A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de vírus em engenharia genética

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de vírus em engenharia genética"— Transcrição da apresentação:

1 Uso de vírus em engenharia genética
Vírus são usados como vetores para inserção de um gene em uma determinada célula-alvo; A célula-alvo é que vai efetivamente utilizar o gene. Usados em vacinas de DNA ou em terapias gênicas. Ex.: vacina contra tuberculose, meningite, tratamento contra hemofilia.

2

3 TERAPIA GÊNICA Consiste na substituição do gene anormal que leva à manifestação de determinada doença, pelo gene normal. Atualmente, os estudos de terapia gênica limita-se às células somáticas. Porém, no futuro pretende-se atuar sobre os gametas, evitando a transferência do gene anormal para os descendentes.

4 EXEMPLOS DE DOENÇAS-ALVO DA TERAPIA GÊNICA
FENILCETONÚRIA HIPERCOLESTEROLEMIA ANEMIA FALCIFORME IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (ADA)

5 PRINCIPAIS MANEIRAS DE INTRODUÇÃO DE GENES EM HUMANOS
TÉCNICA EX VIVO TÉCNICA IN VIVO

6 TÉCNICA EX VIVO (fora do corpo)
Uso de um vírus modificado que contenha o alelo normal; Em seguida, são coletadas células da medula vermelha da pessoa afetada para que os vírus alterados infectem essas células; Os vírus introduzem o gene normal nas células; As células, agora modificadas, se multiplicam e são reintroduzidas no paciente.

7 TÉCNICA IN VIVO (dentro do corpo)
Consiste na clonagem do gene normal e de seu preparo para introdução no paciente por meio de injeção intravenosa ou intramuscular. Dessa maneira, o gene incorpora-se às células do paciente e dentro delas passa a comandar a síntese da proteína normal.

8 VACINAS GÊNICAS Genes de agentes causadores de doenças e que codificam proteínas responsáveis por estimular o sistema imunológico humano têm sido isolados. Tais genes são introduzidos em bactérias e clonados. O produto da ação desses genes, ou seja, a proteína, é purificado para depois ser introduzido no organismo, estimulando a produção de anticorpos, isto é, atua como vacina. Exemplo de doenças que já estão produzidas vacinas gênicas: Hepatite B e Meningite.

9 TRANSGÊNICOS OU ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS ( OGMs )
São organismos que recebem genes de outras espécies; São obtidos visando a produção de substâncias de utilidade para o ser humano; As plantas são muito utilizadas na obtenção de transgênicos que produzam toxinas contra pragas; Bactérias transgênicas vem sendo utilizadas para a produção de insulina, hormônio de crescimento, anticorpos específicos, fator VIII (tratamento da hemofilia); Pode-se, por exemplo, introduzir um gene humano em um camundongo ou um gene de inseto em uma planta. Por esses mecanismos foram obtidos camundongos gigantes e planta de fumo que brilhava.

10 OUTROS MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE TRANSGÊNICOS
Utilização da bactéria Agrobacterium tumefaciens Biobalística Eletroporação de Protoplastos

11 Utilização da Agrobacterium tumefaciens
Tal bactéria ocorre no solo e possui a capacidade de introduzir seu plasmídeo no interior de células vegetais. O plasmídeo se incorpora ao material genético da célula do organismo a ser modificado. Atua, portanto, como um vetor natural para introdução do DNA no organismo a ser modificado.

12 BIOBALÍSTICA Envolve a utilização de microprojéteis de ouro ou tungstênio associadas à moléculas de DNA, que são introduzidas nas células do organismo que se deseja modificar. Tal procedimento não traz prejuízo para as células, sendo, por isso, um método muito utilizado hoje em dia. Vantagem: não utiliza vetores como vírus e bactérias para a introdução do DNA no organismo a ser modificado.


Carregar ppt "Uso de vírus em engenharia genética"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google