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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA

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Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Elementos para apresentação na Jornada Científica Profª Dra.Daisy Inocencia Margarida de Lemos Profª Responsável pela Coordenação de TCC (em exercício)

2 Procurar não colocar muita coisa escrita nos slides, apenas os elementos principais dentre os que compuseram o TCC; detalhes devem ser explicados oralmente.Recomenda-se ter alguns dados à mão para não se esquecer e não ficar muito ansioso); Lembrar que a apresentação deve ser feita em até 15 minutos (deverá ser feita entre 10 a 15 minutos); Embora não seja uma regra estanque, procurar sintetizar os dados para que sejam contidos em um total de, aproximadamente, 22 a 25 slides.

3 ELEMENTOS DE CADA SLIDE (sugestão)
Nome do aluno (dos alunos, se foi feito em grupo) Título do trabalho (e sub-título, se houver) Nome do prof.(a) orientador (a) Nome da instituição Local - Ano

4 A partir do 2ºslide, devem ser apresentados os seguintes itens, distribuídos de modo adequado em cada slide: Introdução, onde estará colocado o tema ou problema de pesquisa Síntese das justificativas (relevância social,acadêmico-científica,pessoal)

5 Objeto de estudo; objetivo geral; objetivos específicos
Hipótese (s) ou questões de pesquisa

6 Referencial teórico (principais autores ou teorias que embasaram o trabalho). Neste item, procurar colocar apenas os principais conceitos e definições, se for o caso, mas sintetizar as demais explicações e considerações. Estas devem ser expostas oralmente.

7 Tipo de pesquisa- método empregado- delineamento do estudo;
Método : Neste item incluem-se: Tipo de pesquisa- método empregado- delineamento do estudo; Caracterização da amostra: 1) no caso de pesquisa de campo : sujeitos: especificando o número (N); sexo; faixa etária; nível socioeconômico e outros dados relevantes. 2) em pesquisas teóricas (bibliográficas): o período pesquisado (em geral é um período de,pelo menos, 5 anos ou mais), artigos, estudos, autores que escreveram sobre o assunto etc.

8 c) Local em que realizou o estudo (não colocar nome de instituição)
d)Instrumentos usados: inventários,testes ou técnicas similares, questionários, entrevistas e) Procedimentos (como fez a coleta de dados)

9 Normas éticas de pesquisas com seres humanos (dado super hiper fundamental!!!)

10 Resultados da pesquisa ou estudo: análise e discussão (comentar sobre os principais dados obtidos),procurando relacionar com alguns dados teóricos, com os objetivos traçados e destacando a confirmação ou refutação das hipóteses traçadas. Lembrete: no caso de serem poucos sujeitos, os resultados devem estar em número absoluto e não em %.

11 Considerações finais (conclusões)
Considerações finais (conclusões). Este item possibilita que o pesquisador coloque mais suas opiniões e conclusões sobre os dados obtidos.

12 Referências (antes citada como referências bibliográficas): principais autores referenciados
Bibliografia consultada (opcional, na apresentação). Em geral não é colocada.

13 Formatação dos slides Escolher letras que permitam boa visualização do conteúdo: Tahoma;Verdana;Arial, entre outras; Tamanho varia de 22 a 32, podendo ser maior no caso de títulos e menor no caso de Tabelas, Gráficos etc. Letras a partir de 20 já são adequadas;

14 As letras dos títulos podem ser de tipo diferente das do conteúdo;
Escolher design de slides mais simples, sem muito desenho; cor de fundo deve ser preferencialmente branca, marfim, bege claro,azul ou verde claro,rosa,lilás.

15 SUGESTÕES PARA A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS (não se trata de padrão)
Introdução:um ou dois slides Justificativa: um slide (máximo dois ) Objetivos: um ou dois slides Hipótese:um slide

16 Referencial teórico: até três slides
Método, tipo de pesquisa, delineamento do estudo: em geral, até dois slides. Em pesquisas qualitativas, pode ser utilizado um número maior, dependendo do caso. Caracterização da amostra; sujeitos; local; instrumentos etc: em geral, até três slides

17 Procedimentos (incluindo o TCLE,em pesquisas com seres humanos): em geral até dois ou três slides
Resultados:análise e discussão: em geral, quatro slides são suficientes,

18 Considerações finais: em geral dois slides.
Referências : até dois slides no máximo.Colocar as principais.

19 Ter em mente que é importante comunicar o TCC:
com a maior clareza, possível, porém sempre de modo sintético (o detalhamento maior do trabalho encontra-se no TCC escrito).

20 b. com seriedade. Não se trata de um show ou apresentação teatral
b.. com seriedade. Não se trata de um show ou apresentação teatral. Evitar fotos e depoimentos comprometedores.

21 A distribuição dos tópicos aqui descritos são sugestões; não significa que todas as apresentações devam ficar “engessadas” .

22 Contudo, é relevante considerar que se trata de apresentação de um trabalho de natureza científica e, portanto, não se pode introduzir elementos que, embora o autor possa achar interessantes, fogem aos padrões exigidos pelas normas científicas e éticas.


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