A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Evaldo Medeiros de Sousa Júnior Prof: Luis Sebastião Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO SUPERVISIONADO Evaldo Medeiros de Sousa Júnior Prof: Luis Sebastião Costa."— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Evaldo Medeiros de Sousa Júnior Prof: Luis Sebastião Costa

2 FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A É administrada indiretamente pelo Governo Federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e controlada pela ELETROBRÁS. Atua nas áreas de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Garante o fornecimento de energia elétrica em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, além de estar presente nos estados do Paraná e Mato Grosso.

3 Usinas hidrelétricas ITUMBIARA – MG ( 2082MW ) MARIMBONDO – SP e MG ( 1440MW ) SERRA DA MESA – GO ( 1275MW ) FURNAS – MG ( 1216MW ) ESTREITO – SP (1050MW) MASCARENHAS DE MORAES – MG ( 476MW ) CORUMBÁ – GO ( 375MW ) PORTO COLÔMBIA - SP e MG ( 320MW ) FUNIL – MG ( 216MW ) MANSO – MT ( 210MW )

4 Usinas termelétricas SANTA CRUZ – RJ (600 MW) CAMPOS - RJ (30MW)

5 Linhas de transmissão Km 1% - ABAIXO DE 138 KV 12% - EM 138 KV 10% EM 230 KV 30% EM 345 KV 23% EM 500 KV 9% EM 600 KV 15% EM 750 KV OBS: FURNAS CONTA AINDA COM 43 SUBESTAÇÕES ESPALHADAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

6 Local do Estágio DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DE TRANSMISSÃO DPT DIVISÃO DE ESTUDOS DE EQUIPAMENTOS DEEQ

7 Departamento de Planejamento de Transmissão DPT Estudos técnicos e econômicos para expansão do sistema. Estudos para a modernização das instalações de geração e transmissão. Elaboração de documentos técnicos para preparação de editais para leilões.

8 Divisão de estudos de equipamentos DEEQ Estudos de sistemas elétricos específicos para linhas de transmissão e subestações. Analisar o impacto de novos empreendimentos no desempenho de equipamentos em operação. Estudo de transitórios eletromagnéticos de manobra e de origem atmosféricas em equipamentos.

9 Atividades desenvolvidas Aprendendo a utilizar o programa ATP para simulações de transitórios em equipamentos. Estudo de implantação de Central Eólica para funcionamento em Arraial do Cabo através do PROINFA.

10 PROINFA Programa de incentivo às fontes alternativas de energia elétrica Diversificação da matriz energética Contratação de 3300 MW de energia elétrica Eólica, Biomassa e PCHs Até 70% de financiamento pelo BNDES Garantia de pagamento de no mínimo 70% da energia contratada por um período de 20 anos

11 Centrais Eólicas

12 Principais aspectos a serem analisados para implantação de uma usina eólica Potencial eólico da região Ponto de ligação Questões ambientais Impacto na qualidade de energia


Carregar ppt "ESTÁGIO SUPERVISIONADO Evaldo Medeiros de Sousa Júnior Prof: Luis Sebastião Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google