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“INFRATORES CONTUMAZES”

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Apresentação em tema: "“INFRATORES CONTUMAZES”"— Transcrição da apresentação:

1 “INFRATORES CONTUMAZES”
ABRAMET - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE TRÁFEGO Pesquisa Abramet- Março / 2006 “INFRATORES CONTUMAZES” “Pesquisas de observação de infrações de condutores em rodovias no entorno da Região Metropolitana de São Paulo” x “Proposta de fiscalização aleatória para o estado de São Paulo (vias urbanas e rodovias)” 08/ABRIL/2006

2 “Pesquisas de observação de infrações de condutores em rodovias no entorno da Região Metropolitana de São Paulo”: 1- Acompanhamento de veículos 2- Observação de velocidade de condutores com veículo teste 3- Observação de mudanças de faixas e conversões 4- Postos fixos – saídas da rodovia (trevos à direita e postos de parada)

3 1- Acompanhamento de veículos (rodovias)

4 1.1- Objetivo: Quantificar por amostragem aleatória os índices reais de infrações de veículos em movimento Tipos de veículos observados (16 tipos) x Amostra piloto = 148 veículos 01-Automóvel particular (condutor: sexo masculino) = 62 02-Automóvel particular (condutor: sexo feminino) = 15 03-Automóvel particular (condutor: não visível ou não identificado) = 6 04-Automóvel (com nome da empresa) = 3 05-Van, Kombi, pick-up (carga) particular (sem nome da empresa) = 14 06-Van, Kombi, pick-up (carga) (com nome da empresa) = 4 07-Lotação / táxi executivo (Van / kombi de passageiro) = 1 11-Ônibus de fretamento = 1 12-Ônibus rodoviário = 10 13-Táxi = 3 17-Ambulância com sirene desligada = 1 20-Veículo de qualquer tipo / uso público = 2 21-Caminhão de 2 eixos (sem nome da empresa) = 4 22-Caminhão de 2 eixos (com nome da empresa) = 4 23-Caminhão de 3 ou mais eixos (sem nome da empresa) = 8 24-Caminhão de 3 ou mais eixos (com nome da empresa) = 10

5 1.2 – Rodovias e trechos percorridos nos dois sentidos
148 VEÍCULOS OBSERVADOS SP-280 CASTELLO BRANCO TRECHO: km – 15 ao km – 79 Cidades de referência: Osasco a Sorocaba 60 Veículos observados (40,5 %) SP-330 ANHANGUERA TRECHO: km – 12 ao km – 75 Cidades de referência: São Paulo a Vinhedo 59 Veículos observados (39,9 %) SP-348 BANDEIRANTES TRECHO: km – 16 ao km – 47 Cidades de referência: São Paulo a Jundiaí 29 Veículos observados (19,6 %)

6 1.3 - Metodologia e tipos de infrações observadas
Acompanhamento de veículos (Horário base: 10 às 17 horas) Contagem de até 14 tipos de infrações por tipo de veículo 01- Não uso da seta à esquerda 02- Não uso da seta na mudança de faixa 03- Não uso da seta à direita 04- Cinto de Segurança (banco dianteiro) 05- Celular 06- Não manter distância 07- Condutor com braço de fora 08- Criança menor de 10 anos no assento da frente 09- Criança solta atrás 10- Ultrapassagem em local proibido (dupla amarela) 11- Animal solto 12- Lixo (pela janela) 13- Excesso de velocidade 14- Luz de freio queimada

7 1.4 - Critérios x Amostragem Resultante
Amostra piloto = 148 Veículos 574 km de acompanhamento Distância média = 3,88 km / veículo 6: 26: 38 horas de observações( segundos) Tempo médio = 157 segundos / veículo (2,62 minutos) 148 veículos observados Dia útil = 106 (71,6 %) Sábado = 42 (28,4 %) Origem do veículo (placa) Região Metropolitana de São Paulo = 63 (42,6 %) Estado de São Paulo – Interior = 67 (45,3 %) Demais Estados = 18 (12,2 %) 268 Infrações observadas

8 1.5- Índices Médios de Infrações Obtidos na Pesquisa:
148 veículos observados 112 veículos com infrações = 75,7 % 36 veículos sem infrações = 24,3 % 268 infrações observadas TOTAL GERAL (Média) 1,81 infrações / veículo 41,6 infrações / hora por veículo 0,69 infrações / minuto 1,44 minutos / infração 47 infrações a cada 100 km 0,47 infrações / km por veículo 2,14 km / infração

9 1.6 – Índices médios de infrações por rodovia
SP-280 CASTELLO BRANCO 60 veículos observados 44 veículos com infrações = 73,3 % 16 veículos sem infrações = 26,7 % 100 infrações observadas TOTAL GERAL (Média) 1,67 infrações / veículo 35,4 infrações / hora por veículo 0,59 infrações / minuto 1,70 minutos / infração 41 infrações a cada 100 km 0,41 infrações / km por veículo 2,43 km / infração

10 1.6 – Índices médios de infrações por rodovia
SP-330 ANHANGUERA 59 veículos observados 47 veículos com infrações = 79,7 % 12 veículos sem infrações = 20,3 % 113 infrações observadas TOTAL GERAL (Média) 1,92 infrações / veículo 51,6 infrações / hora por veículo 0,86 infrações / minuto 1,17 minutos / infração 57 infrações a cada 100 km 0,57 infrações / km por veículo 1,75 km / infração

11 1.6 – Índices médios de infrações por rodovia
SP-348 BANDEIRANTES 29 veículos observados 21 veículos com infrações = 72,4 % 8 veículos sem infrações = 27,6 % 55 infrações observadas TOTAL GERAL (Média) 1,90 infrações / veículo 39,0 infrações / hora por veículo 0,65 infrações / minuto 1,54 minutos / infração 41 infrações a cada 100 km 0,41 infrações / km por veículo 2,42 km / infração

12 02- Não uso da seta – mudança de faixa 64,18 % 02
1.7- Distribuição % em relação ao Total de Infrações: Nº de ordem Tipo de Infração Observada (Ordem decrescente pela Média Geral) % do Total de Infrações Média Geral da Amostra Piloto (148 veículos x 268 infrações) 01 02- Não uso da seta – mudança de faixa 64,18 % 02 13- Excesso de velocidade 15,30 % 03 07- Condutor – Braço de fora 8,58 % 04 04- Cinto de segurança 4,48 % 05 05- Celular 2,61 % 06 03-Não uso da seta – conversão à direita 1,49 % 07 06- Não manter distância 08 09- Criança solta atrás 0,75 % 09 14- Luz de freio queimada 10 12- Lixo (pela Janela) 0,37 % TOTAL 100,00 %

13 1.8- Distribuição % das Infrações em relação ao
Total de Veículos Observados: Nº de ordem Tipo de Infração Observada (Ordem decrescente pela Média Geral) % Em relação ao Total de Veículos Observados Média Geral da Amostra Piloto (148 veículos x 268 infrações) 01 02- Não uso da seta – mudança de faixa 116,22 % 02 13- Excesso de velocidade 27,70 % 03 07- Condutor – Braço de fora 15,54 % 04 04- Cinto de segurança 8,11 % 05 05- Celular 4,73 % 06 03-Não uso da seta – conversão à direita 2,70 % 07 06- Não manter distância 08 09- Criança solta atrás 1,35 % 09 14- Luz de freio queimada 10 12- Lixo (pela Janela) 0,68 %

14 2- Observação de velocidade de condutores com veículo teste (rodovias)

15 2.1- Objetivo: Quantificar por amostragem os índices reais de infrações de veículos que ultrapassam a velocidade máxima regulamentada no trecho, por categoria de veículo (4 Tipos): 1- AUTOS / UTILITÁRIOS = 207 (45,1 %) 2- MOTOS = 28 ( 6,1 %) 3- CAMINHÕES = 204 ( 44,4 %) 4- ÔNIBUS = 20 ( 4,4 %)

16 2.2 – Rodovias e trechos percorridos nos dois sentidos
459 VEÍCULOS OBSERVADOS SP-280 CASTELLO BRANCO TRECHO: km – 13 ao km – 69 Cidades de referência: Osasco a Sorocaba 281 Veículos observados (61,2 %) SP-330 ANHANGUERA TRECHO: km – 13 ao km – 75 Cidades de referência: São Paulo a Vinhedo 101 Veículos observados (22,0 %) SP-348 BANDEIRANTES TRECHO: km – 16 ao km – 60 Cidades de referência: São Paulo a Jundiaí 77 Veículos observados (16,8 %)

17 2.3 - Metodologia e tipos de infrações observadas
Acompanhamento de veículos (Horário base: 10 às 17 horas) Contagem de veículos observados com a velocidade menor / igual e maior que a velocidade máxima regulamentada no trecho, de acordo com a categoria do veículo

18 2.4 - Critérios x Amostragem Resultante Amostra piloto = 459 Veículos
574,1 km de acompanhamento 6: 13: 06 horas de observações ( segundos) 459 veículos observados Dia útil = 301 (65,6 %) Sábado = 158 (34,4 %) 78 Infrações de excesso de velocidade

19 2.5- Índices Médios de Infrações Obtidos na Pesquisa:
459 veículos observados 78 veículos com velocidade maior = 16,99 % 381 veículos com velocidade menor / igual = 83,01 % TOTAL GERAL (Média de infrações com o veículo teste circulando na velocidade máxima permitida no trecho, para a categoria do veículo) 12,5 infrações / hora 0,21 infrações / minuto 4,78 minutos / infração 13,6 infrações a cada 100 km 0,136 infrações / km 7,36 km / infração

20 2.6- Índices Médios de Infrações por rodovia:
SP-280 CASTELLO BRANCO 281 veículos observados 36 veículos com velocidade maior = 12,81 % 245 veículos com velocidade menor / igual = 87,19 % TOTAL GERAL (Média de infrações com o veículo teste circulando na velocidade máxima permitida no trecho para a categoria do veículo) 10,3 infrações / hora 0,17 infrações / minuto 5,81 minutos / infração 11,1 infrações a cada 100 km 0,111 infrações / km 8,99 km / infração

21 2.6- Índices Médios de Infrações por rodovia
SP-330 ANHANGUERA 101 veículos observados 28 veículos com velocidade maior = 27,72 % 73 veículos com velocidade menor / igual = 72,28 % TOTAL GERAL (Média de infrações com o veículo teste circulando na velocidade máxima permitida no trecho, para a categoria do veículo) 16,5 infrações / hora 0,27 infrações / minuto 3,64 minutos / infração 18,8 infrações a cada 100 km 0,188 infrações / km 5,33 km / infração

22 2.6- Índices Médios de Infrações por rodovia
SP-348 BANDEIRANTES 77 veículos observados 14 veículos com velocidade maior = 18,18 % 63 veículos com velocidade menor / igual = 81,82 % TOTAL GERAL (Média de infrações com o veículo teste circulando na velocidade máxima permitida no trecho, para a categoria do veículo) 13,6 infrações / hora 0,23 infrações / minuto 4,42 minutos / infração 13,8 infrações a cada 100 km 0,138 infrações / km 7,22 km / infração

23 % de Infrações de velocidade em relação `a
2.7- % de Infrações de velocidade em relação à Categoria do Veículo Observado: Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente) % de Infrações de velocidade em relação `a Categoria do Veículo Observado (459 veículos x 78 infrações) 01 1- AUTOS / UTILITÁRIOS 24,64 % 02 2- MOTOS 21,43 % 03 4- ÔNIBUS 20,00 % MÉDIA 16,99 % 04 3- CAMINHÕES 8,33 %

24 3- Observação de mudanças de faixas e conversões (rodovias)

25 3.1- Objetivo: Quantificar por amostragem os índices reais de infrações de veículos que efetuam conversões e mudam de faixa sem a utilização da seta, por categoria de veículo (4 Tipos): 1- AUTOS / UTILITÁRIOS 2- MOTOS 3- CAMINHÕES 4- ÔNIBUS

26 3.2 – Rodovias e trechos percorridos nos dois sentidos
205 CONVERSÕES OBSERVADAS 1.890 MUDANÇAS DE FAIXA OBSERVADAS SP-280 CASTELLO BRANCO TRECHO: km – 13 ao km – 78 Cidades de referência: Osasco a Sorocaba 101 Conversões observadas (49,3 %) 936 Mudanças de faixa observadas (49,5 %) SP-330 ANHANGUERA TRECHO: km – 12 ao km – 71 Cidades de referência: São Paulo a Loveira 67 Conversões observadas (32,7 %) 369 Mudanças de faixa observadas (19,5 %) SP-348 BANDEIRANTES TRECHO: km – 13 ao km – 47 Cidades de referência: São Paulo a Jundiaí 37 Conversões observadas (18,0 %) 585 Mudanças de faixa observadas (31,0 %)

27 3.3 - Metodologia e tipos de infrações observadas
Acompanhamento de veículos (Horário base: 10 às 17 horas) Contagem do número de conversões e de mudanças de faixa de tráfego e do número de infrações (falta de utilização da seta) nestas operações. As observações foram realizadas com o veículo teste circulando na velocidade média dos autos/utilitários verificada no trecho

28 3.4 - Critérios x Amostragem Resultante
2.095 INFRAÇÕES (Alguns veículos observados cometeram mais de uma infração) 205 CONVERSÕES OBSERVADAS 1.890 MUDANÇAS DE FAIXA OBSERVADAS 1.401,5 km de acompanhamento 16: 14: 38 horas de observações ( segundos) Velocidade média do veículo teste = 86,3 km/h

29 3.5- Índices Médios de Infrações Obtidos na Pesquisa:
205 CONVERSÕES OBSERVADAS 63 infrações (30,7 %) 1.890 MUDANÇAS DE FAIXA OBSERVADAS 929 infrações (49,2 %) 1.026 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A ESQUERDA 485 infrações (47,3 %) 864 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A DIREITA 444 infrações (51,4 %) TOTAL GERAL (Conversões e Mudanças de faixas) (Média de infrações com o veículo teste circulando na velocidade média dos autos/utilitários verificada no trecho) 129 infrações / hora 2,15 infrações / minuto 0,47 minutos / infração 150 infrações a cada 100 km 1,5 infrações / km 0,67 km / infração

30 3.6- Índices Médios de Infrações por rodovia:
SP-280 CASTELLO BRANCO 101 CONVERSÕES OBSERVADAS 28 infrações (27,7 %) 936 MUDANÇAS DE FAIXA OBSERVADAS 421 infrações (45,0 %) 484 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A ESQUERDA 211 infrações (43,6 %) 452 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A DIREITA 210 infrações (46,5 %)

31 3.6- Índices Médios de Infrações por rodovia:
SP-330 ANHANGUERA 67 CONVERSÕES OBSERVADAS 23 infrações (34,3%) 369 MUDANÇAS DE FAIXA OBSERVADAS 178 infrações (48,2 %) 180 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A ESQUERDA 76 infrações (42,2 %) 189 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A DIREITA 102 infrações (54,0 %)

32 3.6- Índices Médios de Infrações por rodovia:
SP-348 BANDEIRANTES 37 CONVERSÕES OBSERVADAS 12 infrações (32,4 %) 585 MUDANÇAS DE FAIXA OBSERVADAS 330 infrações (56,4 %) 362 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A ESQUERDA 198 infrações (54,7 %) 223 MUDANÇAS DE FAIXA PARA A DIREITA 132 infrações (59,2 %)

33 Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações
3.7- Contagem de “Conversões e de Infrações”, em relação à Categoria do Veículo Observado: Nº de ordem Categoria do Veículo Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoriade veículo (E/B) Total de Conversões Observadas (A) % do Total de Conversões (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 01 1-Autos / Utilitários 124 60,49 41 33,06 65,08 1,08 02 2-Motos 6 2,93 3 50,00 4,76 1,63 03 3-Caminhões 65 31,71 16 24,62 25,40 0,80 04 4-Ônibus 10 4,88 30,00 0,98 TOTAL 205 100,00 63 30,73 1,00

34 3.8- Contagem de “Mudanças de Faixas (Esquerda + Direita) e de Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado: Nº de ordem Categoria do Veículo Contagem de Mudanças de Faixas (Universo) (Para a Esquerda e Direita) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Mudanças de Faixas Observadas (A) % do Total de Mudanças de Faixas (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 01 1-Autos / Utilitários 1.036 54,81 574 55,41 61,79 1,13 02 2-Motos 167 8,84 130 77,84 13,99 1,58 03 3-Caminhões 581 30,74 218 37,52 23,47 0,76 04 4-Ônibus 106 5,61 7 6,60 0,75 0,13 TOTAL 1.890 100,00 929 49,15 1,00

35 4- Postos fixos – saídas da rodovia (trevos à direita e postos de parada)

36 4.1- Objetivo: Quantificar por amostragem os índices reais de infrações de veículos que utilizem saídas da rodovia (trevos à direita e postos de parada), em três tipos de dias (sexta-feira, sábado e domingo), por tipo de veículo (24 Tipos): 01-Automóvel particular (condutor: sexo masculino) 02-Automóvel particular (condutor: sexo feminino) 03-Automóvel particular (condutor: não visível ou não identificado) 04-Automóvel (com nome da empresa) 05-Van, Kombi, pick-up (carga) particular (sem nome da empresa) 06-Van, Kombi, pick-up (carga) (com nome da empresa) 07-Lotação / táxi executivo (Van / kombi de passageiro) 08-Escolar (Van, kombi, microônibus ou ônibus) 09-Ônibus urbano (2 ou mais portas) 10-Ônibus urbano (micro ou mini) 11-Ônibus de fretamento 12-Ônibus rodoviário

37 4.1- Objetivo: 13-Táxi 14-Motocicleta particular 15-Motocicleta de entrega ou moto-táxi 16-Motocicleta da Polícia Militar 17-Ambulância com sirene desligada 18-Resgate / bombeiro com sirene desligada 19-Polícia Militar / Guarda Municipal ou Metropolitana (exceto as motos) 20-Veículos de qualquer tipo/ uso público (DER, DERSA, Concessionária, CET, água, luz, telefone, gás, etc.) 21-Caminhão de 2 eixos (sem nome da empresa) 22-Caminhão de 2 eixos (com nome da empresa) 23-Caminhão de 3 ou mais eixos (sem nome da empresa) 24-Caminhão de 3 ou mais eixos (com nome da empresa)

38 4.2 - Postos de pesquisa x locais x horários
SP-330 ANHANGUERA Posto-1: km – 14,5 (São Paulo) (07 às 10h30) Sentido: S/N Saída para a Vila Mangalot (Rua Jair Afonso Inácio) Referência: Posto Costelão (Antigo Posto Presidente) Posto-2: km – 39,0 (Cajamar) (11h30 às 15h) Sentido: S/N Saída-39 para Jordanésia (Av. Domingos Alonso Lopes) Referência: Pães e Doces Bella Luna Posto-3: km – 58,0 (Jundiaí) (15h30 às 19h) Sentido: S/N Saída-58-A para Cabreúva / Salto (Jundiaí / Centro) SP-280 CASTELLO BRANCO Posto-4: km – 29,5 (Barueri) (07h às 10h30) Sentido: L/O Saída para o Shopping Barueri (Rede Graal) Posto-5: km – 26,0 (Barueri) (11h30 às 15h) Sentido: O/L Saída-26-A para Barueri Posto-6: km – 23,0 (Barueri) (15h30 às 19h) Sentido: O/L Saída-23-A para Alphaville

39 4.3 - Metodologia e tipos de infrações observadas
Contagem de veículos por tipo na saída (Universo) Número de tipos de veículos (24 Tipos) Contagem de infrações por tipo de veículo (10 Tipos) 01- Cinto de segurança (banco dianteiro) 02- Não uso da seta (conversão à direita) 03- Celular 04- Condutor com braço de fora 05- Lixo (pela janela) 06- Criança menor de 10 anos no assento da frente 07- Criança solta atrás 08- Animal solto 09- Falta de capacete (motociclista)

40 4.4 - Critérios x Amostragem Resultante
6 postos Período de 3,5 horas de observação por dia em cada posto 3 Tipos de dias (sexta-feira, sábado e domingo) Observação integral da saída (10,5 horas de pesquisa por saída) 63 horas de observações veículos observados infrações observadas

41 4.5- Índices Médios de Infrações Obtidos na Pesquisa:
veículos observados (6 Postos = 6 saídas) infrações (Média= 68,84 % do Universo Observado) TOTAL GERAL (Média) 192,4 infrações / hora por saída 3,21 infrações / minuto por saída Sexta- feira= 63,20 % do Universo Observado 231,0 infrações / hora por saída 3,85 infrações / minuto por saída Sábado= 73,95 % do Universo Observado 199,5 infrações / hora por saída 3,33 infrações / minuto por saída Domingo= 72,20 % do Universo Observado 146,5 infrações / hora por saída 2,44 infrações / minuto por saída

42 4.6- Índices Médios de Infrações por rodovia:
SP-280 CASTELLO BRANCO veículos observados (3 Postos = 3 saídas) 8.130 infrações (Média= 68,06 % do Universo Observado) TOTAL GERAL (Média) 258,1 infrações / hora por saída 4,30 infrações / minuto por saída

43 4.6- Índices Médios de Infrações por rodovia:
SP-330 ANHANGUERA 5.659 veículos observados (3 Postos = 3 saídas) 3.989 infrações (Média= 70,49 % do Universo Observado) TOTAL GERAL (Média) 126,6 infrações / hora por saída 2,11 infrações / minuto por saída

44 % Em relação ao Total de Veículos Observados
4.7- % Média de Infrações por Tipo: Nº de ordem Tipo de Infração Observada (Ordem decrescente pela Média Geral) % Em relação ao Total de Veículos Observados Média Geral Sexta-feira Sábado Domingo 01 2- Não uso da seta 58,59 54,87 61,84 60,96 02 1- Cinto de segurança 7,39 4,92 9,32 9,27 03 4- Condutor - Braço de fora 1,86 2,12 1,87 1,36 04 3- Celular 0,83 1,24 0,72 0,26 05 7- Criança solta atrás 0,05 0,00 0,04 0,16 06 5- Lixo 07 6- Criança menor de 10 anos no assento da frente 0,01 0,09 08 8- Animal solto 0,03 09 9- Falta de capacete

45 (Ordem decrescente pela Média Geral)
4.8- % Média de Infrações por Tipo de Veículo x Tipo de dia: Nº de ordem Tipo de Veículo (Ordem decrescente pela Média Geral) % de infrações segundo o Universo por Tipo de Veículo e por tipo de Dia (múltiplas infrações por veículo) Média Geral Sexta- feira Sábado Domingo 01 19-Polícia Militar / Guarda Municipal ou Metropolitana (exceto as motos) 103,70 84,62 114,29 128,57 02 01-Automóvel particular (condutor: sexo masculino) 76,98 72,81 79,11 79,87 03 10-Ônibus urbano (micro ou mini) 74,31 82,09 97,83 22,58 04 14-Motocicleta particular 73,64 78,66 69,63 69,88 05 20-Veículos de qualquer tipo/ uso público (DER, DERSA, Concessionária, CET, água, luz, telefone, gás, etc.) 72,73 68,75 80,00 71,88 06 13-Táxi 72,12 71,43 88,33 50,00 07 09-Ônibus urbano (2 ou mais portas) 69,23 62,27 75,00 77,36 MÉDIA GERAL 68,92 63,24 74,09 72,27

46 (Ordem decrescente pela Média Geral)
4.8- % Média de Infrações por Tipo de Veículo x Tipo de dia: Nº de ordem Tipo de Veículo (Ordem decrescente pela Média Geral) % de infrações segundo o Universo por Tipo de Veículo e por tipo de Dia (múltiplas infrações por veículo) Média Geral Sexta-feira Sábado Domingo 08 05-Van, Kombi, pick-up (carga) particular (sem nome da empresa) 64,58 54,06 78,88 70,20 09 21-Caminhão de 2 eixos (sem nome da empresa) 63,20 59,42 64,42 90,91 10 17-Ambulância com sirene desligada 57,14 100,00 33,33 0,00 11 04-Automóvel (com nome da empresa) 56,84 50,88 73,08 50,00 12 02-Automóvel particular (condutor: sexo feminino) 56,23 53,12 66,48 13 03-Automóvel particular (condutor: não visível ou não identificado) 55,99 66,67 58,88 35,42 14 23-Caminhão de 3 ou mais eixos (sem nome da empresa) 53,51 52,05 51,00 72,00 15 08-Escolar (Van, kombi, microônibus ou ônibus) 53,33 48,08 87,50

47 (Ordem decrescente pela Média Geral)
4.8- % Média de Infrações por Tipo de Veículo x Tipo de dia: Nº de ordem Tipo de Veículo (Ordem decrescente pela Média Geral) % de infrações segundo o Universo por Tipo de Veículo e por tipo de Dia (múltiplas infrações por veículo) Média Geral Sexta-feira Sábado Domingo 16 07-Lotação / táxi executivo (Van / kombi de passageiro) 52,26 45,24 46,48 75,00 17 15-Motocicleta de entrega ou moto-táxi 47,95 46,51 66,67 26,67 18 16-Motocicleta da Polícia Militar 40,00 35,71 50,00 19 24-Caminhão de 3 ou mais eixos (com nome da empresa) 38,76 33,33 43,06 50,91 20 22-Caminhão de 2 eixos (com nome da empresa) 38,55 28,10 58,33 21 11-Ônibus de fretamento 37,14 35,48 44,83 28,57 22 06-Van, Kombi, pick-up (carga) (com nome da empresa) 34,41 33,14 34,88 42,86 23 12-Ônibus rodoviário 28,89 38,64 14,29 24,00

48 4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado:
Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 01 01-Automóvel particular (condutor: sexo masculino) 9.639 54,75 7420 76,98 61,23 1,12 02 02-Automóvel particular (condutor: sexo feminino) 1.869 10,62 1051 56,23 8,67 0,82 03 05-Van, Kombi, pick-up (carga) particular (sem nome da empresa) 1.259 7,15 813 64,58 6,71 0,94

49 4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado:
Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 04 14-Motocicleta particular 922 5,24 679 73,64 5,60 1,07 05 09-Ônibus urbano (2 ou mais portas) 559 3,18 387 69,23 3,19 1,01 06 21-Caminhão de 2 eixos (sem nome da empresa) 413 2,35 261 63,20 2,15 0,92 07 03-Automóvel particular (não visível ou não identificado) 359 2,04 201 55,99 1,66 0,81

50 (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado)
4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado: Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 08 22-Caminhão de 2 eixos (com nome da empresa) 332 1,89 128 38,55 1,06 0,56 09 24-Caminhão de 3 ou mais eixos (com nome da empresa) 307 1,74 119 38,76 0,98 10 06-Van, Kombi, pick-up (carga) (com nome da empresa) 279 1,58 96 34,41 0,79 0,50

51 4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado:
Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 11 23-Caminhão de 3 ou mais eixos (sem nome da empresa) 271 1,54 145 53,51 1,20 0,78 12 13-Táxi 226 1,28 163 72,12 1,34 1,05 13 07-Lotação / táxi executivo (Van / kombi de passageiro) 199 1,13 104 52,26 0,86 0,76 14 04-Automóvel (com nome da empresa) 190 1,08 108 56,84 0,89 0,83

52 4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado:
Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 15 15-Moto de entrega ou moto-táxi 171 0,97 82 47,95 0,68 0,70 16 10-Ônibus urbano (micro ou mini) 144 0,82 107 74,31 0,88 1,08 17 20-Veículos de uso público (DER, DERSA, Concessionária, CET, água, luz, telefone, gás) 110 0,62 80 72,73 0,66 1,06 18 11-Ônibus de fretamento 105 0,60 39 37,14 0,32 0,54

53 4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado:
Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 19 12-Ônibus rodoviário 90 0,51 26 28,89 0,21 0,42 20 08-Escolar (Van, kombi, microônibus ou ônibus) 75 0,43 40 53,33 0,33 0,77 21 19-Polícia Militar / Guarda Municipal ou Metropolitana (exceto as motos) 54 0,31 56 103,70 0,46 1,51

54 4.9- Contagem de “Infrações” em relação à Categoria do Veículo Observado:
Nº de ordem Categoria do Veículo (Ordem decrescente pelo Total Geral Contado) Contagem de Conversões (Universo) Total de Infrações Índice relativo de Infrações por categoria de veículo (E/B) Total de Veículos Observados (A) % do Total de Veículos (B) Total de Infrações ( C ) % de Infrações por categoria de veículo (D) =(C/A)*100 % do Total de Infrações (E) 22 16-Moto da Polícia Militar 25 0,14 10 40,00 0,08 0,58 23 17- Ambulância (sirene desligada) 7 0,04 4 57,14 0,03 0,83 24 18-Resgate / bombeiro (sirene deslig.) - TOTAL 17.605 100,00 12.119 68,84 1,00

55 4.10- Principais % de infrações por tipo de veículo:

56 4.10- Principais % de infrações por tipo de veículo:

57 4.10- Principais % de infrações por tipo de veículo:

58 TOTAL (10 Tipos de infrações pesquisadas)
4.11- Número médio de infrações por hora, por saída e tipo de dia: TOTAL (10 Tipos de infrações pesquisadas) Sexta-feira = 231,0 / hora por saída Sábado = 199,5 / hora por saída Domingo = 146,5 / hora por saída Média geral = 192,4 / hora por saída

59 5- Comparações entre as quatro pesquisas
e alguns índices gerais obtidos

60 5.1- Comparativo dos Índices de Infrações x Pesquisa:
Nº de ordem Tipo de Infração Observada (Ordem decrescente pela Pesquisa-4) % de Infrações por tipo de veículo e por tipo de Pesquisa TIPO DE PESQUISA 1- Acompanhamento de veículos 2-Velocidade com veículo teste 3-Conversões e mudanças de faixa 4-Ponto fixo (saída para trevos e paradas) 01 Não uso da seta - conversão 2,70 30,73 58,59 02 Cinto de segurança 8,11 7,39 03 Condutor - Braço de fora 15,54 1,86 04 Celular 4,73 0,83 05 Criança solta atrás 1,35 0,05 06 Lixo pela janela 0,68 07 Criança menor de 10 anos no banco da frente 0,00 08 Animal solto 0,03 09 Falta de capacete 10 Não uso da seta - mudança de faixa 116,22 49,15 11 Não manter distância 12 Excesso de velocidade 27,70 16,99 13 Luz de freio queimada

61 Estimativas anuais de infrações nas rodovias do Estado de São Paulo PESQUISA- 1: ACOMPANHAMENTO DE VEÍCULOS Estimativa do Momento de Transporte: ( km x Veículo / dia) (Fonte: DER-1996 – Estatística de Trânsito) Número médio de infrações / km por veículo = 0,47 (Pesquisa – 1) Total – 24 horas = 29,14 Milhões de infrações por dia (24 horas) Horário parcial das 08 às 18 horas (10 horas por dia) equivale a aproximadamente 60 % do tráfego de 24 horas Total parcial = 17,5 Milhões de infrações por dia (10 horas) Total Por Hora (10 horas)= 1,75 Milhões / hora Total Por Minuto= ,1 Mil / minuto Total Por Segundo= / segundo Estimativa de infrações para o ano (10 horas) Total Anual= 6,38 Bilhões / ano

62 Estimativas anuais de infrações nas rodovias do Estado de São Paulo PESQUISA- 4: POSTOS FIXOS – Saídas da rodovia (Trevos à direita e postos de parada) Estimativa: saídas das rodovias com fluxo equivalente Número médio de infrações por saída (10 horas) por ano Sexta-feira (dias úteis) = 231 x 10 x 250 dias => infr/saída Sábado = 199 x 10 x 50 dias => infr/saída Domingos (feriados) = 147 x 10 x 65 dias => infr/saída Total = infrações por saída / ano (10 horas por dia) Horário parcial das 08:00 às 18:00 horas (10 horas por dia) Estimativa de infrações somente para as saídas (10 horas) Total Anual= 3,09 Bilhões / ano Total Mensal= ,5 Milhões / mês Total Diário= ,47 Milhões / dia Total Por Hora (10 horas)= ,6 Mil / hora Total Por Minuto= ,1 Mil / minuto Total Por Segundo= / segundo

63 5.3- Onde Está a Indústria de Multas nas
Rodovias do Estado de São Paulo ? Total aproximado de Autuações/ano (Todas as Infrações e Rodovias Estaduais) autuações / ano Por mês = 158,3 mil Por semana = Por dia = 5.205 Por hora = 521 (08:00 às 18:00 horas) Supondo somente 10 horas de fiscalização Por minuto = 8,7 Comparando com a Pesquisa-1 (acompanhamento): Apenas 1 a cada mil infrações, são autuadas nas rodovias do Estado de São Paulo

64 5.3- Onde Está a Indústria de Multas nas
Rodovias do Estado de São Paulo ? Comparando com a Pesquisa-4 (Postos Fixos): O total de autuações em uma hora, em todas as rodovias do Estado de São Paulo, equivale ao total de infrações em cerca de 3 horas em apenas uma saída equivalente da rodovia.

65 5.4- Onde Está a Indústria de Multas nas
Rodovias do Estado de São Paulo ? A FISCALIZAÇÃO DE INFRAÇÕES EM RODOVIAS (HUMANA E ELETRÔNICA), COM A ATUAL TECNOLOGIA E METODOLOGIAS DE FISCALIZAÇÃO UTILIZADAS, PRECISA DE 365 DIAS PARA AUTUAR O TOTAL DE INFRAÇÕES QUE OS CONDUTORES COMETEM NO TOTAL DA MALHA RODOVIÁRIA EM MENOS DE 2,0 HORAS .

66

67 Precisamos quebrar paradigmas!
Para Evitar e Diminuir a Gravidade dos Acidentes! A ABRAMET propõe: Estudo para a implantação da: 6- “METODOLOGIA DE FISCALIZAÇÃO, POR AMOSTRAGEM ALEATÓRIA COM BASE ESTATÍSTICA, DE INFRAÇÕES NO TRÂNSITO NAS RODOVIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO-SP” Ações educativas permanentes nas rodovias e vias urbanas: com faixas, placas educativas associadas às infrações mais comuns e novos tipos de mensagens e de sinalizações, com mensagens variávéis, estimulantes e com troca de locais, inclusive utilizando os pedágios como pontos de orientação.

68 Fiscalizações humanas (inclusive à paisana) e eletrônicas aplicadas de forma aleatória, com base estatística. Trevos Postos de parada Passarelas Fiscalização nos dias úteis, sábados, domingos e feriados Fiscalização eletrônica caixas vazias e comunicado da ampliação da fiscalização eletrônica para os condutores rodízio de aparelhos de forma aleatória Implantação do limite da pontuação por veículo.

69 VAMOS QUEBRAR PARADIGMAS!

70 ABRAMET Dr. Fabio Ford Feris Racy – Presidente Dr. José Heverardo da Costa Montal – Diretor Científico (11) HORA H Pesquisa Engenharia & Marketing Ltda Eng° Horácio Augusto Figueira (11)


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