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PublicouRubens Bentes Marinho Alterado mais de 8 anos atrás
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Processo de Planejamento Urbano em Curitiba
Luisiana Paganelli Silva (Arquiteta e Urbanista) Assessoria de Relações Externas
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Organograma Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC
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IPPUC Criado em 1º de dezembro de 1965.
MISSÃO: Coordenar e monitorar o processo de planejamento urbano da cidade, elaborando programas, planos, projetos, e pesquisa urbana; coletar e gerenciar fundos, acompanhar investimentos em infraestrutura e fazê-los compatíveis com ações municipais de integração com a Região Metropolitana de Curitiba na condução do desenvolvimento sustentável, buscando compartilhar as melhores práticas em planejamento urbano.
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Organograma Presidente do IPPUC CONCITIBA
Conselho da Cidade de Curitiba Representantes da PMC, sociedade civil, universidades, entidades, associações Presidente do IPPUC Assessorias Jurídica Relações Externas Técnica Imprensa Gabinete da Presidência Secretaria Executiva Supervisão de Informações Supervisão de Planejamento Supervisão de Projetos Supervisão de Implantação Supervisão Administrativo-financeira
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Em 29 de março de 1693, é fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba. Pintava cenas urbanas, costumes locais e brasileiros entre 1816 and 1831
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Vista de Curitiba
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A inauguração da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá foi "[
A inauguração da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá foi "[...] marcou um ponto de inflexão no desenvolvimento econômico do Paraná. Por muitas décadas se constituiu no principal corredor de exportação da produção paranaense" (MENEZES, 1996, p. 57). Ainda segundo Menezes, em 1853 houve uma primeira tentativa de planejamento urbano de Curitiba, a qual tinha como fim a colocação da cidade como um espaço urbano moderno e apto a ser designada capital do estado; a cidade competia com Paranaguá para ser a sede administrativa do Paraná.
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Mapa Curitiba Os primeiros traçados da cidade foram feitos nessa época e a primeira transformação urbana "Plano Taulois“ (Pierre Taulois). Marco inicial do planejamento.
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Rua XV de Novembro 1870 A partir dessa época, começaram as imigrações na cidade: Italianos, poloneses, ucranianos, alemães, entre outros. Calcula-se que aproximadamente 30 mil imigrantes chegaram a Curitiba entre 1872 e 1900 e cerca de 27 mil entre 1900 e 1920. (MENEZES, 1996, p. 58).
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Praça Osório e Rua XV
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Linha Trajano Reis
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Av. República Argentina – anos 40
Reestruturação urbana: fim da década de 1930 indústrias e crescimento populacional
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Adensamento urbano de Curitiba
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Praça Tiradentes
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Centro de Curitiba – aproximadamente 1950
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Praça Osório década de 1960
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Centro de Curitiba
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Centro de Curitiba – década de 60
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Av. João Gualberto
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Curitiba – Bairro Cabral 1970-80
FONTE:
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Curitiba
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Curitiba FONTE: IBGE, 2004.
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(NUC = núcleo urbano central)
CURITIBA SÃO PAULO SANTA CATARINA (NUC = núcleo urbano central) Curitiba CURITIBA População: hab. (Censo 2010) Taxa de crescimento pop. : 0,96% RMC (29 municípios) População: hab. (Censo 2010) Taxa de crescimento pop. Com Curitiba : 1,36% Sem Curitiba : 1,87% NUC
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Evolução do Crescimento Urbano CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Evolução do Crescimento Urbano CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
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1943 O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba
Primeiro Plano Diretor – PLANO AGACHE → Estrutura Radial Desenvolvimento radial e perimetral população: 150 mil hab. CENTRO Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 36
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Plano diretor urbano desenvolvido pela empresa Coimbra Bueno & Cia
Plano diretor urbano desenvolvido pela empresa Coimbra Bueno & Cia. Ltda. do Rio de Janeiro, o qual passa a organizar e estruturar a cidade através de "[...] diretrizes e normas técnicas para ordenar o crescimento físico, urbano e espacial da cidade, disciplinando o tráfego e organizando as funções urbanas.[...]" (IPEA; USP; IPPUC, 2001, p. 88). Os critérios adotados para formatação do plano diretor da cidade recaíram na delimitação de áreas com funções específicas ("centros funcionais").
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LIVRO: Nenhum dia sem uma linha – Irã Dudeque
Uma história do urbanismo em Curitiba Propostas urbanas e utópicas radiais-perimetrais
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LIVRO: Nenhum dia sem uma linha – Irã Dudeque
Uma história do urbanismo em Curitiba BERLIM MOSCOW PARIS SÃO PAULO PLANO AGACHE
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Estrutura Linear – Eixos estruturais - Crescimento linear
O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba 1966 Plano Diretor (Plano Serete) → concurso público organizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba para dar continuidade ao planejamento urbano da cidade. Estrutura Linear – Eixos estruturais - Crescimento linear população: 500 mil hab. N O E S CENTRO Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 41
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2004 O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba CRESCIMENTO LINEAR
Revisão do Plano Diretor → Estatuto da Cidade - Consolidação e metropolização população: 1,7 milhões de hab. CENTRO Manutenção das diretrizes estabelecidas pelo Plano de 1966 Consolidação de importantes políticas urbanas para a cidade Implementação de ferramentas de planejamento urbano Promoção da participação popular N O L CENTRO S CRESCIMENTO LINEAR Corredores estruturais Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 44
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O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba
Plano Diretor revisado em 2004 USO DO SOLO TRANSPORTE PÚBLICO SISTEMA VIÁRIO DESENVOLVIMENTO SOCIAL ECONÔMICO MEIO AMBIENTE
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O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba
ZR 4 ZR 4 ZR 3 SETOR ESTRUTURAL ZR 3 ZR 2 ZR 2 ZR 1 ZR 1
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Sistema Trinário Vias rápidas Canaletas exclusivas para ônibus
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Consolidação dos Eixos
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Planejamento Integrado
ZONEAMENTO E USO DO SOLO (42 ZONAS) Orientar Disciplinar Promover o desenvolvimento Acompanhar o crescimento 17% Áreas de preservação 58% Áreas predominantemente residenciais 16% Áreas predominantemente para comércios e serviços 06% Áreas predominantemente industriais 03% Áreas de uso misto 49
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SISTEMA VIÁRIO 50
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RIT RIT = Rede Integrada de Transporte 51
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Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
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Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
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Habitação de Interesse Social
Ferramentas de Planejamento Urbano SOLO CRIADO – 1991 Habitação de Interesse Social
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Incentivos construtivos – ÁREAS VERDES
Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – ÁREAS VERDES
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Mobilidade e Rede de Transporte Novo corredor de desenvolvimento
18 km DE EXTENSÃO COM CICLOVIAS 23 BAIRROS BENEFICIADOS UTILIZAÇÃO DE BIO-COMBUSTÍVEL PARQUE LINEAR PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS
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Linha Verde
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Requalificação Urbana
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LINHA VERDE Mal. Floriano Setor Estrutural Sul Setor Estrutural Norte
São Paulo LINHA VERDE Mal. Floriano Setor Estrutural Sul Setor Estrutural Norte Parque Barigui Setor Estrutural Oeste CIC Centro
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Linha Verde
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Mobilidade e Rede de Transporte
Rede Integrada de Transporte - RIT Acessibilidade: 500m (Lei Orgânica) Tarifa única e social 81 km canaletas exclusivas 13 municípios 2.284 ônibus 431 linhas viagens/dia passageiros/dia 36 terminais 364 estações tubo
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Mobilidade e Rede de Transporte 1974 1979 1982 1999
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Mobilidade e Rede de Transporte
Tipos de ônibus Ligeirão Expresso Biarticulado Interbairros Alimentador Convencional Inter-hospitais Linha Especial Linha Circular Linha Turismo 65
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Terminais de Integração
Ruas da Cidadania - Integração entre serviços e transporte 66
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Ciclovias 120 Km - Interparques 68
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Ciclovias Pedala Curitiba
Incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte Reabilitação de ciclovias existentes; Melhoria da rede; Área Central Definição das ciclovias e implementação de bicicletários (28 equipamentos) e bicicletas públicas (20 estações). 69
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Prioridade para pedestres – Centro - 1972
Preservação histórica e cultural
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Equipamentos Públicos
Regionais Renda até 3 SM Áreas de Ocupação Irregular RUA DA CIDADANIA Abastecimento Cultura Farol do saber Educação Crianças Clube da Gente Esporte e Lazer Assistência Social Guarda Municipal Saúde Distribution of public services and equipment
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Planejamento Urbano de Curitiba
Planos Setoriais I – Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado; II – Plano Municipal de Habitação de Interesse Social; III – Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico; IV – Plano Municipal de Desenvolvimento Social; V – Plano Municipal de Defesa Social; VI – Plano Municipal de Controle Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Metodologia Diagnóstico, avaliação e discussão com a comunidade Propostas de audiências públicas e sugestões por internet
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Lei de Responsabilidade Fiscal ANUAL
Estatuto da Cidade PLANO DIRETOR MUNICIPAL (Leis Estaduais e Federais) 10 Anos Propostas de Campanha Plano de Governo (Eixos Estratégicos) 04 Anos Lei de Responsabilidade Fiscal Plano Plurianual (Programas) LDO (Diretrizes) LOA (Projetos) ANUAL Câmara Municipal Audiências Públicas O Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual deverão incorporar as diretrizes e as prioridades contidas no Plano Diretor de Curitiba, instrumento básico do processo de planejamento municipal.
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Planejamento Urbano em Curitiba
Planos Regionais Regional CIC: habitantes empresas
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Hospitalidade Comercial
2014 FIFA Copa do Mundo Estádio Hospitalidade Comercial e Imprensa Afiliados Comerciais Esplanada e Praça de Alimentação
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Estádio Joaquim Américo: Projeto
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Viaduto Estaiado F.H. dos Santos
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Trincheira Guabirotuba
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Reforma da Rodoferroviária e acessos
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Sistema Integrado de Monitoramento
SIM Sistema Integrado de Monitoramento
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Terminal Santa Cândida
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Rua da Cidadania do Cajuru
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Centro de Referência em Assistência Social - CRAS
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Clubes da Gente
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Sistema Curitiba de Controle Operacional
CCO Sistema Curitiba de Controle Operacional (Semaforização)
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Binário Chile Guabirotuba
(Pavimentação e recuperação de vias)
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Rua Des. Antônio de Paula
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Avenida Fredolin Wolf
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Rua Eduardo Pinto da Rocha
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Trincheira Gustavo Rattman
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Viva Barigui
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ETAPA 1 – PARQUE LINEAR DO BARIGUI - VILA RIGONI
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ETAPA II - PARQUE LINEAR DO BARIGUI - BERNARDO MEYER
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Planejamento Urbano de Curitiba
PRÓXIMA AÇÕES: Revisão do Plano Diretor Plano de Desenvolvimento Sustentável Museu do Urbanismo Escola de Urbanismo
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Arq. Luisiana Paganelli Silva
OBRIGADA! Arq. Luisiana Paganelli Silva Assessoria de Relações Externas FONTE IMAGEM: Cesar Lobo (Cidades Ilustradas) 99
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