A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CIRURGIAS UROLÓGICAS E GENITURINÁRIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CIRURGIAS UROLÓGICAS E GENITURINÁRIAS"— Transcrição da apresentação:

1 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CIRURGIAS UROLÓGICAS E GENITURINÁRIAS
Prof. Adrean

2 SISTEMA RENAL E URINÁRIO
Os sistemas renal e urológicos incluem os rins, ureteres, bexiga e uretra; Corpo humano saudável é composto por aproximadamente 60% de água; O balanço hídrico é regulado pelos rins e resulta na formação de urina.

3 História de saúde urológica
Habilidades e comunicação por parte do profissional – paciente ficam constrangidos; Utilizar linguagem simples para que paciente possa compreender;

4 Relembrando alguns termos
Definição de NOCTÚRIA Definição de NICTÚRIA Definição de ENURESE

5 Prostatectomia A glândula prostática é um órgão fibroso que circunda a uretra urinária.

6 Sintomas de dilatação ou bloqueio prostático
Micção freqüente com pequena quantidade de urina; Nictúria; Dificuldade para iniciar a micção; Jato de urina lento; Perda de urina após a micção (gotejamento); Sensação de que a bexiga está cheia.

7 Pré operatório Orientar o que será feito e cuidados necessários no pós operatório; Manter em NPVO; Controle dos SSVV e peso diário; Tricotomia a critério médico; Sondagem vesical; Uso de antibióticos profiláticos a critério médico. Possibilidade de impotência sexual, ejaculação retrógrada e incontinência ou gotejamento da urina por até 1 ano após a cirurgia.

8 Pós operatório Controle de SSVV (Atentar para PA e FC);
Controle de sangramento; Manter SVD em irrigação contínua; Atentar para sinais de obstrução SVD; Realizar balanço hídrico rigoroso (controle de entradas e saídas); Realizar registros de enfermagem, atentando para aspecto e volume urinário; Manter SVD fixada em região supra-púbica;

9 Sonda Folew 3 vias

10 Postectomia Fimose: consiste em um estreitamento do prepúcio que impede a exposição da glande, provocando desconforto devido a dificuldade de higiene, predispõe ao câncer do pênis.

11 Nefrectomia Retirada de um rim devido: Cálculos; Tumor; Lesões graves;
Cistos; Doação renal; Hidronefrose (dilatação por acúmulo de urina); Anomalias congênitas.

12 Pré operatório Sanar as dúvidas do paciente quanto ao procedimento;
Manter em NPVO; Realizar coleta de exames; Realizar SVD; Estimular o paciente a ingerir líquidos em abundância para promover aumento da excreção dos detritos antes da cirurgia. Caso o paciente não esteja ingerindo por via oral, será prescrito por via endovenosa, com a finalidade de ativar a função renal; Tricotomia anterior e posterior do tronco.

13 Pós operatório Controle de SSVV;
Controle de diurese rigoroso com anotações de volume, cor e densidade; Insistir em exercícios respiratórios (fisioterapia); Estimular ingestão de líquidos; Observar curativo e realizar trocas ; Atentar para sangramento e sinais de Choque hipovolêmico; Atentar para sinais e sintomas de dor; Manter a permeabilidade dos tubos de drenagem urinária (nefrostomia, cateter suprapubiano ou uretral) e estar atento a irrigação; Monitorar as extremidades inferiores e o estado respiratório quanto a complicações trombólicas; Avaliar RHA, distensão abdominal e dor que possa indicar íleo paralítico.

14 Nefrostomia

15 Cistectomia É a retirada de bexiga inteira (radical) por tumor ou outra causa grave, com a confecção de uma nova "bexiga" ou reservatório interno para a urina, com o uso de intestino delgado habitualmente. Neste reservatório serão reimplantados os ureteres de ambos os rins.

16 Cistostomia Abertura cirúrgica da bexiga para introdução de cateter. Indicação: Obstrução, neoplasia, malformação; Algumas situações é realizado cistostomia para irrigação, mantendo também sonda uretral.

17 Mastectomia Retirada total ou parcial da glândula mamária.

18 Pré operatório Preparo psicológico – procedimento mutilante;
Falar sobre recursos estéticos; Manter em NPVO; Realizar tricotomia torácica e axilar do lado da mama que será retirada.

19 Pós operatório Controle de SSVV, PA deverá ser aferida do lado oposto ao procedimento cirúrgico; Controle de sangramento; Atentar para curativos e drenos (sucção); Medir, desprezar e registrar rigorosamente aspecto e volume do conteúdo do dreno;

20 Pós operatório Manter braço do lado da cirurgia elevado e apoiado (evitar edema); Orientar exercícios com a mão movimentos de abrir e fechar, flexionar e estender e elevar gradualmente o membro; Observar cicatriz cirúrgica após retirada do dreno; Orientar boa postura (comum problemas posturais); Orientar não realizar esforço do lado mastectomizado.

21 Histerectomia Retirada total ou parcial do útero. Abdominal; Vaginal.

22 Pré operatório Oferecer apoio psicológico, sanar dúvidas da paciente e familiares; Realizar tricotomia abdominal e pubiana ou perineal; Manter em NPVO; Realizar embrocação vaginal*; Realizar sondagem vesical de demora.

23 Pós operatório Controle de SSVV;
Atentar para sangramentos e sinais de choque; Manter sonda vesical conectada em sistema fechado; Controle rigoroso de infusão e débito urinário; Retirar tamponamento vaginal após 24h*; Estimular diurese espontânea após retirada da sonda.


Carregar ppt "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CIRURGIAS UROLÓGICAS E GENITURINÁRIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google