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DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.

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1 DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa. Dra. Mirian Buss Gonçalves

2 -Em situações de emergência, muitas vezes é necessário organizar planos de socorro e evacuação de certas áreas; -É importante definir planos ou estratégias de ações com base na população presente na zona de ocorrência do problema. -No entanto, o número de pessoas em determinada zona é variável:  Mobilidade relacionada as atividades de trabalho,  Atividades de lazer,  Compras,  Dia da semana e período do dia,etc. IMPORTÂNCIA

3 -Existe uma associação entre a movimentação de pessoas e as relações socioeconômicas. -Por exemplo,os centros comerciais das grandes cidades são também áreas de intenso fluxo. -É importante compreender os fatores que motivam a movimentação de pessoas.

4 Torna-se necessária a construção de um modelo Simular a distribuição espacial da população em um determinado instante. MODELO

5 Modelo deve contemplar: -Motivações pessoais: atividades a serem desenvolvidas, Satisfação de necessidades. -Estrutura física de ruas, quadras,etc. -Localização de atrações: grandes centros comerciais, escolas, Indústrias, universidades,etc. MODELO

6 -O modelo deverá ser capaz de reproduzir a movimentação de pessoas no espaço geográfico. 1. identificar o comportamento do indivíduo 2. Entender o comportamento da população MODELO

7 -Desenvolver um ambiente que possibilite a visualização da distribuição espacial da população em um determinado instante. IDÉIA PRINCIPAL USAR -SIMULAÇÃO para determinar a distribuição espacial da População levando em conta características que descrevem a mobilidade.

8 -Como conseqüência, gerar uma distribuição espacial dinâmica da população em relação ao tempo. -Ferramenta: SIG (Sistema de Informações geográficas) para descrição da configuração espacial e localização de atrações. IDÉIA PRINCIPAL

9 METODOLOGIA 1.DEFINIÇÃO DO ZONEAMENTO 2.DEFINIÇÃO DAS VARIÁVEIS QUE IRÃO COMPOR O MODELO Identificar variáveis que afetam a distribuição da população a partir de informações coletadas 3. AMOSTRA 4.LEVANTAMENTO DE DADOS COMO:

10 Ou seja, dados referentes à movimentação durante alguns dias da semana. 5. SIMULAÇÃO Simular o comportamento da população gerando uma distribuição dinâmica METODOLOGIA - Horários -Atividades -Duração das atividades -Modos de transporte usados -Origem e destino da viagem -Estimativas existentes da distribuição da população (dados shopings,escolas...)

11 PROPOSTA -Ter uma representação do ambiente e do comportamento da População em momentos diferentes. Tomada de decisões em Situações emergenciais AUXILIAR

12 SILVA, CLAUDIO ANTONIO DA. (2003) Modelagem Comportamental para Agentes Autônomos em Ambientes Reais. Rio de Janeiro: Engenharia da Computação – Área de Concentração Geomática Tese – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

13 Agentes autônomos são sistemas computacionais inseridos em ambientes dinâmicos, que têm a capacidade de perceber e agir de modo autônomo, para atingir objetivos ou executar tarefas para os quais tenham sido modelados. Um modelo baseado em agentes consiste na criação de uma população de agentes,com capacidade de percepção e ação similar aos componentes simulados.

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15 Apresenta um modelo, denominado SIMPED, com a finalidade de estudar a influência da configuração espacial no movimento de pedestres. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA JIANG B. (1999), “SimPed: Simulating Pedestrian Flows in a Virtual Urban Environment”, Journal of Geographic Information and Decision Analysis, v. 3,n. 1, pp. 21-30.

16 SCHELHORN, T., O´SULLIVAN, D., et al., (1999), STREETS: An agent-based pedestrian model”, In: Computers in Urban Planning and Urban Management, Venice, September. Propõe-se um modelo de agentes integrado com SIG para a simulação da movimentação de pedestres. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

17 XU, M., TAYLOR, M. A.P., HAMNETT S.(2003) A microsimulation model of travel behaviour for use in urban transport corridor analysis, 10th International Conference on Travel Behaviour Research, Lucerne, August. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


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