A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II."— Transcrição da apresentação:

1 Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Escola: Pueri Domus – Grupo SEB Professora: Diana Alves dos Santos Luz Infantil II / 2015

2 As crianças do Infantil II voltaram das férias de julho muito felizes, renovadas e compartilhando tudo o que viveram nesse período. Aproveitando todo o entusiasmo do grupo embarcamos numa viagem na companhia de Ana, Edu, Otelo, Cora e Quixote. Utilizando o livro “Linhas da Vida – Avião” (Mundo Leitor) percebi que as crianças encantaram-se com as atividades desenvolvidas e além de, trabalharmos a leitura, a linguagem oral, a linguagem escrita e linguagem artística uma ideia nova surgiu.

3

4 Primeiramente, enviei para cada família uma lição de casa onde eles deveriam ajudar os filhos preenchendo uma ficha com informações de uma viagem especial que haviam feito. Também, solicitei uma foto desse momento. Grande foi a minha alegria ao receber a devolutiva dessa lição. Estados Unidos, Chile, Inglaterra, Brasil, Argentina foram alguns dos destinos trazidos pelas crianças. Durante a roda eles contaram sobre a sua viagem, mostraram fotos e relataram curiosidades do local que haviam conhecido. Quando todos terminaram pediram para que eu trouxesse uma viagem também. Sem pestanejar no dia seguinte compartilhei com o grupo a minha viagem para Argentina (Bariloche) e eles amaram.

5

6 A partir disso surgiu a ideia de confeccionarmos um guia de dicas de viagens do Infantil II para dividir com as outras turmas da escola as nossas experiências. Cada criança fez um desenho do lugar mais significativo de sua viagem e depois, deram dicas para as pessoas. Como, por exemplo: “Quando estiver esperando o bondinho para ir ao Pão de Açúcar você pode comer pastel ou sorvete” (Dica da aluna Sofia para quem for visitar o Rio de Janeiro – Brasil) / “Faça um passeio a noite para ver o castelo iluminado” (Dica do aluno Tarso para quem for visitar a Disney de Orlando – Estados Unidos).

7 Crianças fazendo as ilustrações para o nosso guia de dicas de viagens.
Apreciação do nosso guia de dicas de viagens.

8 Visita ao Maternal II para apresentar o nosso guia de dicas de viagens.

9 Mas, a curiosidade dos pequenos continuava muito alta
Mas, a curiosidade dos pequenos continuava muito alta. “Diana, onde fica o Chile?” / “Angra é perto de São Paulo?” etc. Por isso, trouxe para o grupo um globo terrestre e cada um pode localizar onde moramos “Brasil – São Paulo” e os lugares que haviam visitado. Outras atividades surgiram como, por exemplo: localizações no mapa mundi, escrita de listas com o nome dos países, bandeiras, diferenças entre país, estado e cidade etc. Em paralelo com todo esse estudo continuamos a viagem com os personagens do livro linhas da vida. Falamos sobre os diferentes climas e costumes, estudamos os meios de transportes, apreciamos obras de artes, etc.

10

11 Esse trabalho foi muito significativo para todos e novas questões surgiram, entre elas, “É possível viajar para outro planeta?”. Com isso, nossos estudos tomaram novos rumos e demos início ao projeto “Uma viagem espacial”. Agora, além do planeta Terra vamos estudar sobre os outros planetas existentes no sistema solar, sobre o dia e a noite e outras questões que surgirem ao longo do percurso.

12 Nossa primeira atividade do projeto foi conversamos sobre a rotação do planeta Terra e também, sobre dia/noite e sol/lua. Todos gostaram das descobertas, principalmente porque fizemos uma alegre “festa do pijama” para abrilhantar os nossos estudos.

13 Brincar é uma atividade fundamental para a construção de conhecimento sobre o mundo. Através das brincadeiras as crianças aprendem a estar com os outros e consigo mesmas.

14 Finalizo com a frase de Paulo Freire “Não se pode falar de educação sem amor”, pois ela expressa todo esse ciclo de aprender-desaprender- reaprender que me contagia e ter ao lado materiais que priorizam a aprendizagem interativa, colaborativa e a cocriação do conhecimento faz toda a diferença para uma aprendizagem significativa que estimula a criatividade e a interação tão importante para um desenvolvimento pleno.

15 “A construção da aula nos requer o exercício da paciência, humildade, tolerância, generosidade para garantir a construção do conhecimento”. (Madalena Freire)

16 RESUMO: Atividade: - Confecção de um guia de dicas de viagens. - Pesquisa sobre os lugares visitados. - Estudo sobre as bandeiras e o planeta Terra. Produto final: - Livro coletivo “Dicas de viagens do Infantil II”. Avaliação: - Processual (desenvolvimento da linguagem oral e escrita, socialização e formulação de hipóteses/explicações para compreender o mundo que o cerca).

17


Carregar ppt "Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google