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Habilitando Processos “People-Ready” através do Business Process Management (BPM) Este modelo é um esboço de uma apresentação comum a respeito de uma parte.

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1 Habilitando Processos “People-Ready” através do Business Process Management (BPM)
Este modelo é um esboço de uma apresentação comum a respeito de uma parte da história do Microsoft BPM. É para ser usado por todos os grupos da MS a fim de posicionar os líderes quanto ao mercado do BPM, levando os detalhes específicos do produto para áreas particulares.

2 Como a Microsoft pode Ajudar
Inove Trabalhe Melhor com Clientes Melhore as Operações Os negócios não reúnem idéias e nem tomam decisões. Eles também não fecham negócio e nem encontram novos tipos de eficiência. Mas as pessoas sim. As empresas sobressaem ao incentivar seus funcionários a conduzir os negócios. As estratégias, organização, motivação e liderança, tudo define um estágio para o sucesso corporativo. Mas, para ver resultado, você também precisa oferecer as ferramentas certas para a as pessoas, além das informações e oportunidades—pois o sucesso finalmente chega para as pessoas. Costumamos chamar os negócios propulsores de um ambiente vencedor de “people-ready business.” Uma das formas principais pela qual as pessoas conduzem os negócios é por meio do impacto de seus processos corporativos na organização – ex. Aprimorando os processos que os clientes enfrentam a fim de aumentar o interesse do cliente, conduzir inovações em seus negócios, por meio de ofertas de produtos, aprimorar a lucratividade, dinamizando seus processos operacionais, ou ingressar em novos mercados estratégicos por meio de parcerias ou relações com terceiros. Em cada um dos casos, a capacidade de elaborar, desenvolver e adaptar, de forma rápida e contínua, seus processos corporativos de maneira natural é uma grande vantagem. Construa Conexões

3 Por que o Processo é Tão Importante?
Como fidelizar clientes? Como reduzir meu ciclo de vida de processo de pedidos? Como satisfazer as regras normativas? Como reduzir custos através de terceirizações efetivas? Como criar novos processos automatizados a partir dos meus aplicativos existentes de legado? Como reduzir o tempo de um relatório de despesas? Os processos são, cada vez mais, uma das prioridades máximas dos grandes executivos na maioria das empresas, devido à crescente convergência dos diversos negócios e força da TI. Aqui vão alguns dos desafios comuns (enfatizar de acordo com o público): Retenção do cliente: Para essas empresas que procuram aprimorar a satisfação do cliente e têm foco no CRM como estratégia, ter processos consistentes (vendas, serviço etc) que cruzam as barreiras funcionais e dos aplicativos (mesmo as interempresariais) é importante para a experiência do cliente. Tempos de ciclo reduzidos do processo: É geralmente uma reflexão das iniciativas de eficiência do processo contínuo (Six Sigma, fabricação escassa etc) e da realidade da crescente competição. Reduzir os processos, como o preenchimento dos pedidos, não só melhora a satisfação dos clientes, como pode impactar muito nas despesas da empresa (reduzindo custos fixos, aprimorando a utilização de bens etc.) Conformidade normativa e controle do gerenciamento: Regulamentações, como SOX, HIPAA, BaselIII, etc, vêm exigindo uma habilidade muito mais detalhada para controlar e auditar seus principais processos corporativos. Isso fez com que as iniciativas substituíssem os processos manuais (repletos de erros e riscos na segurança) com muito mais processos automatizados. Efetividade crescente das terceirizações: As empresas que buscam terceirizar processos corporativos precisam da capacidade de distribuir partes de seus processos, de ponta a ponta, pelas barreiras empresariais, que ainda retêm a visibilidade e o controle completos. Redução do tempo requerido para o relatório de despesas: apenas um exemplo de um processo comum de RH, que é desgastante para quase todas as empresas. É algo que cruza barreiras individuais, de equipes e sistemas. Criação de novos processos automatizados além das limitações sistemáticas em aplicativos corporativos: Os BDMs são frustrados quanto à capacidade da TI de responder a mudanças, tendo em vista a carga que a TI mantém nos aplicativos de legado. A partir de uma perspectiva de TDM, eles procuram soluções para combinar os bens existentes com processos e aplicações compostas.

4 A Próxima Era da Automação de Processos
Processos centralizados de sistemas e humanos Grande alcance – ferramentas que todos já utilizam Grande facilidade de uso & produtividade Menor TCO Processos “People-Ready” “Processos Centralizados em Sistemas” “Processos Centralizados em Documentos” A indústria respondeu a esses desafios corporativos e de TI aplicando diferentes eras de tecnologia para automatizar e otimizar processos. Cada era deu um passo adiante, mas ainda havia limitações que preveniam a adoção total e intensa. Geração 1: A primeira tentativa foi introduzida como resultado dos esforços do Business Process Re-engineering (BPR), nos anos de 1980’s, com foco nos processos centralizados no documento (ex. Fluxo de trabalho humano, roteamento de documentos e imagens). Isso auxiliou na substituição dos processos manuais, mas não supriu de fato os diversos tipos de processos automatizados dentro das aplicações corporativas. Além disso, as primeiras ferramentas da geração apresentavam sua própria interface de usuário ou tecnologias de portais, e, portanto, eram consideradas muito complexas para aceitação geral. Geração 2: A geração seguinte (processos centralizados em sistemas) descendia dos avanços nas tecnologias de integração da aplicação, concentrando-se, primeiramente, nos processos de sistema e aplicação. Isso teve a vantagem de ser altamente escalonável, suportando alta quantidade de transações, mas exigindo uma quantidade significativa de desenvolvimento complexo para automatizar até o mais simples dos processos. Essas ferramentas raramente controlavam facilmente as exceções, e, geralmente, não podiam acomodar processos desestruturados ou colaborativos. Enquanto obtinha um certo sucesso nas 100 empresas Globais, essas tecnologias eram, entretanto, um tanto complexas e exigiam conhecimentos específicos para o seu desenvolvimento. Geração 3: Agora estamos entrando na 3ª geração da solução de processos, a qual chamamos de “people-ready processes”. Ela desenvolve tanto os tipos de processos centralizados do sistema como os humanos, vindos das gerações passadas, mas, hoje, está disponível em ampla escala, devido às simplificações radicais na facilidade de utilização e grande alcance (acessível pelas ferramentas de produtividade do Microsoft Office, totalmente visíveis). Em vez de exigir conhecimento e treinamento especializado, qualquer pessoa que seja familiarizada com o Office pode interagir com os processos. Os processos do People-ready representam uma mudança fundamental na forma como as empresas gerenciam e executam seus processos operacionais. A capacidade de ser mais ágil e responsivo, ao desenvolver e aprimorar seus processos, leva a uma vantagem competitiva. Isso está em contraste com o foco exclusivo nas eficiências de custo e nas tentativas anteriores do BPR – sim, a redução de custos é importante, mas definitivamente não é o benefício de maior importância. É importante destacar que eliminar pessoas do processo não é o objetivo – na verdade, a capacidade de conduzir inovações mais rápidas dos processos está inerente às atividades centralizadas nas pessoas. Permitimos que as pessoas tenham maior impacto sobre os resultados, removendo as barreiras tradicionais da mudança no processo e fornecendo a capacidade de obter mais sucesso para atingir seus objetivos. Sistema & processos de aplicações Grande continuidade e escalabilidade Ferramentas especializadas de desenvolvimento Alta complexidade Digitalização de formulários Gerenciamento de documento e conteúdo Portal especializado e tarefas/fluxo de trabalho Alta complexidade

5 Processos People-Ready
Desenvolvimento de Processos de Negócios Desenvolvimento de novos processos compostos a partir da reutilização de sistemas existentes Implantação de Processos Altamente Distribuídos Modelo e Documentação de Processos de Negócios Design Visual dos Formulários Eletrônicos Design Visual das Aplicações Colaborativas Modele e Desenhe Desenvolva e Implante Gerencie e Interaja Analise e Otimize Interação de tarefas do usuário final através do Office Interação com Processos Colaborativos Gerenciamento e Controle Efetivos dos Processos Distribuídos Acompanhamento em Tempo Real do Desempenho de ponta a ponta do processo Visibilidade de Gerenciamento no Desempenho do processo Otimização do Processo em Tempo Real Os “people-ready processes” incentivam as pessoas de uma organização – sejam elas comerciais ou da área de TI – a terem grande impacto no ciclo de vida de inovação do processo corporativo. Faremos uma breve visão geral sobre como as pessoas são capazes de, rapidamente, definir e automatizar novos processos em cada fase do ciclo, usando as ferramentas gráficas avançadas de modelo. (Obs: Este slide ajuda a tornar o ciclo de vida do processo mais tangível, falando por meio das atividades comuns desempenhadas em cada fase. Não queremos nos aprofundar nos detalhes dos produtos (ainda), apenas abordar o slide com um alto teor, para que o processo do ciclo fique claro.) <clique> Modelo e Design: Um analista comercial comum captura seus requisitos processuais usando as ferramentas familiares do MS Office (como o Visio, Word). Para os processos simples, podemos criar um rápido design “sem código” dos processos (como aquilo que é habilitado dentro do novo ambiente do SharePoint 2007, usando o designer do SharePoint). Este tipo de design orientado a modelo trabalha para diversos tipos de processos comuns, instantâneos ou semi-estruturados, como para a automação de um ciclo de vida do documento. Para os processos mais complexos e estruturados (principalmente os que se estendem pelos sistemas ou parceiros comerciais), você pode querer que um modelo/design utilize um ciclo de vida de aplicação mais estruturado – aqui, você deve ainda capturar os requisitos do processo no Visio, mas depois exportar o processo para as ferramentas de desenvolvimento (Visual Studio) para mais detalhes. <clique> Desenvolvimento e Implantação: Uma vez que o processo está estruturado, ele é importado para o IDE de desenvolvimento, um ciclo de vida tradicional. Você pode começar implementando os artefatos técnicos que conectam os processos às aplicações subjacentes ou domínios de tecnologia. Isso ainda pode ser conduzido pelo modelo, mas requer um nível mais profundo de consciência tecnológica na fase de modelo/design. Além disso, você certamente estará reforçando os conceitos tradicionais de TI, como o gerenciamento de mudanças, testes estruturados e QA, etc. Isso ajuda a garantir a robustez, escalabilidade e confiabilidade da solução quando implantada. Uma vez que o desenvolvimento está concluído, você o implanta em um ambiente de produção de tempo de execução. <clique> Gerenciamento e Interação: Há duas pessoas envolvidas durante esta fase. O profissional de TI, responsável por gerenciar as operações bem sucedidas do processo, garantindo, de forma proativa, que a capacidade e tempo de execução do sistema estejam em níveis aceitáveis. Além dele, um usuário final corporativo irá interagir com o processo em execução, geralmente pelas ferramentas do Office (recebendo tarefas via , preenchendo formulários etc), caso estejam trabalhando em um ambiente corporativo comum. Fora do Office, os usuários podem interagir com os processos, usando uma variedade de fatores de formulários – dispositivos móveis para profissionais de vendas externas, tablets para funcionários de chão de fábrica, rich clients para o pessoal de call center etc. <clique> Análise e Otimização: Nesta fase, a primeira pessoa é o gerente comercial – alguém responsável por fornecer desempenho do negócio, geralmente considerado SLAs ou KPIs. Eles geralmente contam com um cartão corporativo, quadro digital ou apenas relatórios. Seja qual for o formato, o importante é que eles precisam de análises sobre muito mais do que apenas dados históricos – eles precisam combinar com suas métricas a respeito do processo corporativo em execução (às vezes, por instância, mas, geralmente, em conjunto). A capacidade de o gerente obter acesso às informações necessárias para melhor tomar decisões os incentiva a otimizar tanto o processo como uma política, quanto, ao mesmo tempo, capacita-os para se adaptarem melhor às mudanças. E o loop continua… O verdadeiro valor dos “people-ready processes” é simples: capacitar as pessoas para impactar nos resultados corporativos, compactando todo o ciclo de vida de inovação do processo, desde o seu design até o monitoramento e otimização, habilitando-os a mudar com mais freqüência, ajustando-se às circunstâncias de modificação. Tal mudança rápida não é prática, no momento em que os processos estão integrados em aplicações convencionais. A adoção de tecnologias do “people-ready process” vem capacitando os gerentes a separar os fluxos de trabalho e as regras das aplicações subjacentes e infra-estrutura, mudando-os diretamente.

6 Dimensão dos Processos
3/24/2017 Dimensão dos Processos Processos Colaborativos Processos Transacionais Exemplo: , mensagem instantânea, lista de tarefas pessoais Exexmplo: aprovação de documento e de férias Exemplo: relatório de despesas, quadro de gerenciamento Exemplo: aplicações de LOB, cadeia de suprimento Individual Semi-estruturado humano Sistema Altamente Estruturado Processo Fixo Individual Equipe Entre Equipes Aplicação. Corporativa Agora, como existem diversos tipos de processos, os fornecedores que oferecem ferramentas nesta área geralmente se concentram em apenas parte de todo o espectro – normalmente variando na capacidade, dependendo da complexidade e rigidez da atividade. Por um lado do espectro, você tem atividades colaborativas, que tendem a ser desestruturadas por natureza. Por outro lado, você tem atividades altamente estruturadas e transacionais por natureza – essa é verdade quanto às aplicações corporativas de TI e o ambiente de integração. Historicamente, houve duas categorias gerais de soluções para automação do processo, com cada uma se especializando de uma forma. <clique> Hoje em dia, na realidade, esta continuidade é vaga e você geralmente tem processos que envolvem ambos os lados. Na verdade, para especificar ainda mais, pensamos em pelo menos 4 tipos gerais de atividades que existem neste espectro e múltiplos desses tipos irão existir para automatizar um processo de ponta a ponta. O ponto de vista da MS é que uma parcela holística do people-ready precisa suportar os 4 processos, usando uma série consistente de ferramentas e experiências de usuário, para que você não pressione as pessoas a unir múltiplos produtos e ferramentas a fim de automatizar e gerenciar um processo corporativo de ponta a ponta. Vamos fazer uma breve abordagem sobre cada um dos tipos de processos: Individual / Ad-hoc: Tradicionalmente, este é o verdadeiro software de produtividade, geralmente girando em torno das ferramentas de comunicação, como , MI, listas de tarefas pessoas etc. Essa é uma solução encontrada para automatizar as atividades de uma pessoa, permitindo que ela responda às tarefas imediatas e altamente desestruturadas. Os processos deste tipo geralmente não são especificados de maneira formal. Semi-estruturado humano: Para as atividades semi-estruturadas, baseadas em pessoas, ele é geralmente feito por uma equipe ou software de colaboração do grupo de trabalho. O fluxo de trabalho tradicional e os fornecedores de gerenciamento de documento geralmente almejavam a este ambiente, automatizando as atividades principais, como o roteamento de documentos, aprovação de férias etc. Os processos deste tipo devem começar a ser formalmente modelados e especificados, mas, são freqüentemente modificados por usuários não-técnicos. Sistema altamente estruturado: Para processos que possam abranger tanto pessoas como sistemas, esses tendem a ser mais estruturados e transacionais por natureza. O relatório de despesas é um exemplo típico, que pode exigir que uma pessoa o conclua, que um gerente o aprove e depois pode ser automaticamente atualizado pelos aplicativos financeiros de back-end a fim de concluir a transação. Em alguns casos, você pode simplesmente passar as informações de somente leitura dos sistemas para fornecer um quadro em tempo real a um gerente comercial. Esses tipos de processos são especificados formalmente, e geralmente requerem envolvimento de algum tipo de recurso de TI. Processo fixo: Essas atividades devem ser amplamente escaladas pela empresa, de forma controlada, consistente e auditável. Fatores como as finanças ou gerenciamento da cadeia de fornecimento são coisas que requerem (por razões financeiras e normativas) uma grande quantidade de controle de processo. Isso tende a ser automatizado dentro das aplicações empresariais (como o ERP), e geralmente vem com processos novos e pré-configurados para uma variedade de funções corporativas. Novamente, as diferenças entre esses 4 tipos de processos podem embaçar o mundo real – e, novamente, este é o porquê de a MS acreditar que eles devam ser holisticamente considerados parte de uma plataforma de solução de integração. <clique> A primeira coisa que talvez diferencie cada tipo de processo é a experiência do usuário final: no caso de atividades individuais, a experiência do usuário é muito concentrada nas ferramentas centralizadas específicas de IW que usamos todos os dias. Enquanto nos movemos pelo espectro, a experiência do usuário deve começar a suportar os conceitos orientados a equipes, conceitos entre equipes e todos aqueles do escopo da organização. Complexidade/Rigidez da Atividade 6 6

7 Dimensão dos Processos
Processos Colaborativos Processos Transacionais Individual Semi-estruturado humano Sistema Altamente Estruturado Processo Fixo Servidor de Colaboração Servidor de Processo Ferramentas Comuns de Design Ferramentas Comuns de Monitoramento A Microsoft fornece uma arquitetura que supre o espectro total dos processos, oferecendo a experiência adequada de usuário para cada tipo. Para os processos colaborativos, a utilização de um servidor de colaboração (Microsoft Office SharePoint Server) fornece recursos de automação para o processo individual ou em equipe, incentivando os usuários a automatizarem suas tarefas pessoais (independente de ser documento de revisão ou de autoria, s ou outras comunicações), assim como os processos colaborativos orientados a equipes. O servidor de colaboração fornece um valioso ambiente que suporta a colaboração por meio de equipes geograficamente diversas, permitindo compartilhar informações, usando um ciclo de vida de um documento poderoso e o gerenciamento de conteúdo. À medida que você circula para automatizar os processos de equipes cruzadas, que envolvem a integração com sistemas e parceiros comerciais, o Servidor de Processo (BizTalk Server) fornece um recurso poderoso de automação e monitoramento de processo, incluindo a capacidade de interoperar facilmente com um ambiente heterogêneo, usando LOB ou adaptadores tecnológicos. E, caso você queira começar a dimensionar o desempenho corporativo com relação às KPIs, o Business Activity Monitoring fornece a capacidade de extrair e agregar dados das fontes empresariais, visualizando-os facilmente, pelo uso dos serviços de relatórios e análises. Suportando essas tecnologias empresariais, a Microsoft fornece uma série de ferramentas integradas de desenvolvimento, monitoramento e estruturas de tempo de execução. Tempo de Execução Comum

8 Business Process Management System (BPMS) da Microsoft
Aqui estão os produtos da plataforma Microsoft que suportam cada camada do diagrama de recursos. Tentamos selecionar os principais blocos de construção, destacando coisas novas que estão surgindo. Portanto, na metade inferior estão as tecnologias de servidor, e nós nos esforçamos ao máximo para trabalhar sob o Windows Server System para ter a certeza de que esses sistemas funcionam bem juntos. Portanto, você pode ter a certeza de que, quando desenvolvemos algo e trabalhamos com ele, as APIs usadas para se escrever são feitas de forma consistente, portanto, quando você usa nossas ferramentas de desenvolvimento, é mais fácil escrever nelas, seja o SQL Server ou o BizTalk, ou o SharePoint, ou outra ferramenta. Também há muito trabalho nos formatos de execução comuns, portanto, quando você projetar uma aplicação, o CLR será o mesmo, funcionando através de diferentes aplicativos. Isso também quer dizer que a segurança e o gerenciamento são feitos de forma consistente. Trabalhamos muito por meio dos Critérios Comuns de Engenharia, para ter a certeza de que os componentes do servidor são projetados para trabalhar juntos, e que não é apenas uma questão de serem executados juntos, mas sim a segurança, gerenciamento, desenvolvimento e execução dos sistemas. De forma geral, o Microsoft BPMS consiste de: Microsoft Windows Server. A plataforma de infra-estrutura mais produtiva para potencializar as aplicações, redes e serviços da Web conectados de um grupo de trabalho a um centro de dados. Fornece também o Microsoft .NET. Uma estrutura abrangente e produtiva de desenvolvimento para projetar uma nova geração de aplicações e serviços conectados. Microsoft Office SharePoint Server. Um sistema de colaboração e compartilhamento de informações que permite a comunicação mais efetiva e um trabalho mais eficiente. Microsoft BizTalk Server. Infra-estrutura de servidor que permite que as empresas automatizem e orquestrem interações de forma altamente flexível e confiável. Microsoft SQL Server. Um banco de dados de classe empresarial e servidor de inteligência corporativa capaz de executar as aplicações mais exigentes, analisar os dados e reportar resultados para que as empresas possam obter um retorno mais rápido de informações. Microsoft Visual Studio. A principal ferramenta de desenvolvimento para soluções projetadas de maneira eficiente e financeiramente viável, usando a plataforma de aplicações Microsoft. Individual Semi-estruturado humano Sistema Altamente Estruturado Processo Fixo Capacidade do usuário Individual Capacidade de desenvolvimento Capacidade de Processo e SOA Capacidade de BI e Dados Windows Workflow Foundation

9 Parceiros Fornecem Soluções Completas ao Cliente
A arquitetura do BPMS ilustra a infra-estrutura horizontal que a Microsoft projeta, mas isso é somente uma parte da entrega de uma solução “people-ready process” de ponta a ponta. Pense nisso como uma base, sobre a qual os parceiros fornecem, de forma sofisticada, soluções inovadoras que ampliam e aprimoram a sua tecnologia. Isso seria ideal para indústrias específicas verticais, ou para ajudar recursos específicos, como a modelagem ampliada, a simulação ou o design de regras. Juntas, as tecnologias da base Microsoft BPMS + as ofertas de nossos parceiros agregam muito valor ao cliente. Oferta de Parceiro Oferta de Parceiro Oferta de Parceiro Oferta de Parceiro Oferta de Parceiro Individual Semi-estruturado humano Sistema Altamente Estruturado Processo Fixo Capacidade do usuário Solução de Ponta a Ponta ao Cliente Capacidade de desenvolvimento Capacidade de Processo e SOA Capacidade de BI e Dados Windows Workflow Foundation

10 Roadmap do Microsoft BPMS
Ganhos radicais de produtividade através de avanços no desenvolvimento e gerenciamento orientado a modelo Modelagem e simulação valiosas de processo para analistas de negócios Maior avanço e integração no uso do Windows Workflow Foundation Comoditização contínua da integração de baixo nível Roadmap do Microsoft BPMS Fluxo de trabalho humano no SharePoint e acessível pelo Office System Soluções comuns de fluxo de trabalho e novas atividades, personalizáveis pelo SharePoint Designer O .NET Framework 3.0 inclui nova estrutura e ferramentas do Workflow Foundation Suporte ao Windows Vista, Windows XP e Windows Server 2003 R2 Interoperabilidade nativa com as aplicações do WinFX Integração com o Microsoft Office SharePoint Server Processos federados por dispositivos e parceiros comerciais Agora, vamos fazer uma revisão do nosso roteiro por maiores investimentos no MS BPMS – não deve incluir cada produto ou componente, apenas as maiores áreas de inovação. A Fase 1 deste roteiro passa pelo início de 2006, com o lançamento do BizTalk Server 2006, a 4ª geração de servidores de processos corporativos. O BizTalk Server permite fácil integração entre processos de transação e colaboração por meio do nosso adaptador do Sharepoint – isso faz com que você compartilhe informações, facilmente, entre as pessoas, sistemas e parceiros comerciais, sem nenhum código personalizado, mas como configuração do adaptador. O Biztalk 2006 também adiciona uma ampla série de outros adaptadores para os principais sistemas de LOB (como o SAP, JDEdwards, Peoplesoft, Siebel) e plataformas de tecnologias heterogêneas (Oracle DBMS, IBM mainframe, AS/400, Tibco Rendezvous, etc). Isso permite que você exponha seus processos contidos em suas aplicações existentes, aprimorando-os, de maneira potencial, usando as ferramentas de composição do processo do BizTalk. Por fim, por meio da interoperabilidade dos web services, permitimos a personalização de fluxos de trabalho que você pode projetar, usando o novo desenvolvedor do Workflow Foundation, estendendo-os pelas aplicações cruzadas ou parceiros comerciais, usando o BizTalk Server, e acompanhando-os até o fim, usando os serviços BAM do BizTalk e o ambiente de usuário do novo portal do BAM. A Fase 2 deste roteiro passa pelo início de 2007, com os lançamentos do Sistema Office 2007 e das estruturas do WinFX no Vista. No Office 2007, recursos poderosos centralizados no documento serão fornecidos como parte do SharePoint & acessível pelo Sistema Office. Este recurso de fluxo de documento será baseado no Windows Workflow Foundation, como o tempo de execução, com atividades adicionais personalizadas de fluxo de trabalho e soluções pré-construídas e inovadoras. Esses fluxos de trabalho são prsonalizáveis pelo SharePoint Designer, que irá fornecer uma forma intuitiva de configurar e modificar, facilmente, as regras do SharePoint. Com o lançamento do WinFX, também iremos fornecer a base do Fluxo de Trabalho (como a 3.ª tecnologia base para desenvolvedor, complementando o Windows Communication Foundation e o Windows Presentation Foundation). Isso irá fornecer uma tecnologia comum de tempo de execução para a automação do fluxo de trabalho, que poderá ser usada pelos ISVs e desenvolvedores corporativos de TI, a fim de projetar um fluxo dentro das aplicações .NET padrões. (Também iremos fornecer o Workflow Foundation como um download separado do Windows XP e Windows Server 2003). Por fim, com a entrega do BizTalk Server 2006 R2, adquirimos interoperabilidade nativa entre as aplicações do Biztalk e WinFX, permitindo que qualquer sistema de mainframe ou aplicação de LOB sejam expostos como um serviço WCF. Agora você também podemonitorar e acompanhar quaisquer processos baseados em WF, usando o Business Activity Monitoring para ter uma visibilidade completa. O BizTalk 2006 R2 fornece também integração aprimorada com o Microsoft Office SharePoint Server, assim como a capacidade dos processos federados através de dispositivos e parceiros comerciais (por meio das tecnologias aprimoradas do B2B e RFID). Por fim, a Fase 3 nos leva ao passo final para se desempenhar benefícios completos da nossa arquitetura da solução BPMS. Iremos fornecer uma arquitetura de processo unificado construída no Windows Workflow Foundation – todas as tecnologias MS (BizTalk, SharePoint, etc.) serão projetadas nessa base comum a fim de permitir visibilidade por todas as soluções e aplicações relacionadas ao BPM. Iremos continuar a fim de aprimorar a forma como os processos centralizado nas pessoas se tornam holisticamente expostos pelo Office, como ambiente favorito para a forma como seus usuários desejam interagir com os dados e processos. Começaremos a ver ganhos radicais de produtividade pelo desenvolvimento e gerenciamento conduzidos pelo modelo, incluindo fatores como uma modelagem e simulação poderosas de processos para analistas de negócios. E, por fim, ajudaremos e conduzir a comoditização contínua da integração de baixo nível, certificando-nos que nossos produtos estejam integrados pelo design e que nós somos aptos e interoperar totalmente com qualquer plataforma, usando web services e adaptadores para alcançar grandes processos. (Nota, “Além de” não se refere aos investimentos de nível de produto, pois são desejos compartilhados por meio de nossos portifólios. Nenhuma data de lançamento ou pacotes estão implícitos neste slide). Integração do Office pelo SharePoint Adapter Adaptadores que expõem processos contidos nas aplicações de LOB Visibilidade a processos de ponta a ponta por meio do Monitoramento da Atividade Corporativa

11 © 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Esta apresentaçào tem propósito informativo apenas. A Microsoft não fornece garantias implícitas ou expressas neste documento.

12 O que é o Business Process Management (BPM)?
“Estratégia de Negócios” “Ferramentas” Modele e Desenhe Desenvolva e Implante Gerencie e Interaja Analise e Otimize Business Process Management Tecnologias Disponíveis via BPM Pressões Foco cruzado de processos funcionais Alinhamento Organizacional , Fluxo de Trabalho Humano/Sistema, Gerenciamento de Documentos, Modelagem, Regras corporativas, SOA A indústria respondeu a esses desafios comerciais e tecnológicos por meio da aplicação do BPM, que é composto de dois elementos: Primeiro, o BPM é uma disciplina de gerenciamento que exige que as organizações mudem a forma cêntrica de pensar e reduzam sua confiança em estruturas territoriais e funcionais tradicionais. O BPM surgiu a partir de teorias e práticas antigas de gerenciamento, como um gerenciamento de qualidade total (TQM) e a reengenharia de processos comerciais (BPR). As empresas em crescimento, com forte disciplina do gerenciamento de BPM, estão até mesmo criando cargos como “Encarregado-chefe de processo” e atribuindo responsabilidade executiva a processos funcionais cruzados. Em seguida, o BPM também exige ferramentas que os gerentes comerciais podem usar para controlar e modificar seus processos. Especificamente, exigem-se tecnologias que tornem o processo explícito — ou seja, claramente expresso e prontamente modificado. Chamamos isso de tecnologias habilitadas pelo BPM. Elas fornecem modelos gráficos que permitem que os gerentes controlem vários aspectos das operações corporativas, chamando os recursos relevantes. Essas tecnologias existem há muitos anos, como produtos principais que suportam o controle explícito de aspectos particulares de um processo, tais como o fluxo de trabalho humano, roteamento de documento e imagem e padrões de interação de sistema a sistema. No entanto, somente desde 2000 que elas se convergiram para suportar o desejo dos gerentes comerciais por maior capacidade de controlar o trabalho, incluindo tarefas manuais e automatizadas. <clique> O objetivo desses dois elementos BPM é o mesmo: habilitar a compressão de todo um ciclo de vida do processo, desde sua criação até o monitoramento e otimização, permitindo-lhes modificar e ajustar, com mais regularidade, as circunstâncias mutáveis. Essa rápida mudança não é prática no momento em que os processos estão integrados em aplicações convencionais. O desenvolvimento das tecnologias BPM vem permitindo que os gerentes abstraiam fluxos e regras de processos a partir das aplicações subjacentes e da infra-estrutura, para mudar tudo isso de forma direta. O BPM não é apenas uma tecnologia e nem mesmo uma versão atualizada do BPR. É uma disciplina de gerenciamento habilitada pela IT. Ele representa uma mudança fundamental na forma como as empresas gerenciam e executam seus processos operacionais. Veja duas maneiras de como o BPM difere de suas tendências anteriores: A capacidade de ser mais ágil e responsivo ao desenvolver e aprimorar seus processos para fins de uma vantagem competitiva. Isso se contratsta com o foco exclusivo nas eficiências de custo e o foco dinâmico de outras versões do BPR – sim, a redução de custos é importante, mas não é, definitivamente, o benefício de ordem maior. É importante reconhecer que eliminar pessoas do processo não é o objetivo – na verdade, a capacidade de conduzir uma inovação mais rápida do processo está inerente a uma atividade cêntrica das pessoas. Permitimos que as pessoas tenham um impacto maior sobre seus resultados, removendo as barreiras tradicionais para processar a mudança e permitir que todos tenham maior sucesso ao alcançar seus objetivos.

13 O que é o Business Process Management (BPM)?
“O Business Process Management (BPM) é uma disciplina de gerenciamento que trata os processos corporativos como bens a serem avaliados, elaborados e explorados de forma adequada. Tem o objetivo de aprimorar a agilidade e o desempenho operacional…. O BPM requer tecnologias com as quais os gerentes possam controlar e modificar seus processos. Especificamente, ele requer tecnologias que tornem o processo explícito; ou seja, claramente expresso e prontamente modificado.” (Gartner, 2006) “(O BPM é) uma mudança fundamental e um foco reavaliado pelos CXOs nos processos comerciais, uma tendência não vista desde o início dos anos 90, quando havia um movimento de reengenharia do processo corporativo. Especificamente, um número crescente de empresas estão realinhando os gerentes funcionais para se tornarem proprietários dos processos funcionais cruzados, implementando o Six Sigma e iniciativas de qualidade de manufatura escassa para melhorar os processos comerciais e mudando seu foco de aplicações para processos comerciais suportados por aplicações compostas.” (Forrester, 2006) Estamos agora com os três dos melhores analistas de mercado, a fim de adquirir uma perspectiva BPM e compreender as tendências que o mercado vem seguindo. Segue uma descrição rápida do POV do analista – e os conceitos principais que refletem cada um de seus pontos de vista: Gartner: brinca com o tema do BPM como uma disciplina de gerenciamento, e a verdade é que a tecnologia é apenas um facilitador para tornar o processo mais explícito. Sua pesquisa é voltada para as implicações potencialmente quanto à organização, cultura e competência do BPM. Forrester: concentra-se no contraste das antigas tentativas do BPM, como o BPR, e, especificamente, no impacto que as iniciativas de qualidade e foco do cliente têm ao mudar a centralização do processo. Burton: concentra-se nas implicações de arquitetura do BPM, como um verdadeiro componente de uma estratégia SOA. Abordam-se as maneiras como o BPM pode ajudar a desenvolver, alinhar e colaborar entre as organizações de TI. “A modelagem efetiva do processo corporativo é o primeiro passo para movimentar uma estratégia de arquitetura orientada a serviços (SOA). A identificação de serviços como participantes nos modelos de processos irá conduzir a elaboração de serviços a serem incluídos no portifólio do SOA…. As empresas que investem em modelagem de processo, como parte de uma abordagem maior, irão se beneficiar com o maior alinhamento dos Negócios e da TI, com mais compreensão de seu ambiente, utilização mais efetiva de recursos e maior agilidade.” (Burton Group, 2006) 13

14 Comparação da Indústria
Solução Microsoft é menos complexa, maior valor agregado, mais rápida Usuários corporativos usam ferramentas existentes (Office) que já conhecem Solução Microsoft pode gerar desde os processos transacionais mais simples aos mais complexos Experiência de usuário intuitiva Microsoft tem design mais bem integrado e recursos melhores de tempo de execução Protege investimentos existentes nos sistemas de LOB Microsoft BPMS Agora vamos comparar nossa solução BPMS a algumas das principais soluções de processos disponíveis no mercado. Comparamo-nos com outros fornecedores de plataforma, como IBM, SAP e Oracle. IBM WebSphere. A IBM oferece uma variedade de tecnologias diferentes de componentes do BPM e soluções adquiridas durante vários anos, juntamente com uma grande equipe de serviços profissionais para ajudá-lo a estar sempre em dia. Enquanto eles trabalham muito para tentar integrar nativamente seus produtos em um nível subjacente de tecnologia, acreditamos que o Microsoft BPMS tem mais vantagem devido ao fato de que nossa arquitetura .NET é mais intuitiva e fácil de usar. Usar nossas ferramentas de desenvolvimento é menos complexo e mais produtivo para o cliente médio, que fornece mais valor agregado. Acreditamos também que nossa grande integração com o ambiente do Office está sendo potencializado aos usuários corporativos, que podem usar as ferramentas existentes que eles já conhecem. (em vez de precisar aprender uma nova interface de usuário padrão). SAP NetWeaver. Não há dúvida de que o SAP tem forte base instalada em torno de suas aplicações empresariais no mercado, e seus softwares gerenciam processos altamente complexos dentro de sua aplicação ERP. No entanto, acreditamos que o MS BPMS tem a vantagem de suportar uma escala muito maior – nós podemos controlar uma grande área, desde processos imediatos e altamente estruturados até os tipos mais estruturados pelos quais o SAP é conhecido. Novamente, sentimos que temos grande vantagem sobre a usabilidade e produtividade dos usuários finais – as pessoas preferem usar o MS Office como front-end, em vez de ter de aprender sobre a UI da aplicação do SAP. Oracle Fusion. Vemos que o Oracle está muito novo no espaço do BPMS, mas tenta se mover rapidamente com seus esforços do Fusion a fim de ajudar na integração com seu próprio portifólio de aplicações (muitas das quais eles conseguiram por aquisição). Devido ao fato de que construímos nossas soluções BPMS do início ao fim, com um modelo de programação comum, temos recursos integrados de modelo e tempo de execução melhores do que a solução da Oracle. Além disso, acreditamos que você não precisa substituir suas aplicações ou atualizá-las apenas para realizar a integração; nosso BPMS ajuda a proteger seus investimentos existentes em sistemas de LOB, trabalhando e integrando com o que você já tem hoje.

15 Exemplo de Cliente Aplicações médicas e clínicas de organização cruzada que automatiza processos manuais Requisitos Solução Benefícios Integrar múltiplas plataformas diferentes Processamento em tempo real de registros médicos Entrada automática de carga Alerta automático de processos corporativos Uso dos Tablet PCs para anotações e atualização de registros de pacientes Comunicação em tempo real e colaboração entre clínicos Processos integrados pelo gerenciamento de práticas, laboratórios e sistemas de registro eletrônico de saúde Padrões baseado em interoperabilidade HL7 com aplicações internas e externas Registros Reduzidos em Papéis em 70% Colaboração mais fácil entre médicos e residentes Precisão aprimorada de dados Mais pacientes atendidos com a equipe existente Maior cuidado com o paciente Vamos tornar tudo isso real – segue o exemplo de um cliente real que está fornecendo o BPM de ponta a ponta na plataforma MS, por meio de domínios colaborativos e estruturados dos processos corporativos. O Oncology Hematology Associates (OHA), de Southwest Indiana, está comprometida com a automação do espaço de trabalho, da mesma forma com que se preocupa em oferecer soluções médicas avançadas. Em 2005, a OHA visou à integração de suas aplicações, colaboração de suporte e melhoria ao cuidado com o paciente e à lucratividade. A OHA implantou Tablet PCs, SharePoint Portal Server 2003 e o Live Communication Server, elaborando ainda um portal para compartilhar informações entre os clínicos. Com essa solução colaborativa, a OHA obteve eficiência aprimorada e precisão dos dados. A OHA ainda desenvolveu processos automatizados, estendendo suas aplicações de LOB internas e fornecedores externos (ex. Testes de laboratórios), usando um registro eletrônico de saúde baseado em HL7 para seus quadros de pacientes (integrados pelo uso do BizTalk Server e BizTalk Accelerator para HL7. Com esta solução, a OHA pode mudar os dados do paciente—em tempo real—entre seu software de gerenciamento de práticas, seu sistema de laboratório e faturamento interno e recursos externos de laboratório. Veja o estudo de caso completo para mais detalhes sobre os desafios comerciais, elementos da solução, benefícios etc. Entre as tecnologias MS usadas na solução, estão: SharePoint Portal 2003 and Word 2003 Live Communications Server 2005 Exchange Server 2003 BizTalk Server HL7 Accelerator SQL Server 2005


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