A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação do relevo brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação do relevo brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação do relevo brasileiro

2

3

4

5

6

7

8 Conhecendo as Estruturas
Planalto : Os planaltos brasileiros se distinguem pela estruturas geológicas que os sustentam. Há planaltos em escudos cristalinos ( Planaltos e Serras do Atlantico- Leste-sudeste, da Borborema e outros) Planaltos em bacias sedimentares( Planalto da Amazônia Oriental, os Planaltos e chapadas da Bacia do Paraná e outros )

9

10 Planalto De modo Geral, porem esses compartimentos caracterizam-se como relevos residuais, isto é eles permaneceram mais altos que as depressões circundantes, pois suas estruturas rochosas ofereceram maior resistência a erosão.

11 As depressões Depressões : Circundam os planaltos e foram geradas pelo desgaste erosivo das massas rochosas menos resistentes . Sendo assim são em geral constituídas por bacias sedimentares. As bordas de contato das depressões com os planaltos, formada muitas vezes por escarpas praticamente verticais, atestam a resistência desigual do substrato rochoso a erosão.

12

13 As Planícies As planícies são as únicas unidades do relevo brasileiro cuo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formada por deposições ocorrida no Período Quaternário. As superfícies apresentam-se notavelmente aplainada e ainda em processos de consolidação

14 Planícies A planície e Pantanal Mato-Grossense e a mais extensa dessas unidade e constitui parte de uma vasta área rebaixada que se limita, a oeste, pelos contrafortes da cordilheira dos Andes. Planícies e Tabuleiros litorâneos são na verdade um conjunto de compartimentos heterogêneos formados por sedimentos marinhos, fluviais lacustres do quartanários.

15

16 Considerações Finais sobre o Relevo Brasileiro
O Brasil não apresenta dobramentos modernos, mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano. Os principais tipos de relevo do Brasil foram esculpidos sobre rochas de milhões e milhões de anos- A forma dominante do relevo é o planalto, onde os processos erosivos predominam sobre os processos de sedimentação. Nas depressões caracterizadas por serem áreas baixas, circundadas por regiões de relevo mais elevado, onde predomina o processo de sedimentação, como nas planícies, causado pelo desgaste do relevo no entorno.

17 Rios Brasileiros e escoamento das aguas superficiais.
Os rios são um dos principais agentes modeladores do relevo e realizam tanto o transporte de dos sedimentos erodidos dos planaltos e depressões como o processo de sedimentação nas planícies. Os compartimentos do relevo por sua vez estabelecem os vetores do escoamento das chuvas distribuindo conjunto de cursos d’agua que circula vertente abaixo, drenadas que se denomina bacia hidrográfica

18

19 Bacias hidrográficas

20 Características gerais.
Bacias hidrográficas – Encontra-se uma das maiores biodiversidades do planeta. Destaque - Bacia Amazônica. 200 nações indígenas Representa 60 % da população indígena brasileira.

21 Bacia do Amazonas

22 Características principais.
Bacia do Tocantins-Araguaia A segunda maior Bacia representa 9,6 % do escoamento das aguas superficiais pelo território Nacional. Rios de planícies. ( principal Tocantins ) acima de 1000metros no Planalto de Goiás. Desagua na Baia de Marajó. – 1900km – Bacia sedimentar – Planície do Bananal

23 Destaque. Maior Ilha fluvial - A Ilha do Bananal
 é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Araguaia e Javaés. É considerada como uma Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993 sendo também uma das Zonas Húmidas de Importância Internacional, classificadas pela Convenção de Ramsar

24 Ilha do Bananal

25 Bacia do Paraná Terceira bacia hidrográfica em termos de volume e de escoamento superficial . (6,5%- Brasil) Junção do Rio Grande e Rio Parnaíba. É a bacia hidrográfica de maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica. Destaque – Itaipu , Porto Primavera, Marimbondo.

26 Usina Hidrelétrica de Itaipu

27 Usina Hidrelétrica de Itaipu
A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982. Itaipu é, hoje, a primeira maior usina geradora de energia do mundo.

28 Rio São Francisco. Quarta bacia Hidrográfica em Volume de escoamento.
Nasce na Serra da Canastra(MG) – Sentido Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para sudeste chegando ao Oceano Atlântico entre Alagoas e Sergipe. Importante Rio Histórico – Rio de Integração nacional.

29

30


Carregar ppt "Classificação do relevo brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google