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Construção conjunta com os Supervisores e Diretores de Escola: estratégias de ação e mobilização para reduzir as faltas dos alunos e abandono esco lar.

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Apresentação em tema: "Construção conjunta com os Supervisores e Diretores de Escola: estratégias de ação e mobilização para reduzir as faltas dos alunos e abandono esco lar."— Transcrição da apresentação:

1 Construção conjunta com os Supervisores e Diretores de Escola: estratégias de ação e mobilização para reduzir as faltas dos alunos e abandono esco lar DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO ROSANA GUERRIERO ANDRADE

2 Contexto Educação como direito subjetivo

3 Contexto Faltar na escola tem impacto direto na aprendizagem: “tempo efetivo de estudo” uma das principais variáveis que influenciam o desempenho escolar...e é, também, um dos principais preditivos do abandono escolar.

4 Contexto: Ensino Fundamental Em 2014, 100.921 alunos (4,6%) foram reprovados por falta ou abandonaram a escola; Falta corresponde a 61% das reprovações;

5 Contexto: Ensino Médio Em 2014, 166.379 alunos (10,8%) foram reprovados por falta ou abandonaram a escola; Falta corresponde a 41% das reprovações;

6 Para avançar são dois passos: 1)Correção dos cadastros de matrículas para nos certificar de que as faltas são de alunos reais; 2)Conjunto de ações, de curto e longo prazo, em nível central, regional e local;

7 Correção dos Cadastros de Matrículas Um primeiro levantamento foi realizado dos seguintes critérios: A.Alunos transferidos em 2014 e que não foram admitidos em nenhum estado da federação e com matrícula ativa em 2015 na mesma escola no Estado de São Paulo; B.Alunos transferidos em 2014 e que não foram admitidos em nenhum estado da federação e com matrícula ativa em 2015 em escola diferente no Estado de São Paulo; C.Alunos com presença inferior a 75% no primeiro bimestre de 2015 em português e matemática e com notas 0 (zero), 1 (um) e 2 (dois).

8 Próximos Passos Ação dos Supervisores de Ensino e PCNPs, presencial em todas as escolas entre 22/06 a 02/07 para atuação a partir da verificação e conferência da:  Lista piloto x Diário de Classe x Mapão de notas;  Visitar as salas de aula, em especial quando os resultados obtidos na conferencia do número de alunos cadastrados com alunos presentes divergirem.  No caso da identificação de alunos que possuem frequência inferior a 50% e notas em várias disciplinas abaixo de 3 (três), deverá imediatamente registrar no cadastro de alunos NCOM.  No caso de identificação sobre incorreções no cadastro, solicitar que a escola de baixa no sistema conforme previsto na legislação vigente, não ocorrendo nenhuma movimentação da escola a respeito da correção do sistema, a Diretoria de Ensino procederá a abertura de investigação e apuração preliminar conforme disposto na Resolução SE nº 20 de 17/02/2010.

9 Resoluções que norteiam o Sistema de cadastro de alunos e que amparam as ações dessa proposta: Decreto 40.290 de 31/08/1995, instituiu o Sistema de Cadastro de alunos do Estado de São Paulo Deliberação CEE 02/2000, dispõe sobre o cadastramento geral dos alunos de educação básica no sistema de ensino do Estado de São Paulo Resolução SE 12 de 08/02/2007, institui o Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo como instrumento de coleta de dados do Censo Escolar Resolução SE 20 de 17/02/2010, atribui responsabilidade pelas informações lançadas nos sistemas de Informação Corporativos da Secretaria de Estado da Educação Resolução SE 74 de 19/07/2012, que dispõe sobre a realização do Censo Escolar, no âmbito do Estado de São Paulo.

10 NOSSO DESAFIO SERÁ: A PARTIR DESSAS INFORMAÇÕES, QUAIS AÇÕES DE CURTO PRAZO SERÃO DESENCADEADAS EM NÍVEL DE UNIDADE ESCOLAR ? COMO REDUZIR AS FALTAS DOS ALUNOS E O ABANDONO ESCOLAR?


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