A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coesão por quê?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coesão por quê?."— Transcrição da apresentação:

1 Coesão por quê?

2 Coesão: É um tipo de articulação gramatical de um texto. A esse mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais atraente, é que se chama coesão textual.

3 Substituição = elemento gramatical (pronome, advérbio,
Coesão Referencial Substituição = elemento gramatical (pronome, advérbio, numeral ou verbo) Ex: Tenho um automóvel. Ele é verde. Mariana e Luiz são irmãos. Ambos estudam inglês e francês Sua atitude desagradou a todos ali presentes. Da próxima vez não faça mais isso.

4 Reiteração = repetição
- Palavras sinônimas A criança caiu e chorou. Também o menino não fica quieto! Expressões nominais definidas O cantor Sting tem lutado pela preservação da Amazônia. O ex-líder da banda Police chegou ontem ao Brasil. O vocalista chegou com o cacique Raoni, com quem escreveu um livro. Nomes genéricos Não entre nessa parceria, pois esse negócio pode ser arriscado.

5 Coesão Recorrencial A coesão recorrencial se dá quando, apesar de haver retomada de estruturas, itens ou sentenças, o fluxo informacional caminha, progride; tem, então, por função levar adiante o discurso. Paralelismo: Ocorre quando estruturas são reutilizadas, mas com diferente conteúdos. Ex. “Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor[...]” Paráfrase: Atua como articuladora entre informações antigas e nova. Recursos fonológicos, segmentais e suprassegmentais: Ritmo e recursos de motivação sonora. Ex. “Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpia dos violões, vozes veladas Vagem dos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas”

6 Coesão Sequencial Embora não se manifeste pela retomada de termos, permite que o texto progrida normalmente. Estabelecendo relações lógicas entre as ideias do texto. Sequenciação temporal Ex. - Fez as malas, despediu-se de todos e viajou. - Antes estava sem perspectivas, agora me sinto repleto de esperanças ao falar sobre o assunto

7 Sequênciação por conexão
- O resultado não foi positivo, apesar do enorme esforço. (preposições ou locuções prepositivas) Procure se aprimorar bastante, a fim de obter um cargo melhor. (conjunções ou locuções conjuntivas)

8 Coesão por quê? X Textualidade: Relação harmoniosa, leitura agradável, sem repetições, claro e objetivo.

9 Referência Bibliográfica
Obrigado! Referência Bibliográfica FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Àtica,


Carregar ppt "Coesão por quê?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google