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ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA

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Apresentação em tema: "ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA

2 Fluxo de realização de uma pesquisa
Escolher um tema Escolher método de estudo Propor e definir um problema Fundamentação teórica/revisão da literatura Elaborar objetivo geral Elaborar hipótese ou questões de pesquisa Elaborar objetivos específicos Elaborar instrumentos de coleta/produção de informações Coletar/produzir informações (campo) Selecionar amostra Analisar e interpretar as informações Escrever o artigo

3 Escolha do tema (VASCONCELOS, 2002)
Envolve: Objetivos, interesses e prioridades: pessoais, teóricas, científicas, éticas, políticas, dentre outras.

4 Outros fatores para a definição de uma pesquisa (VASCONCELOS, 2002)
O acesso aos dados e suas fontes; Disponibilidade de recurso e tempo para a investigação. Maior ou menor autonomia dos pesquisadores. Requer um grande investimento de energia pessoal do/a pesquisador/a e orientador/a => afinidade com o tema. Requer a análise das implicações do/a pesquisador/a com o tema.

5 Problema Problemática ou situação-problema => (situação que gera a opção pelo tema e questão central da pesquisa). Problema => é a questão central de pesquisa. É elaborado através de uma pergunta (“O que”, “Como”, “Quais”, etc.)

6 O problema de pesquisa em um estudo começa a tornar-se claro quando o pesquisador pergunta “Qual é a necessidade deste estudo? ou “Que problema influenciou a necessidade de fazer este estudo?’

7 A escolha do método implica no modo de elaboração do problema (CRESWELL, 2007)
As características de um problema de pesquisa qualitativa são: Existe necessidade de explorar e descrever os fenômenos e desenvolver teorias; ou A natureza do fenômeno pode não ser apropriada para medidas quantitativas. Pode ser redigido de um ponto de vista pessoal (pesquisador pode posicionar-se na narrativa).

8 Começar com as palavras “O que”, “Como”, “Em que consiste”, etc
Começar com as palavras “O que”, “Como”, “Em que consiste”, etc. => indica projeto aberto e emergente. Utilizar verbos exploratórios como compreender, descrever, identificar, verificar, etc. Não usar verbos que sugiram estudo quantitativo: afetar, influenciar, impactar, determinar, causar, etc.

9 Exemplos Podemos pensar que é da natureza da própria psicoterapia psicanalítica a contratransferência? (Dias, 2007) Quais as contribuições da psicanálise para a formação de professores? (Leite, 2011) Como se (re)configuram as relações de trabalho, a gestão das organizações e os processos de subjetivação de agentes que atuam em políticas públicas na região oeste de Santa Catarina? (BERTELLI; TUMELERO, 2009). Como são definidas as noções de violências que compõem publicações científicas contemporâneas? (BONAMIGO, 2005). Qual a concepção de sujeito em Freud? (Cabas, 2010)

10 Elaboração do problema quando utilizado o método misto (CRESWELL, 2007)
Projeto de métodos mistos: pode empregar a técnica qualitativa, a quantitativa ou uma combinação das duas. Ex: Necessidade de mensurar a relação entre as variáveis e explorar o tema com mais profundidade.

11 Relação entre problema e objetivo
O objetivo tem uma relação direta com o problema de pesquisa, mudando apenas o modo como são enunciados. Problema: elaborado em forma de pergunta. Objetivo: elaborado por meio de uma afirmação do que se busca atingir com a pesquisa, a partir do problema selecionado (ação será descrita por meio de um verbo, ex: analisar, compreender, descrever, etc.).

12 Objetivos (CRESWELL, 2007) Estabelece a direção da pesquisa
É a declaração mais importante em uma pesquisa Orienta quanto ao propósito central Escrever de modo mais claro e conciso possível, utilizar verbos de ação que expressem metas. Os objetivos se baseiam numa necessidade (problema) e são refinados em questões específicas (questões de pesquisa)

13 OBJETIVOS (CRESWELL, 2007) Situa o objeto da pesquisa;
OBJETIVO GERAL Situa o objeto da pesquisa; Enunciado formal; Frase curta e objetiva (frase-síntese)‏;

14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desagregam o objetivo geral em sub-objetivos, explicitando de forma mais detalhada o enquadramento. Indicam contribuições potenciais do estudo (por quê? Para quê?). Quantidade de objetivos específicos.

15 Exemplo Problema: Quais as características da dinâmica relacional presente em famílias de crianças com desnutrição em contexto de vulnerabilidade social?” OBJETIVO GERAL • Analisar a dinâmica relacional de famílias de crianças com desnutrição em contexto de vulnerabilidade social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Identificar a estrutura familiar em termos de sua configuração; • Evidenciar a dinâmica relacional familiar em termos de metas, papéis, valores, regras e relações hierárquicas de poder do funcionamento familiar; • Detectar os aspectos presentes na dinâmica relacional familiar que facilitam e/ou dificulta o cuidado da criança com desnutrição; • Identificar a rede social significativa da família no enfrentamento da desnutrição da criança; (Pedro, 2007)

16 EXERCÍCIO Escrita do tema, problema e objetivos.

17 Organização da escrita do projeto

18 Título Deve ser: Sintético e curto; Relacionado ao problema
Os detalhes onde e quando devem ser deixados para a definição do objeto. O estilo pode variar: Utilização de palavras mais simbólicas e poéticas; Utilização de frases de participantes (dissertação); (Nestes dois casos utilizar dois pontos e acrescentar um subtítulo) Um estilo mais clássico e objetivo.

19 “Essa boneca tem manual”: práticas de si, discursos e legitimidades na experiência de travestis iniciantes. Considerações sobre o(s) tempo(s) na direção da análise: um percurso na clínica psicanalítica em Freud e Lacan.

20 Introdução Prepara o terreno para todo o estudo.
=> identifica a questão e a preocupação que gerou a pesquisa ao transmitir o problema da pesquisa. Dá informações prévias sobre a pesquisa. Permite ao leitor entender como a pesquisa se relaciona com as demais.

21 INTRODUÇÃO QUALI, QUANTI E MISTA (CRESWELL, 2007)
QUALITATIVO: compreender melhor um fenômeno ou explorar um conceito, mais declarações pessoais do pesquisador, podem ser escritas na primeira pessoa (posicionamento na narrativa) QUANTITATIVA: quais fatores ou variáveis influenciam um resultado/fenômeno, teorias para testar, pode ser impessoal e no tempo passado (objetividade) MISTA: mescla dos dois modelos.

22 INTRODUÇÃO (GIL, 2002; VASCONCELOS, 2002)
SITUAÇÃO-PROBLEMA: área de interesse, problema básico ou necessidade sentida. IMPLICAÇÕES DO AUTOR: breve, trajetória do autor e razões do interesse, vinculação à àrea temática. APRESENTAÇÃO INICIAL E SINTÉTICA DO OBJETO: o quê, onde e quando (uma frase curta)‏

23 INTRODUÇÃO (GIL, 2002; VASCONCELOS, 2002)
CONTEXTUALIZAÇÃO: antecedentes, contexto histórico e teórico, tendências, estados atual e desafios da literatura. IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA: por quê e para quê, no presente e no futuro, qual a importância desse estudo (teórica, metodológica, empírica), qual a contribuição.

24 Introdução (modelo de deficiências) (CRESWELL, 2007)
O problema de pesquisa Estudos que abordaram o problema Deficiências nos estudos A importância do estudo para um público A declaração do objetivo

25 “Eu uso a metáfora do escritor descendo um balde em um poço
“Eu uso a metáfora do escritor descendo um balde em um poço. O escritor iniciante arremessa o balde (o leitor) nas profundezas do poço (o artigo). (...) O escritor experiente baixa o balde (o leitor, outra vez), vagarosamente, permitindo ao leitor aclimatar-se ao estudo”. (CRESWELL, p. , 2007)

26 Ganchos narrativos Uma menina acena pela janela solicitando calma aos policiais. O rapaz fala com a emissora da televisão contando a dor do seu amor. Esse mesmo rapaz ameaça de morte sua namorada. Horas depois, uma garota sai carregada nos braços de um policial com um tiro na cabeça e outro na virilha. De modo sintético, aponto algumas cenas do drama do “caso Eloá”, massivamente divulgado pela mídia impressa e televisiva em outubro de 2008, que resultou, em certa medida, na espetacularização social das violências contra mulheres. práticas sociais das mulheres em situação de violência conjugal - (Bragangolo, 2009)

27 Introdução (CRESWELL, 2007)
2. Estudos que abordaram o problema Rever estudos que já abordaram o tema (mapa da literatura), principais categorias, grupos de estudos. Como o tema já foi abordado e como será abordado (passado e futuro). Mostrar o que acrescenta, amplia, retestar, revisar. Pesquisas atuais são recomendadas (artigos).

28 Introdução (CRESWELL, 2007)
3. Deficiências na literatura existente Variáveis não estudadas Amostras não exploradas Outros locais de estudo, outros contextos Outro formato metodológico Cuidar com a justificativa “poucos estudos” Como visa resolver ou tratar essas deficiências (incluir uma nova variável, incluir um grupo excluído, duplicar a pesquisa em outro local...)

29 Introdução (CRESWELL, 2007)
4. Importância de um estudo para o público Identificar os públicos que tendem a se beneficiar com este estudo Relevância social da pesquisa. 5. A declaração do objetivo Bons estudos terminam a introdução com uma declaração de propósito ou objetivo do estudo Voltar a atenção para o próximo capítulo do projeto

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31 Referências BAUER, M. W. & GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2008. CRESWELL, John. Projeto de Pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2007. DMITRUK, Hilda Beatriz (Org.). Cadernos Metodológicos: diretrizes do trabalho científico. Chapecó: Argos, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do saber. Porto alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002.


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