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Comunicações e Colaboração Unificadas Simplificam o trabalho conjunto

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Apresentação em tema: "Comunicações e Colaboração Unificadas Simplificam o trabalho conjunto"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicações e Colaboração Unificadas Simplificam o trabalho conjunto
Revisão Windows Embedded Design 8-9 de abril de 2004 Comunicações e Colaboração Unificadas Simplificam o trabalho conjunto Nome Cargo Empresa © 2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Esta apresentação é fornecida somente para fins informativos. A Microsoft não apresenta nenhuma garantia, expressa ou implícita, neste resumo.

2 Finalidade da apresentação
[Este slide não deve ser mostrado/apresentado.] Público-alvo: TDM/TI Senior Finalidade: Fornecer uma percepção da estratégia e visão de Comunicação e Colaboração da Microsoft e definir as ofertas no que se relaciona aos pontos de dificuldade do cliente corporativo Tópicos abordados Visão e benefícios das Comunicações e Colaboração Unificadas da Microsoft Cenários de colaboração onda 12 e desafios do cliente relacionados Esquema de valor do cliente

3 As pessoas conduzem os resultados dos negócios

4 O novo mundo do trabalho
Função do software Tendências do local de trabalho Simplificar o trabalho conjunto Um mundo de negócios Localizar informações e melhorar a percepção comercial Sempre ligado, sempre conectado Proteger e gerenciar conteúdo Organização transparente

5 Infra-estrutura de produtividade comercial Agiliza a maneira como as pessoas fazem negócios com o sistema Office 2007 Business Intelligence Gerenciamento de conteúdo corporativo Fluxo de trabalho Pesquisa Catálogo de dados comerciais UI extensível Formatos de arquivos XML abertos Estrutura de website e segurança Comunicações e colaboração unificadas Comunicações e colaboração unificadas Business Intelligence Gerenciamento de conteúdo corporativo Estrutura de website e segurança Catálogo de dados comerciais Formatos de arquivos XML abertos UI extensível Fluxo de trabalho Pesquisa Infra-estrutura segura e bem gerenciada Infra-estrutura segura e bem gerenciada 5

6 Desafios da colaboração
Os funcionários obtêm 50%-75% das suas informações relevantes diretamente de outras pessoas Mais de 80% das informações digitalizadas de uma empresa reside em discos rígidos individuais e em arquivos pessoais Os indivíduos possuem a chave da economia do conhecimento e grande parte dela se perde quando eles deixam a empresa "O paradoxo do investimento nos Operadores de Conhecimento" Gartner Research 17/07/2002

7 Comunicações e colaboração unificadas Simplificam o trabalho conjunto
Recursos difundidos para onde e como as pessoas trabalham Quatro áreas principais de investimento Difundido: Significa qualquer dispositivo, qualquer aplicativo, qualquer lugar, qualquer momento. Os parceiros fizeram muito trabalho com Mobile Siebel, SAP O Exchange 2007 oferecerá suporte a qualquer desses dispositivos que aproveitar o ActiveSync UC: Aproveitar a Presença, aproveitar e colaborar de qualquer aplicativo. DEMONSTRAÇÃO: Presença DEMONSTRAÇÃO: Outlook Web Access, Assistente de agendamento... pode pegar de 3 a 5 pessoas Chame a atenção para dois casos - O servidor de comunicação ativo forma uma federação com outra Mensagem Instantânea Equipes globais – Wikis e Blogs agora estão incorporados no WSS. Um Wiki (em havaiano significa "rápido”) Definição de wiki: Coletar informações e compartilhá-las, informações com autocorreção Exemplo de percepção de Engenharia de rede. Fale não apenas a respeito de sobrecarga de , mas sobre como gostam de consumir informações. Você pode fazer com que o fluxo de trabalho seja criado no WSS, de forma que essas informações sejam compartilhadas no espaço de trabalho Investimento e identidade - vinculado ao Active Directory, bloqueia informações (não precisa do AD como o diretório principal) ? Como você configura no seu DMZ? É difícil configurar, por isso Groove – capacita as equipes a trabalharem juntas rapidamente. (Compre Groove em abril, agora em 28 idiomas. Através do firewall por pequena troca de informações Segurança no nível do item no WSS e lixeira Conectar pessoas, processo e informações Renomeamos o Portal do Sharepoint Server para Difundido/Contextual/Recursos – três temas em que pensamos quando fornecemos aplicativos e serviços 1. Visão - fornecer software e serviços para transmitir recursos difundidos para capacitar as pessoas a trabalharem juntas com mais eficiência. 2. O que caracteriza a nossa visão é que fornecemos um conjunto difundido de recursos de colaboração no contexto de como as pessoas já trabalham hoje, com as mesmas ferramentas e da mesma maneira, enquanto capacitamos o usuário final a determinar novos modos de colaboração e processos. Colaboração como uma ação natural na maneira como as pessoas trabalham juntas e nos processos de que participam em suas funções, não um conjunto de aplicativos ou requisitos em cima do modo como as pessoas já trabalham hoje e sim para reforçar processos de trabalho existentes e aplicativos familiares. 3. Finalmente, consideramos a colaboração não como um conjunto de aplicativos e sim um conjunto de recursos difundidos aos quais os usuários finais recorrem e utilizam no contexto do seu trabalho. Colaboração, portanto, é um conjunto de recursos, não um conjunto de aplicativos que o usuário deve procurar para colaborar, mas um conjunto de recursos que estão disponíveis em qualquer contexto, seja em um aplicativo de produtividade, ao trabalhar na Web ou ao trabalhar com aplicativos LOB ou herdados. 4. De forma consistente com o que ouvimos dos clientes sobre seus desafios, estamos fazendo quatro conjuntos de investimentos em tecnologia nessa área. Comunicações Integradas Solução:Plataformas de comunicações inteligentes únicas que incluem todos os sistemas de telefone e PC (vmail, , IM etc.) e dispositivos (móveis, PC, telefone). 2. Espaço de trabalho colaborativo Solução: Ambiente holístico único para trabalho e resolução de problemas. Acesso a documentos, mensagens e dados LOB em um único contexto. Trabalho em um único painel no contexto de trabalho em equipe ou aplicativos LOB. 3. Acesso a informações e pessoas Solução: Um local centralizado para pesquisa no nível da empresa, acesso a informações comerciais LOB em um único lugar, localização de especialistas e habilidades, sites personalizados e a capacidade de fornecer acesso de auto-atendimento para processos comerciais. 4. Processos orientados a pessoas Solução: Automatizar processos anteriormente ineficientes e imprecisos. Agiliza a maneira como as pessoas colaboram conectando os usuários, por meio de ferramentas de produtividade de front-end familiares, a processos e sistemas de back-end. Uma plataforma unificada para documentar, analisar, modelar e automatizar processos comerciais. Enfoque no gerenciamento dos riscos do proceso aumentando a precisão e a previsibilidade das informações.

8 Unificar as comunicações comerciais Comunicações centralizadas nas pessoas com economia radical
Pessoal e intuitiva Disponibilidade pessoal para colaboração eficiente Experiência rica, intuitiva, contínua Acessível de qualquer lugar, com qualquer dispositivo Conveniente e integrado Conveniente e no contexto Integrado com ferramentas de colaboração Plataforma rica com amplo ecossistema de parceiros Flexível e confiável Economia radical em software e serviços Infra-estrutura flexível, integrada e eficiente Plataforma segura, protegida e confiável Pessoal e intuitiva Disponibilidade pessoal para colaboração eficiente Experiência rica, intuitiva, contínua Acessível de qualquer lugar, com qualquer dispositivo Todos os modos de comunicações, em todos os dispositivos, contínuo/mais pessoal Comunicações  baseadas na “presença” Disponibilidade pessoal sua e dos seus colegas Significa que você pode localizar a pessoa certa na primeira tentativa e se comunicar com ela da maneira correta Consulte A melhor maneira de falar comigo agora é por IM Permite gerenciamento do tempo pessoal muito melhor; ajuda as outras pessoas a se comunicarem com você da maneira certa Comunicações  Mais ricas e mais intuitivas A discagem no telefone não é uma experiência intuitiva hoje Por que não fazer uma lista de contatos e sua disponibilidade pessoal Por que não discar simplesmente selecionando um nome de contato? S/W fornecerá uma experiência de gerenciamento de chamadas muito mais inovadora Enquanto integra com a infra-estrutura de telefonia existente Veja o futuro em que o PC substitui o telefone As comunicações móveis serão muito mais contínuas Os usuários terão fácil acesso remoto aos documentos e às informações que necessitam, de uma maneira segura e gerenciada As experiências de comunicações serão consistentes nos PCs, na Web e em dispositivos móveis “A nossa abordagem coloca você no centro das suas comunicações— não o seu dispositivo ou a sua rede.” Também tornando as comunicações convenientes e integradas Convenientes e integradas Convenientes e no contexto Integrado com ferramentas de colaboração Plataforma rica com amplo ecossistema de parceiros Usuários  capacitados para iniciar e conduzir sessões de colaboração de processos comerciais Em vez de precisar abrir aplicativos de comunicação dinstintos Se precisar de dados, deverei ser capaz de: Contatar pessoas dentro de um aplicativo se precisar de informações Pesquisar as minhas comunicações para localizar as informações de que preciso MSFT Office torna-se uma plataforma de comunicações O Outlook não é somente o centro de e de calendário, mas realmente o centro de comunicações de todos os seus usuários Outras ferramentas de colaboração, como SharePoint Server  integram de maneira uniforme os recursos de comunicações Nossa plataforma cheia de recursos baseada em padrões Permite ao nosso ecossistema de parceiros fornecer uma ampla biblioteca de aplicativos de comunicações integrados Fica substancialmente mais fácil os desenvolvedores ativarem seus aplicativos para comunicações “O poder de uma abordagem baseada em software é que ela funciona onde você trabalha.” Pilar final  flexibilidade e confiabilidade Flexível e confiável Economia radical em software e serviços Infra-estrutura flexível, integrada e eficiente Plataforma segura, protegida e confiável A nossa meta é ajudá-lo a reduzir o TCO de comunicações Com um conjunto integrado de servidores e serviços, Permite fazer a escolha certa para a sua org Qual infra-estrutura hospedar vs. inscrever-se Foundation para UC  é uma Identidade de usuário única armazenada em diretório único Windows Server, Active Directory e Exchange Server são tecnologias centrais comprovadas para UC Com infra-estrutura de gerenciamento e ferramentas comuns Esses produtos ajudam a reduzir a complexidade e aumentar a eficiência da sua organização TCO inútil sem redimensionamento e confiabilidade A nossa plataforma tem sido comprovada em alguns dos maiores e mais exigentes centros de dados do mundo Siemens: unificou 130 unidades de negócios no AD HP: de 250k, 75% servid. consolid. no Exch 2003 Ebay: servidores consolidados em 71%, corte nos custos por caixa de correio de 70% Nissan: economizou US$ 135 milhões usando a tecnologia de colaboração “A visão da Microsoft traz economia de software nas comunicações corporativas, liberando as empresas da servidão aos fornecedores de redes patenteadas e dispendiosas.” Fornecimento na próxima etapa com novos produtos Comunicações inovadoras com economia revolucionária  Comunicações Unificadas do Microsoft Office permitem fornecer comunicações contínuas, intuitivas e repletas de recursos por , MI, voz, dados, vídeo e conferência na Web.  Aprimora a produtividade e as ferramentas de colaboração, os aplicativos comerciais e os processos ao agilizar a maneira como as pessoas são alcançadas e como elas se comunicam. Comunicações Unificadas do Microsoft Office fornece uma infra-estrutura flexível, confiável e com segurança para comunicações, com economia e gerenciabilidade revolucionárias. Aplicativo comercial com fidelidade total - a empresa pode estender aplicativos comerciais básicos como CRM, SFA, ERP de empresas como SAP, Siebel , PSFT e salesforce.com para funcionários móveis com versão de plataforma móvel Windows. Grande variedade de aplicativos específicos para setores, de imobiliária a assistência médica e fabricação, disponíveis de parceiros, para equipar a força de trabalho móvel com ferramentas móveis. Armazenamento em cache off-line e sincronização de conteúdo WSS para clientes – Groove, Outlook e Access. Acompanhamento do projeto e de problemas com tarefas e alertas Fornecer a experiência de comunicação contínua s compartilhados (substituição da pasta Pública) Qualquer modo, qualquer lugar – dispositivos em geral.

9 Capacitar as equipes por meio de espaços de trabalho Infra-estrutura comum para atender uma variedade de necessidades comerciais Compartilhar e acessar informações Integração de aplicativo cliente para compartilhar documentos Espaços de trabalho off-line, móveis, protegidos através de firewall Espaços de trabalho ponto a ponto para formação de equipes ad-hoc Fornecer recursos distintos em uma infra-estrutura comum Blogs e wikis para a distribuição de percepção Notificações, alertas e RSS para manter as equipes atualizadas Modelos de aplicativo para fornecer valor comercial rápido Proteger, gerenciar e controlar conteúdo Check-in/check-out de documentos para controle de versão Ferramentas administrativas para delegação e gerenciamento de sites Gerenciamento de direitos e lixeira para proteger conteúdo Ambiente de autoria estendido com SharePoint e Office. Salvar em ferramentas de cliente. Caminho de transição de compartilhamento de arquivo para espaços de trabalho. DEMONSTRAÇÃO: Publicar arquivo no espaço de trabalho. DEMONSTRAÇÃO: Word DEMONSTRAÇÃO: Combinando metadados com fluxo de trabalho etc. DEMONSTRAÇÃO: Wikipedia.Org Aplicativo comercial com fidelidade total - a empresa pode estender aplicativos comerciais básicos como CRM, SFA, ERP de empresas como SAP, Siebel , PSFT e salesforce.com para funcionários móveis com versão de plataforma móvel Windows. Grande variedade de aplicativos específicos para setores, de imobiliária a assistência médica e fabricação, disponíveis de parceiros, para equipar a força de trabalho móvel com ferramentas móveis. Armazenamento em cache off-line e sincronização de conteúdo WSS para clientes – Groove, Outlook e Access. Acompanhamento do projeto e de problemas com tarefas e alertas Fornecer a experiência de comunicação contínua s compartilhados (substituição da pasta Pública) Qualquer modo, qualquer lugar – dispositivos em geral.

10 Conectar pessoas, processo e informações Divulgar percepção e informações por toda a organização
Pesquisar pessoas e informações Pesquisar informações não estruturadas Conectar com especialistas e visualizar redes sociais Pesquisar e acessar dados de sistema de linha de negócios Compartilhar informações pessoais e organizacionais “My Sites” personalizado e baseado em função para espaços de trabalho personalizados Portais organizacionais para publicar informações na empresa Ferramentas do usuário final para criar aplicativos orientados a dados Habilitar fluxo de trabalho flexível e seguro Gerenciamento de direitos para proteger o compartilhamento em uma infra-estrutura comum Autenticação conectável para portais interorganizacionais protegidos Fundação de fluxo de trabalho comum entre aplicativos DEMONSTRAÇÃO: Pesquisar beta DEMONSTRAÇÃO: Modelos de aplicativos, aplicativos leves criados com base no WSS (Help desk, gerenciamento de documentos) DEMONSTRAÇÃO: MySites baseado em funções Aplicativo comercial com fidelidade total - a empresa pode estender aplicativos comerciais básicos como CRM, SFA, ERP de empresas como SAP, Siebel , PSFT e salesforce.com para funcionários móveis com versão de plataforma móvel Windows. Grande variedade de aplicativos específicos para setores, de imobiliária a assistência médica e fabricação, disponíveis de parceiros, para equipar a força de trabalho móvel com ferramentas móveis. Armazenamento em cache off-line e sincronização de conteúdo WSS para clientes – Groove, Outlook e Access. Acompanhamento do projeto e de problemas com tarefas e alertas Fornecer a experiência de comunicação contínua s compartilhados (substituição da pasta Pública) Qualquer modo, qualquer lugar – dispositivos em geral.

11 Permitir trabalho em qualquer lugar Mobilizar para estender o alcance e o impacto da empresa
Estender a experiência de desktop Mobile Outlook e Office Communicator – consistentes, familiares Localizar pessoas e informações na empresa Fornecer aplicativos LOB (SAP, Siebel) onde forem necessários Dar suporte a uma variedade de soluções personalizadas Estender o alcance dos aplicativos para atender necessidades específicas de setores Acesso a sites do SharePoint para aproveitar conteúdo corporativo Estrutura .Net compacta para desenvolvimento rápido Proteger, gerenciar e controlar dispositivos Administrar, bloquear dados e limpar dispositivos remotamente Aplicar senhas para atender diretivas de conformidade Acesso único para conexão direta à rede corporativa Aplicativo comercial com fidelidade total - a empresa pode estender aplicativos comerciais básicos como CRM, SFA, ERP de empresas como SAP, Siebel, PSFT e salesforce.com para funcionários móveis com versão de plataforma móvel Windows. Grande variedade de aplicativos específicos para setores, de imobiliária a assistência médica e fabricação, disponíveis de parceiros, para equipar a força de trabalho móvel com ferramentas móveis. Armazenamento em cache off-line e sincronização de conteúdo WSS para clientes – Groove, Outlook e Access. Acompanhamento do projeto e de problemas com tarefas e alertas Fornecer a experiência de comunicação contínua s compartilhados (substituição da pasta Pública) Qualquer modo, qualquer lugar – dispositivos em geral. Histórico do desenvolvedor: Você pode criar aplicativos utilizando o .NET Framework familiar e, em seguida, estendê-los rapidamente para a plataforma móvel via .NET CF. Como o conjunto de API é consistente, os aplicativos não precisam de regravações fundamentais e os desenvolvedores/ISVs não precisam se preocupar com suporte a vários protocolos e métodos de acesso a dados, pois todos os fatores de formulários do Windows Mobile se comportam de forma consistente. Finalmente, o redimensionamento está disponível na arena móvel.

12 Exemplos de UC&C em ação
:16:00 Exemplos de UC&C em ação Wikis e Blogs para capturar e compartilhar idéias Procurar especialistas em conhecimento Controle de versão de informes oficiais, publicações Espaços de trabalho através de firewall para compartilhar informações com clientes Cartões de pontuação da empresa para analisar o desempenho Acesso móvel a espaços de trabalho e dados corporativos Fluxo de trabalho e formulários para padronizar relatórios de despesas e compras © 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Esta apresentação é fornecida somente para fins informativos. A Microsoft não apresenta nenhuma garantia, expressa ou implícita, neste resumo.

13 demonstração

14 Comunicações e Colaboração Unificadas Recursos difundidos para onde e como as pessoas trabalham
Ecossistema de parceiros e distintos com um amplo conjunto de soluções para setores Plataforma flexível e integrada Informações de acesso de qualquer lugar em qualquer dispositivo Compromisso com padrões abertos e interoperabilidade 14 14

15 TI é um centro de custo mais eficiente
:16:00 Mapeie a jornada da sua infra-estrutura Simplifique o trabalho conjunto com Comunicações e Colaboração Unificadas Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico básico, compartilhamento de arquivos, comunicação baseada principalmente em telefone Equipes ad-hoc específicas de projeto e de função, baseadas em padrões de TI Plataforma padrão para protegido, IM Plataforma de colaboração totalmente gerenciada e acesso difundido Unificação crescente dos canais de comunicação Colaboração sem interrupção através do firewall Federação de informações e diretiva de comunicação O Modelo de Otimização de Infra-estrutura da Microsoft foi desenvolvido usando práticas recomendadas da indústria, a experiência da Microsoft com seus clientes corporativos e é baseado no Modelo de Maturidade da Infra-estrutura de Gartner e no Modelo de Maturidade da Arquitetura do MIT. Um objetivo central da Microsoft ao criar o Modelo de Otimização da Infra-estrutura foi desenvolver uma maneira simples de utilizar uma estrutura de maturidade que seja flexível e possa ser usada facilmente como o teste da capacidade técnica e do valor comercial. O Modelo de Otimização da Infra-estrutura da Microsoft ajuda os clientes a entender e subseqüentemente melhorar o estado atual da sua infra-estrutura de TI e o que isso significa em termos de custo, risco de segurança e agilidade operacional. Economias drásticas de custo podem ser obtidas mudando de um ambiente não gerenciado para um ambiente dinâmico. A segurança é aprimorada, de altamente vulnerável em uma infra-estrutura básica, para dinamicamente proativa em uma infra-estrutura mais madura. O gerenciamento da infra-estrutura de TI muda de altamente manual e reativa para altamente automatizada e pró-ativa. A Microsoft e Parceiros podem fornecer as tecnologias, os processos e os procedimentos para ajudar os clientes a ascenderem na Jornada de Otimização da Infra-estrutura. O processo muda de fragmentado ou não existente para otimizado e repetível. A habilidade de um cliente de usar tecnologia para melhorar a sua agilidade nos negócios e fornecer valor comercial aumenta à medida que ele avança do estado Básico em um movimento contínuo para um estado Dinâmico capacitando funcionários da informação, gerentes e suportando novas oportunidades de negócios. Trabalhando com a Microsoft e usando esse modelo como estrutura, uma empresa pode entender rapidamente o valor estratégico e os benefícios comerciais para a organização de mudar de um nível de maturidade "básico" (em que a infra-estrutura de TI é geralmente considerada um "centro de custo”) para um uso mais "dinâmico" em que o valor comercial da infra-estrutura de TI é claramente entendido e a infra-estrutura de TI é considerada como um ativo comercial estratégico e habilitador de negócios. TI é um centro de custo TI é um centro de custo mais eficiente TI é um ativador de negócios. TI é um recurso estratégico © 2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Esta apresentação é fornecida somente para fins informativos. A Microsoft não apresenta nenhuma garantia, expressa ou implícita, neste resumo. 15

16 Produtos que habilitam a produtividade comercial Esquema do sistema Office
Disponível em 2007 O servidor de comunicação em tempo real 4º Trim. 2006 O servidor de , calendário e mensagem unificado 4º Trim. 2006 O servidor de conteúdo e colaboração 4º Trim. 2006 O desktop de colaboração definitivo

17

18 Plano de ação Baixar o sistema Office 2007 Beta 2 …. Conforme apropriado

19 © 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados
© 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou outros países. As informações aqui contidas são unicamente para fins informativos e representam a opinião atual da Microsoft Corporation na data desta apresentação. Como a Microsoft deve responder às condições de mudança de mercado, as informações não devem ser interpretadas como compromisso por parte da Microsoft, sendo que a Microsoft não pode garantir a precisão de qualquer informação apresentada após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO CONCEDE NENHUMA GARANTIA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL REFERENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO. 19

20 Apêndice

21 :16:00 Mapeie a jornada da sua infra-estrutura Simplifique o trabalho conjunto com Comunicação e Colaboração Unificadas Básico Padronizado Racionalizado Dinâmico básico, compartilhamento de arquivos, comunicação baseada principalmente em telefone Formação de equipes ad-hoc em torno de funções e projetos, baseadas em padrões de TI Plataforma padrão para e IM protegidos Plataforma de colaboração totalmente gerenciada e acesso difundido Unificação crescente dos canais de comunicação Colaboração sem interrupção através do firewall e federação de informações e diretiva de comunicação Portais e espaços de trabalho colaborativos Compartilhamentos de arquivos/ pastas públicas/ ftp/ colaboração baseada em , diretório estático de pessoas Serviços de biblioteca Espaços de trabalho integrados com ferramentas de produtividade de desktop Controle pelo usuário/TI de fornecimento, diretiva, permissões dos sites Portal para informações sobre conteúdo, pessoas e funções Suporte a ferramentas de colaboração off-line e on-line Edição e rastreamento de fluxos de trabalho pelo usuário final Espaços de trabalho que dão suporte a wikis, blogs e informações RSS Portais pessoais (My-site) Informações sobre pessoas e habilidades (auto-relatadas, não auto-relatadas) disponíveis no portal Gerenciamento federado de documentos e registros dentro e fora da empresa. Pesquisa única na área de trabalho, no conteúdo corporativo e LOB Informações sobre relacionamento/rede social dos funcionários disponíveis no portal Slide de níveis Modelo de Otimização de Infra-estrutura - Em ação O Modelo de Otimização de Infra-estrutura da Microsoft foi desenvolvido usando práticas recomendadas do setor, a experiência da Microsoft com seus clientes corporativos e é baseado no Modelo de Maturidade da Infra-estrutura de Gartner e no Modelo de Maturidade da Arquitetura do MIT. Um objetivo central da Microsoft ao criar o Modelo de Otimização da Infra-estrutura foi desenvolver uma maneira simples de utilizar uma estrutura de maturidade que seja flexível e possa ser usada facilmente como o teste da capacidade técnica e do valor comercial. A primeira etapa ao utilizar o modelo é avaliar em que nível de maturidade você está no modelo. Após estabelecer o nível de maturidade atual, a etapa seguinte é utilizar o modelo para desenvolver um plano de como avançar em cada nível de maturidade até alcançar o nível necessário para o máximo benefício comercial. Nível 1 - Básico A infra-estrutura de TI de nível Básico é caracterizada por processos localizados e manuais, controle central mínimo, diretivas e normas de TI não existentes ou não aplicadas em relação a segurança, backup, implementação e gerenciamento de imagens, conformidade e outras normas de TI comuns. Existe uma ausência geral de conhecimento em relação aos detalhes da infra-estrutura atualmente estabelecida ou às práticas que terão maior impacto de melhoramento. A vitalidade geral dos aplicativos e serviços é desconhecida devido à falta de ferramentas e recursos. Não existe um meio de compartilhar conhecimento acumulado na TI. Os clientes com infra-estrutura de nível Básico consideram seus ambientes extremamente difíceis de controlar, têm custos de gerenciamento de servidor e desktop muito altos, geralmente são reativos a ameaças de segurança e realizam muito pouco impacto positivo na capacidade de os negócios se beneficiarem da TI. De modo geral, todos os patches, implementações de software e serviços são fornecidos com alto contato e alto custo. Os clientes se beneficiam de forma substancial mudando desse tipo de Infra-estrutura Básica para uma Infra-estrutura Padronizada, o que os ajuda a reduzir os custos drasticamente por meio de: desenvolvimento de padrões, diretivas e controles com uma estratégia de aplicação atenuação dos riscos de segurança com o desenvolvimento de uma postura de "defesa em profundidade": uma abordagem de segurança em camadas nos níveis do perímetro, servidor, desktop e aplicativo automatizando muitas tarefas manuais e demoradas adadotando "práticas recomendadas” (ITIL, SANS etc.) aspirar tornar a TI um ativo estratégico em vez de um fardo Nível 2 Padronizado A infra-estrutura Padronizada introduz controles através do uso de padrões e diretivas para gerenciar desktops e servidores, a maneira como as máquinas são introduzidas na rede, o uso do Active Directory para gerenciar recursos, diretivas de segurança e controle de acesso. Os clientes em um estado Padronizado compreenderam o valor dos padrões básicos e algumas das diretivas, no entanto, ainda são bastante reativos. De modo geral, todos os patches, implementações de software e serviço de desktop são fornecidos por meio de médio contato com custo de médio a alto. No entanto, possuem um inventário considerável de hardware e software e estão começando a gerenciar licenças. As medidas de segurança são melhoradas com um perímetro bloqueado, a segurança interna ainda pode ser um risco. Os clientes se beneficiam mudando sua infra-estrutura desse estado Padronizado para um estado Racionalizado, ganhando controle substancial da infra-estrutura e passando a ter diretivas e processos proativos que os preparam para uma amplitude completa de circunstâncias, de oportunidades a catástrofes. Gerenciamento de Serviço é um conceito e a organização está desenvolvendo etapas para reconhecer onde implementá-lo. A tecnologia também está começando a ter uma participação maior na mudança para uma infra-estrutura Racionalizada, tornando-se um ativo comercial e um aliado em vez de uma carga. Nível 3 Racionalizado A infra-estrutura Racionalizada é onde os custos de gerenciamento de desktops e servidores estão no ponto mais baixo e os processos e as diretivas amadureceram para começar a desempenhar uma função maior de suporte e expansão dos negócios. A segurança é bastante proativa e a resposta a ameaças e desafios é rápida e controlada. O uso de implementação com contato Zero minimiza o custo, o tempo de implementação e os desafios técnicos. O número de imagens é mínimo e o processo de gerenciar desktops é de muito baixo contato. Possuem um inventário de hardware e software bem definido e só adquirem as licenças e os computadores de que necessitam. A segurança é extremamente proativa com diretivas rígidas e controle do desktop ao servidor, ao firewall, à extranet. Os clientes se beneficiam em um nível comercial mudando desse estado Racionalizado para um estado Dinâmico. Os benefícios da implementação de tecnologias novas ou alternativas para enfrentar um desafio ou uma oportunidade comercial compensam de longe o custo incremental. O Gerenciamento de Serviços é implementado para alguns serviços com a organização desenvolvendo etapas para implementar mais amplamente na TI. Os clientes que contemplam o valor do estado Dinâmico geralmente estão procurando sua infra-estrutura de TI para obter vantagem comercial. Nível 4 Dinâmico Os clientes com uma infra-estrutura Dinâmica estão plenamente cientes do valor estratégico da sua infra-estrutura ao ajudá-los a desenvolver os seus negócios de maneira eficiente e mantendo-se à frente dos concorrentes. Os custos são totalmente controlados, há integração entre usuários e dados, desktops e servidores, a colaboração entre usuários e departamentos é difundida e os usuários móveis têm níveis de serviços e recursos quase iguais aos usuários na empresa independentemente de onde estejam. Os processos são totalmente automatizados, geralmente incorporados na própria tecnologia, permitindo que a TI seja alinhada e gerenciada de acordo com as necessidade comerciais. Investimentos adicionais em tecnologia produzem benefícios específicos, rápidos e mensuráveis para a empresa. O uso de software de autofornecimento e sistemas tipo quarentena para garantir gerenciamento de patch e conformidade com diretivas de segurança estabelecidas permite que a organização dinâmica automatize os processos, melhorando assim a confiabilidade, reduzindo os custos e aumentando os níveis de serviços. Os clientes se beneficiam do aumento da porcentagem da sua infra-estrutura que é Dinâmica fornecendo níveis de serviços mais elevados, vantagens comparativas e competitivas e enfrentando maiores desafios comerciais. O Gerenciamento de Serviços é implementado para todos os serviços criticos com contratos de nível de serviço e revisões operacionais estabelecidos Mensagens Plataforma de com AV/AS multicamada/proteção contra fraudes de senha Acesso remoto sem VPN a funcionalidade de cliente de rico A plataforma de dá suporte a IRM em tempo real difundido e gerenciamento de conformidade Integração de / Fax/ telefonia para 20% ou mais dos usuários Acesso móvel a /calendário para > 50% dos usuários Federação de informações de comunicação [por exemplo, , calendário, presença] e diretiva [por exemplo, IRM, conformidade] Acesso sem interrupção a comunicações de multi-modos [por exemplo, /calendário, VoIP, IM, fax, vídeo, conferência] Integração de reconhecimento de voz com sistema de comunicação unificado Recursos básicos de via gratuito ou corporativo não suportado Mensagens instantâneas, voz e conferência na Web MI pública, uso ad hoc para negócios cotidianos Uso esporádico de conferência pela Web Infra-estrutura de mensagens instantâneas no nível da empresa protegida e gerenciada aproveitando o diretório unificado A presença integrada ativa as ferramentas de produtividade Conferência pela Web multidepartamental utilizando as ferramentas de produtividade do desktop Aplicativos LOB ricos e integrados ativados pela presença Integração de IP/Telefonia com infra-estrutura de IM corporativa Conferências pela Web padronizadas no nível da empresa incluindo hospedagem básica © 2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Esta apresentação é fornecida somente para fins informativos. A Microsoft não apresenta nenhuma garantia, expressa ou implícita, neste resumo. 21


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