A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica e da Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica e da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica e da Pesquisa
Prof. Dra. Adriana Pires Neves

2 Conhecimento O que é? Como adquirir? Características?
Existem diferentes tipos de conhecimento?

3 Conhecimento é... Uma capacidade (e uma necessidade) inerentes ao ser humano. Uma relação que supõe 3 elementos: O sujeito (aquele que busca o conhecimento); O objeto; A realidade.

4 Conhecimento é... Relação do homem (razão) com um determinado objeto (meio, literatura, etc.)‏

5 Como adquirir Conhecimento?
Através de várias fontes: Sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição. A linguagem Fazendo pesquisa

6 Como adquirir Conhecimento?

7 Existe mais de um tipo de conhecimento?
O que é ter conhecimento? Uma cozinheira conhece culinária Um engenheiro civil conhece maneiras de construir uma casa Qual a diferença entre estes tipos de conhecimento?

8 Correlação entre conhecimentos
Conhecimento vulgar ou senso comum distingue-se: forma, modo, método e os instrumentos do “conhecer”. São visões restritas e pessoais ou grupais. Tem objetividade limitada e racionalidade restrita. É modo comum, corrente e espontâneo de conhecer. “É o saber que preenche nossa vida e que se possui sem o haver procurado, sem um método ou reflexão (BABINI, 1975, p.21)‏

9 Correlação entre conhecimentos
O conhecimento científico: é obtido por meio de teorias (núcleo da Ciência). possui um ideal de objetividade, construindo imagens da realidade, verdadeiras e impessoais, que exigem o ultrapassar dos limites da vida cotidiana; a visão é globalizante e universalizável.

10 Tipos de conhecimento Senso-comum Artístico Filosófico Teológico
Científico

11 Tipos de conhecimento Teológico Filosófico Empírico Científico

12 Tipos de conhecimento Conhecimento Popular Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Conhecimento Científico Real(factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Aproximadamente exato Conhecimento Filosófico Valorativo Racional Sistemático Não verificável Infalivel Exato Conhecimento Religioso (Teológico) Valorativo Inspiracional Sistemático Não verificável Infalível Exato

13 Conhecimento Empírico

14 Conhecimento Empírico
Também chamado de vulgar, intuitivo, de senso comum ou ordinário. Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas... É superficial, acontece por informação ou experiência casual. É ametódico e assistemático. Constitui a maior parte do conhecimento de um ser humano.

15 Conhecimento Empírico
Gerado para resolver problemas imediatamente. Ex. Homem abrigando-se nas cavernas. Elaborado de forma instantânea e instintiva. O sujeito é um expectador passivo. Conhecimento vivencial.

16 Conhecimento Empírico
Tem um caráter utilitarista... Ex. Os “médicos” que todos conhecemos... Tem objetividade limitada Muito ligado à vivência, à ação, à percepção. Subordinado a um envolvimento afetivo do sujeito. Incapacidade de se submeter a uma crítica sistemática e imparcial.

17 Conhecimento Empírico
Linguagem vaga... Difícil determinar o que se encaixa e o que escapa de sua significação. Significado dos termos depende do contexto. Conduz a uma dificuldade de controle e avaliação experimental. O que implica (muitas vezes) na impossibilidade de diálogo crítico.

18 Conhecimento Empírico
Difícil reconhecer os limites de validade... Útil e eficaz quando estamos falando de rotina. Por ser vivencial, torna-se impreciso ou mesmo incoerente. Muitas interpretações possíveis!

19 Conhecimento Científico

20 Conhecimento Científico
Intuição Função da mente, age sem estar fundamentada por formação técnica. Forma de obter conhecimento sem o necessário uso da razão. Empirismo Conhecimento vem da Experiência Experimentar, testar, medir

21 Intuição + Empirismo + Racionalismo
Conhecimento Científico Racionalismo... A razão é a única fonte de conhecimento. Os sentidos nos enganam! Conhecimento é verdade só quando é logicamente necessário e universalmente aceito. E o que fazer? Usar o trinômio Intuição + Empirismo + Racionalismo

22 Conhecimento Científico
A qualidade do conhecimento depende da forma de aquisição... Método! O melhor é combinar as três formas... Intuição – idéias sobre novos processos Experimentação – protótipos Racionalização – descrição formal... O porquê da coisa

23 Conhecimento Científico

24 Conhecimento Científico
As ciências possuem: Objetivo ou finalidade. Preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. Função. Aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimento, da relação do homem com o seu mundo. Objeto. Subdividido em: material, aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; formal, o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

25 Ciência O que significa esta palavra?
Existe apenas um significado para ela? Se não, então quais são os outros? Existem relações entre estes vários significados?

26 O que é Ciência? Ciência = conhecimento, sabedoria
Patricia está ciente disto... O que é ter conhecimento? Uma cozinheira conhece culinária Um engenheiro civil conhece maneiras de construir uma casa Qual a diferença entre estes tipos de conhecimento?

27 O que é Ciência? Scientia - palavra latina, significa "aprender ou alcançar conhecimento " Do grego Scirem - conhecimento criticamente fundamentado

28 Ciência “Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, e falível”; “É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica”

29 A Atitude Científica A ciência desconfia da veracidade das nossas certezas! Vê o mundo através de problemas e obstáculos. O Conhecimento Científico... É Objetivo – busca estruturas universais É Quantitativo – busca medidas e padrões. É Homogêneo – busca leis gerais de funcionamento. É Generalizador – reúne coisas percebidas como diferentes sob leis semelhantes.

30 A Atitude Científica Ainda sobre o conhecimento Científico...
É diferenciador – pois pode separar coisas aparentemente semelhantes. Só estabelece relações causais depois de estudar a natureza dos fatos e estabelecer relações com outros. Procura apresentar explicações racionais, simples e claras para os fatos “incríveis” que encontramos. É diferente da magia. Afirma que o conhecimento liberta. Procura renovar-se e modificar-se continuamente.

31 Os Fatos Científicos São construídos pela investigação científica.
Investigação é baseada em métodos que possibilitam: Separar o objetivo do subjetivo; Construir o fenômeno de maneira controlável e verificável. Demonstrar e provar os resultados obtidos. Relacionar um fato com outros Formular uma teoria geral sobre o conjunto de fenômenos e fatos investigados.

32 A Teoria Científica É um sistema ordenado de proposições baseados em um pequeno número de princípios. Serve para descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis. Permite compreender porque fatos são semelhantes e devem ser submetidos às mesmas leis, e vice- versa.

33 Três Principais Concepções de Ciência
Racionalista Modelo de Objetividade: Matemática! Empirista Medicina Grega e História Natural Construtivista Razão como conhecimento aproximativo.

34 A Concepção Racionalista
Dos Gregos até o fim do século XVII. Representação Intelectual Universal – necessária e verdadeira, correspondendo à própria realidade. Experiências são realizadas para confirmar as demonstrações teóricas. “O grande livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos” Galileu

35 A Concepção Empirista De Aristóteles até o final do século XIX.
Ciência baseia-se em observações e experimentos, que permitem estabelecer induções. Experiência como produtora de conhecimentos. Métodos experimentais rigorosos.

36 A Concepção Construtivista
Começou no século XX. Ciência como uma construção de modelos explicativos da realidade. A idéia é da verdade aproximada, que pode ser estendida e corrigida. Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.

37 A Concepção Construtivista
O seu ideal de cientificidade exige... Coerência entre os princípios da teoria; Modelos construídos com base na observação e na experimentação, Resultados que possam alterar os princípios da teoria, corrigindo-a quando for necessário.


Carregar ppt "Metodologia Científica e da Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google