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Epidemiologia e Profilaxia J.A.L.Marinho - 2012 Sistema de Saúde.

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Apresentação em tema: "Epidemiologia e Profilaxia J.A.L.Marinho - 2012 Sistema de Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Epidemiologia e Profilaxia J.A.L.Marinho - 2012 Sistema de Saúde

2 Objetivos do curso: Promover conhecimento do sistema de saúde Promover apreensão e entendimento de conceitos, definições e modelos de estudos que embasam a medicina científica. Contribuir para a formação médica Integrar conceitos, definições e modelos no sistema de saúde e na prática médica

3 Método: Heurístico “Tornar o conhecimento um pedaço da própria vida e como vida uma potência em constante crescimento.” Nietzsche

4 Dedicação é fundamental na formação médica “Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive.” Fernando Pessoa

5  Saneamento Básico  Alimentação  Imunizações  Doenças Cardiovasculares  Infecção Hospitalar  Doenças Sexualmente Transmissíveis  Tuberculose  Meningite  Raiva  Tétano  Malária  Poliomielite  Sarampo  Coqueluche  Cólera Instrumento/Ferramenta Processo de adoecer e Como vigiar Ações preventivas, em situações específicas Sistema de Saúde, Epidemiologia e Profilaxia são contextos integrados

6 Sistema de Saúde

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8 Sistema de Saúde e Responsabilidades Complexo de elementos integrados para proporcionar Saúde para Todos Sistema de Saúde e Responsabilidades Complexo de elementos integrados para proporcionar Saúde para Todos Todos integram o Sistema; Todos têm responsabilidades com a Expectativa de Vida e Expectativa de Saúde; O Sistema deve divulgar informações sobre saúde pública para “empoderar” a população nos cuidados com a saúde; Metas: prevenção, tratamento, reabilitação Doenças transmissíveis Doenças crônicas não transmissíveis

9 Estrutura Organização articulada de todos os elementos do sistema. Estrutura Organização articulada de todos os elementos do sistema. Atividades-meio: Planejamento, administração, controle e política de gestão  Ênfase maior nas condições de saúde e seus determinantes do que oferta de serviços. Atividades-fim:  Prevenção  Assistência  Apoio ao diagnóstico e tratamento  Transporte

10 Definição de Saúde a) OMS: bem-estar físico mental e social e não a mera ausência de doença ou deformidade. Definição de Saúde a) OMS: bem-estar físico mental e social e não a mera ausência de doença ou deformidade. b) Perkins: Estado de relativo equilíbrio de forma e função do organismo, que resulta de seu ajustamento dinâmico satisfatório às forças que tendem a perturbá-lo. Não é um inter-relacionamento passivo entre a matéria orgânica e as forças que agem sobre ela, mas uma resposta ativa do organismo no sentido do reajustamento.

11 Saúde é um estado a alcançar: Os Determinantes e suas Interações são complexos

12 Objetivos do Setor Saúde: São resultados finais a alcançar através de programas específicos: Expectativa de vida Expectativa de saúde Ações Fundamentais  Promoção da saúde  Prevenção da doença  Prolongamento da vida

13 Atenção Primária Atenção Secundária Atenção Terciária “Atenção Quaternária” Atenção Primária Atenção Secundária Atenção Terciária “Atenção Quaternária” O sistema de Saúde é Hierarquizado

14 Referência e Contra-Referência

15 Referencia e Contra-Referência

16 Demanda: É a procura de bens e serviços de saúde pela população. A Constituição Federal (CF) prescreve que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. A Constituição Federal define os deveres do Estado e os direitos do cidadão;  Universalidade  Equidade  Integralidade Determina responsabilidades da gestão  Atendimento integral;  Descentralização/Municipalização;  Participação da comunidade  Participação complementar da iniciativa privada

17 A Estrutura é Utilitária e o Atendimento à População em Demanda prioriza necessidades objetivas

18 Comportamento da População em sua relação com o Sistema

19 Gestão : planejar, organizar, fazer funcionar e avaliar. PROBLEMA Influências Sociedades Corporativas alocação de recursos; Paradoxo da Tecnologia custos elevados ; A Gestão é o pressuposto para sucesso do Sistema

20 Custo - Benefício Qualidade Ponto ótimo 1 Ponto ótimo 2 Gestão - A Qualidade é otimização, não maximização: Custo-Benefício 20

21 A Informação é indispensável à Gestão

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23 Gestão: Local, Estrutura, Participação, Facilidades & Dificuldades A Municipalização se concretiza no Distrito Sanitário; As ações nos Distritos Sanitários são complexas e abrangem todas as questões de saúde em sua área; A estrutura gestora inclui o nível Municipal, Regional, Estadual e Federal; A Participação Popular: Conselhos de Saúde: compostos por 50% de usuários; Obs. Os outros 50% incluem representantes do governo, prestadores de serviços e profissionais de saúde. Conferências de Saúde. As facilidades da municipalização são confrontadas com as grandes dificuldades sistêmicas que afetam a saúde.

24 Gestão da Saúde: Instâncias deliberativas hierarquizadas facilitam gestão co-responsável

25 Legislação 1.Constituição Federal: Artigos 196, 197 e 198; EC 29 2.Lei Orgânica da Saúde, Lei 8.080: 1.Capítulo I: Objetivos e Atribuições 2.Capítulo IV: Atribuições e Competências nas 3 esferas de governo; 3.Título III: Dos serviços privados de assistência à saúde; 4.Título V: Do financiamento 3.Lei 8.142: Cria os Conselhos de Saúde, as Conferências de Saúde, os Conselhos de Secretários de Saúde e dá outras providências. 4.Norma Operacional Básica (NOB) 5.NOAS 6.Decreto 7.508/2011: regulamenta a Lei 8080

26 Filosofia: Felicidade e saúde – “A saúde do povo é realmente a fundação da qual dependem toda a sua felicidade e todos os seus poderes como um Estado”, Benjamin Disraeli. Política: Saúde é direito de todos e dever do Estado Missão: Saúde para todos Objetivos: Aumentar Expectativa de Vida e Expectativa de Saúde Metas: promover o planejamento familiar; reduzir a mortalidade infantil; reduzir a mortalidade geral; promover o empoderamento da população para a saúde; promover vigilância epidemiológica e vigilância sanitária; organizar os serviços e oferecê-los de modo racional; promover a integração dos prestadores de serviços em objetivos comuns. Estratégias: Definir e atender necessidades dos usuários; o foco no atendimento de necessidades indica fazer a coisa certa, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa e de qualidade – princípio, Just-in-time. A alocação de recursos em ações absolutamente necessárias diminui o desperdício, se não o elimina; garante eficiência e efetividade. Deixar claro que necessidade é a diferença entre o real e o ideal; o ideal é fruto de vontades que nem sempre podem ou devem ser satisfeitas. Organizar e oferecer serviços conforme necessidades; Estimular a participação e responsabilidade dos indivíduos e organizações mediante empoderamento; Valorizar os profissionais como agentes indispensáveis

27 Obrigado! Mais uma vez, Bem-Vindos.


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