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Conceito de multimédia

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Apresentação em tema: "Conceito de multimédia"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de multimédia
Tal como o nome diz, o termo multimédia refere-se a tecnologias que apresentam informação em mais do que um meio, incluindo texto, som, gráficos/imagens, animação e vídeo de um modo interactivo. Multimédia é utilização simultânea de mais do que um meio de média, por exemplo, num CD-ROM ou numa página Web. Ainda que as imagens sejam uma forma de mádia diferente do texto, multimédia é usado para combinar texto, som, e/ou vídeo.

2 A comunicação multimédia facilita a compreensão e a aprendizagem, já que é bastante parecida com a comunicação humana direta. Numa conversa, observamos o interlocutor (o que seria equivalente a um vídeo) ouvimo-lo (áudio) enquanto acompanhamos as suas palavras com gestos e movimentos corporais (animações). Uma apresentação ou emissão multimédia pode realizar-se em direto ou ser gravada. A difusão dos conteúdos, por outro lado, pode executar-se através da Internet, projetar-se num ecrã (ou num projetor) ou desenvolver-se em palco.

3 Condições para considerar uma aplicação multimédia
Algumas pessoas acham que apenas com a inclusão de imagens animadas é possível chamar-se ao resultado multimédia, mas uma aplicação diz-se multimédia se apresentar: Texto e som Texto, som e imagens animadas Texto, som e vídeo Vídeo e som Múltiplas áreas de apresentação, imagens, ou apresentações em simultâneo Em situações ao vivo, o uso de speakers junto com som, imagem e vídeo Uma aplicação diz-se Multimédia quando combina texto, som, gráficos, animações ou vídeo.

4 Recursos necessários à produção de uma aplicação multimédia
Para a produção de ficheiros multimédia é necessário que um computador possua : Um processador potente Bastante memória RAM e física Um bom monitor e uma placa gráfica forte Colunas, uma placa de som, gravadores de áudio e um leitor de CD-ROM ou DVD Software adequado para a produção de multimédia

5 Digital versus analógico
A tecnologia analógica refere-se à transmissão de sinais analógicos que viajam através de ondas eletromagnéticas, realizada pela adição de sinais de variação de frequência ou amplitude. A informação analógica pode levar a alterações dos sinais transmitidos através de distorções, interferências e ruído.

6 Digital é a tecnologia electrónica que gera, armazena e processa dados em binário. Os sinais digitais são compostos por bits que é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. - são um meio mais rápido e de maior qualidade; - o sinal enfraquece mais lentamente atingindo longas distâncias; - praticamente não são atingidos pelo ruído.

7 Tipos de dados multimédia
Uma imagem é formada por um conjunto de pixels - identifica o menor pedaço de informação representável num ecrã. Os dados multimédia podem ser divididos em cinco categorias: Texto Imagem (bitmap)\Gráfico (pontos, retas, quadrados, vetores) Vídeo (imagem em movimento) Animação (gráficos com movimento) Áudio

8 Texto Principais tipos de texto: Plain Text Rich Text Hypertext
O texto constitui a forma mais utilizada de se divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como por exemplo o Notepad do Windows, dando origens a conteúdos não formatados chamados plain text. Por outro lado, pode ser criado através de processadores de texto, como por exempo o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados chamados rich text. Principais tipos de texto: Plain Text Rich Text Hypertext Formatos mais comums: .txt .doc .rtf .pdf .html

9 Imagem Principais Formatos: .gif .png .jpg
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas e jornais. As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma camara digital, ou ainda sere gerados no computador através da utilização de programas adequados. Os Gráficos são normalmente criados por aplicações especificas como é o caso das folhas de cálculo, dos sistemas de CAD e aplicações como Matlab ou Mathematica. Principais Formatos: .gif .png .jpg

10 Vídeo O vídeo é outro dos tipos de dados que é comum encontrar numa aplicação multimédia. A utilização de vídeo pressupões a existência de uma placa de som, pois só assim é possível obter som, caso contrário, apenas poder ser visualizadas as imagens que compõe o vídeo. Isto porque a aquisição/manipulação de vídeo num computador requer também uma placa de vídeo que suporte a entrada e saída de vídeo. Principais formatos .mpg .webm .flv .avi Formatos de transmissão NTSC - National Television System Comitee : frames por segundo com uma resolução de 525 linhas (formato Japonês e Americano) PAL - Phase Alternation by Line : 25 frames por segundo numa resolução de 625 linhas (formato Europeu)

11 Vem diretamente dos instrumentos musicais.
Áudio O áudio (som) é outro tipo de dados que é frequente encontrar numa aplicação multimédia. A utilização de áudio num PC só é possivel se tivermos uma placa de som. A placa de som permite-nos efectuar a entrada e a saída de audio em conjunção com outros perifericos, tais como: microfone, colunas, speaker, e o leitor de CD-ROM. Formatos mais comuns: .mdi .wav .mp3 .ogg Audio Analógico Vem diretamente dos instrumentos musicais. Audio Digital Convertido do audio analógico ou produzido num computador (sintetizador).

12 Animação A animação é outro tipo de dados que uma aplicação multimédia pode incorporar. A animação não é mais que uma sequência de imagens que é visualizada a alta velocidade (ex: 30 imagens por segundo). A criação de animações é no fundo a criação das imagens que a compõem e ainda a definição ou não de efeitos especiais na passagem entre imagens. Podemos pois distinguir duas técnicas de criar de animações: Tweening e Tracing.

13 Na técnica Tweening, também designada por keyframe, o utilizador cria um objeto numa frame e depois pode colocá-lo numa posição diferente noutra frame, que tanto pode ser a frame seguinte como outra qualquer frame mais adiante. O software depois encarrega-se de criar as frames intermédias de modo a passar o objeto da posição inicial, na frame onde foi criado, para a posição final na frame final.

14 Na técnica Tracing, ao contrário da técnica Tweening, é o utilizador que tem de criar todas as frames. Neste caso o software apenas auxilia o utilizador permitindo que este possa criar frames vazias, copiar frames ou apenas copiar as alterações de uma frame para outra.

15 Técnico de Animação O Técnico de Animação 2D/3D é o profissional qualificado apto a criar animações de imagens, manual ou digitalmente, a conceber o grafismo e o movimento em 2D / 3D, dotando os acontecimentos, objectos, acções e os gestos das personagens, duma aparência de vida, utilizando as técnicas, os suportes e os requisitos artísticos necessários, tais como: Criar os personagens, objectos, acessórios, veículos, cenários e ambientes em 2D ou em 3D de um produto de animação através duma série de imagens sucessivas que decompõem a narrativa em fases, planos e sequências. Elaborar os documentos técnicos de apoio ao trabalho de animação.

16 Criar os modelos que definem os parâmetros expressivos dos movimentos dos personagens assim como a criação das fases principais, intermediárias e complementares da animação dos personagens. Efetuar a pintura, a textura e a iluminação de todos os elementos de uma animação 2D ou 3D. Digitalizar todos os elementos necessários à realização de um produto de animação 2D ou 3D. Animar e gerir os vários componentes de um produto de animação 2D ou 3D, utilizando as técnicas apropriadas, quer analógicas, quer digitais.


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