A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bloco 3: GRANDEZAS E MEDIDAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bloco 3: GRANDEZAS E MEDIDAS"— Transcrição da apresentação:

1 Bloco 3: GRANDEZAS E MEDIDAS

2 Grandezas e Medidas – 1º. e 2º. Anos ............................
Tempo Massa Capacidade Valor

3 Medidas de Tempo Relações temporais Medição de tempo
Dias da semana e meses do ano Registro de tempo Unidades de medida Leitura e escrita de horas

4 Relações temporais As primeiras habilidades envolvendo esse subtópico:
Estabelecer relações de ordem temporal (1º. Ano) Relacionar atividades do cotidiano a períodos do dia Reconhecer o caráter cíclico de certas atividades e fenômenos.

5 Relações temporais Apropriação de uso dos termos: Antes, entre, depois, ontem, hoje, amanhã, agora, já, pouco tempo, muito tempo, ao mesmo tempo, depressa e devagar. . Localizar atividades no quadro de rotina diárias da sala de aula.

6 MEDIÇÃO DO TEMPO . Medir atividades de sala de aula com unidades não padronizadas (ampulheta). . Marcar o tempo gasto e registrar para comparações. . Levar a criança a sentir o escoamento do tempo. . Utilizar relógio analógico para marcar o tempo.

7 MEDIÇÃO DO TEMPO Dias da semana e meses do ano
Reconhecer os dias da semana, nomeando-os corretamente. Reconhecer a sequência dos meses, nomeando-os corretamente.

8 MEDIÇÃO DO TEMPO Identificar o calendário como forma de registro de tempo. Consultar o calendário linear para identificar determinado dia, o dia anterior e o seguinte.

9 Calendário linear Faixa horizontal com 28, 29, 30 ou 31 quadrinhos, de acordo com o mês. Diariamente deve ser registrado o número correspondente ao dia do mês. Permite que as crianças percebam o escoamento do tempo e possa identificar os dias anteriores e posteriores. * Aconselhável para iniciar no primeiro ano. A cada mês as tiras vão sendo organizadas num local da sala para a composição do ano que vai passando.

10 UNIDADE DE MEDIDA . Identificar a hora como unidade de medida de tempo. * manter um relógio analógico na sala de aula para indicar o tempo da rotina das crianças.

11 REGISTRO DE TEMPO Leitura e escrita de horas . (2º. Ano)
Saber ler exatamente as horas nos relógios analógicos.

12 MEDIDA DE COMPRIMENTO Unidade não padronizada Unidade de medida
Instrumento de medida Leitura e escrita de medidas Relacionamento entre medidas

13 MEDIDA DE COMPRIMENTO Unidades não padronizadas
Medir comprimentos usando unidades de media não padronizadas (palmo, passos). Comparar os resultados das medições Utilizar termos como: menor, maior, médio, alto, baixo, comprido, curto, estreito, largo, perto, longe

14 Instrumentos de medida
. Reconhecer o uso das medidas em situações práticas do cotidiano. . Identificar o metro como unidade padrão de medida de comprimento. . Medir comprimentos usando metro não graduado (apropriando-se de ideias como quase um metro, mais de um metro, meio metro, etc.)

15 MEDIDAS DE MASSA Comparação de massas de objetos Unidades de medida
Instrumentos de medida

16 MEDIDAS DE MASSA Comparar a massa de objetos em vivências, determinando peso leve/pesado. Reconhecer as medidas de massa em situações práticas do cotidiano. Identificar o quilograma como unidade padronizada de medida (2º. Ano)

17 MEDIDA DE CAPACIDADE Medir capacidades usando unidades de medida não padronizadas Comparar a capacidade de diferentes recipientes. Utilizar os termos cheio e vazio. Reconhecer o uso das medidas de capacidade nas situações cotidianas. Identificar o litro como unidade de medida de capacidade.

18 MEDIDA DE CAPACIDADE Transpor líquidos de um tipo de medida para outro. Ex: de xícara para copo. Comparar a capacidade de diferentes recipientes.

19 MEDIDA DE VALOR Identificar cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro Utilizar dinheiro em brincadeiras Ler e escrever quantias por extenso. (2º, ano) * Produzir mini-feiras, simulação de compra e venda.


Carregar ppt "Bloco 3: GRANDEZAS E MEDIDAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google