A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Política Internacional e Organizações Internacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Política Internacional e Organizações Internacionais."— Transcrição da apresentação:

1 Economia Política Internacional e Organizações Internacionais

2 Temas da discussão O porque da Economia Política Internacional (EPI) O que é a EPI? As diferentes linhas da EPI Temas da EPI Definir Organizações Internacionais (OIs) Tipos de OIs Atuação de OIs

3 O porque da Economia Política Internacional (EPI) No mundo acadêmico: crescimento e fortalecimento da análise e herança marxista entre teóricos das RIs e o desafio que isto impõe. Crise do realismo. Na política: crescimento da relevância de temas econômicos na agenda internacional.

4 O que é a EPI? Duas perspectivas: O estudo do político por trás da economia Ou, o uso de instrumentos de economia para estudar a política Muitas vezes, ambas as perspectivas

5 As diferentes linhas da EPI A herança clássica: trata-se de realistas que criticam a separação entre economia e política. Sua ênfase vai dos motivos econômicos dos conflitos (questão da escassez) à qualificação das capacidades em termos econômicos (as duas perspectivas). Os liberais: relevância dos temas econômicos e da cooperação nas Ris (tb as duas perspectivas). A grande contribuição do próprio Marx, e uma análise importante de seus seguidores nas RIs.

6 Temas da EPI Globalização e seus fundamentos político econômico. As análises dos complexos industriais e seus impactos sobre o desempenho internacional dos Estados A questão do desenvolvimento: tanto a análise quanto as perspectivas. Temas particulares: integração regional, a questão das patentes, e a economia internacional da segurança.

7 Definir Organizações Internacionais (OIs) Um tipo específico de instituições internacionais, já que impõem regras e normas ao sistema internacional, mas também são organizadas em termos práticos. Viena, 1814: o Concerto Europeu. Os países europeus não criaram nenhuma organização específica, mas passaram a reunir-se regularmente para lidar com os problemas e conflitos. Primórdios de OIs. Uma carta, um secretariado geral e assembléia geral. Reuniões periódicas e outras permanentes.

8 Tipos de OIs Três tipos: Globais, regionais e temáticas. A primeira organização de cunho global: a Liga das Nações. A única OI global: a ONU As regionais: OEA, UA, Liga Árabe... Ou Organização dos Estados Islâmicos. Porque o Vaticano não é? Porque é um Estado! As temáticas: a maior de todas é a FIFA. Podem ser tanto regionais quanto globais (OMC, FMI). Não confundir OIs regionais ou temáticas com agências da ONU (UNESCO, UNICEF, AIEA).

9 Atuação de OIs Na regulamentação e monitoramento das RIs. Como derivadas dos Estados ou acabam tendo agenda e atuação próprias? São propícias para potências menores/emergentes se destacarem ou para os hegemônicos exercerem sua hegemonia através da imposição das regras? Só são efetivas em questões consensuais e de cooperação ou são instrumentos de estabelecimento de consenso e normas?


Carregar ppt "Economia Política Internacional e Organizações Internacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google