, a voz. Para que isso não aconteça, faça muito relaxamento e trabalhe o auto-controle emocional; Um(a) profissional da voz não utiliza apenas os aparelhos fonador e respiratório para cantar ou falar. Uma boa interpretação necessita de técnica, entendimento e expressão corporal; Nada melhor do que uma boa técnica vocal para tirar partido do talento que Deus lhe deu. O limite de um profissional com talento e sem técnica é muito pequeno. Estude muito a fim de desenvolver ao máximo o seu instrumento e, principalmente, conhecer a sua extensão vocal. Faça o melhor para Deus, afinal, Ele merece... e muuuuito!!!!

13 Porém, a preocupação tem que ser igual para todas as notas.
Paulino Music Visite um otorrinolaringologista regularmente a fim de prevenir futuros problemas com a voz ou um Fonoaudiólogo para acompanhamento de seu desenvolvimento vocal. O seu instrumento não pode ser trocado, vendido ou comprado como um teclado ou um violão. Ele é único, e lembre-se: se você tratar a sua garganta com carinho, ela poderá lhe dar grandes alegrias. Os agudos sempre saem melhores numa apresentação do que os graves, pois há uma preocupação maior com as notas agudas; Porém, a preocupação tem que ser igual para todas as notas. Dormir bem é ótimo remédio para a voz. Alguns necessitam de quantidade; Mas, o que importa é a qualidade do sono sem interrupções; Toda pessoa que não estuda, estagnada está. Você tem que fazer todos os exercícios de canto que existem, mas deve saber aplicá-los nas músicas que canta freqüentemente.

14 Descubra sempre coisas novas dentro da mesma música.
Paulino Music Estude os exercícios que você tem mais dificuldade do que os que já domina. Descubra sempre coisas novas dentro da mesma música. O trabalho em grupo rende mais porque tem sempre alguém que pode te ajudar e você sempre pode ajudar alguém. Por isso, peça ajuda. Tente colocar e tirar os vibratos na música. Não seja escravo dele. Toda nota que você der pode vir a seu favor ou contra. Toda nota é especial: nota de passagem, grave ou aguda. Toda nota é música! Por isso, valorize todas elas de maneiras diferentes. Ter criatividade, controle e equilíbrio é saber dar uma nota aguda e suave ou “mandar ver” se for necessário. Texto: Kelen Franco

15 Afinal de contas, qual é mesmo a sua voz?
Paulino Music Afinal de contas, qual é mesmo a sua voz? As vozes se diferenciam pela extensão vocal natural que as distinguem em agudas (femininas) e graves (masculinas): Vozes Femininas: Soprano, mezzo e contralto. Vozes Masculinas: Tenor, barítono e baixo. Obs.: Procure identificar com o seu professor qual é a sua voz para que você não canse ao cantar nem se esforce e nem venha trazer danos futuros relacionados ao mal uso da voz. Use sua voz unicamente para louvar a Deus pois a Ele seja toda honra e toda glória hoje e sempre, Amém! Bons estudos, um forte abraço!!!

16 REFERÊNCIAS: Mascarenhas, Marco, Curso de Prática Vocal, Lisboa, 2002
Paulino Music REFERÊNCIAS: Mascarenhas, Marco, Curso de Prática Vocal, Lisboa, 2002 *Se você se interessou pode entrar em contato através do endereço: Todos os direitos reservados pelo autor Paulino Vieira, usado com permissão para reprodução.


Carregar ppt "Uma abordagem didática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google