A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após."— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após a 2ª Guerra: A rápida expansão industrial inaugurou o reinado do petróleo. -1973e 1979: A crise do petróleo levou o Brasil a substituir a gasolina pelo álcool (proálcool), à utilização da eletricidade em setores que utilizavam o óleo diesel, diminuindo as importações de petróleo, aumentando as extrações internas.

2 A EXPANSÃO DA ELETRICIDADE - É fator de destaque pois em 1975, era responsável por 20% do consumo energético total e em 2000, saltou para 40%. - Financiados pelo tesouro nacional e empréstimos externos na década de 70, tais recursos foram utilizados pela Eletrobrás e suas subsidiárias(Eletronorte, Eletrosul, Furnas e Chesf) na construção de hidrelétricas de grande porte. - Década de 1990: Período de privatizações tendo como resultado uma crise energética em 2001.

3 A ENERGIA HIDRELÉTRICA - Atualmente: 20% da geração de energia e 80% da distribuição já foram privatizadas. - Bacias do Amazonas, Tocantins e Paraná: Está a maior parte do potencial hidrelétrico nacional. - Região sudeste: É responsável por mais de 50% do consumo total da eletricidade. (Pólo industrial) - Sul e Nordeste: 2º e 3º lugar em consumo. A bacia do Paraná é a principal fornecedora para o Sudeste e Sul (70% do potencial energético nacional)

4 HIDRELÉTRICA DE ITAIPU - Em 1975: Foi assinado o tratado associando o Brasil ao Paraguai na construção de Itaipu(Rio Paraná). Uma das maiores do mundo. - Potência: Superior à 12.000 MW (25% do país). Como base, Balbina (Amazonas) possui 250 MW. Insuficiente para a capital amazonense. - Usina de Tucuruí (Pará): Passou a operar em 1984. A capacidade geradora é a 2ª maior do país.

5 Empreendimentos Termelétricos O Brasil: Importa a maior parte do carvão mineral que consome pois, mesmo tendo reservas carboníferas nas regiões norte e principalmente sul, não é suficiente para atender à demanda interna. A construção do gasoduto Brasil/Bolívia proporcionou condições para investimentos em usinas movidas a gás(baixo custo em relação à hidrelétrica) ligando MS, SP e região sul do país.

6 USINAS NUCLEARES - Iniciadas no Brasil em 1969 quando o Brasil comprou da empresa norte-americana Westinghouse a usina Angra 1 com capacidade de 600MW alimentada por urânio enriquecido. - Em 1975: O general Geisel assinou um acordo com a Alemanha para a construção de reatores nucleares que não se completou pois dos 08 previstos está em funcionamento somente o Angra II.


Carregar ppt "FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google