A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Melhoria da Adesão ao Aleitamento Materno Exclusivo até aos 6 meses de Idade na Comunidade Assistida Pela UBS – Sede de São João Batista - Ma Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015

2 INTRODUÇÃO O aleitamento materno tem sido a principal fonte de alimento para a criança, devido às suas propriedades imunológicas, nutricionais, biopsicossociais, o leite materno constitui a melhor fonte de nutrientes para o recém- nascido até aos seis meses, dá maior resistência a infecções, raramente causa problemas alérgicos e reduz a morbidade e mortalidade infantil. Não só é importante para a criança, como também traz benefícios para a mãe. Além disso, é mais higiênico e proporciona beneficios sociais e econômicos para a família e a nação.

3 JUSTIFICATIVA Na UBS Sede de São João Batista – Maranhão, identificou-se uma baixa porcentagem de lactentes com aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade. Das 12 crianças menores de seis meses cadastradas e acompanhadas pela equipe à época do início deste estudo, apenas 05 estavam em aleitamento materno exclusivo. Realizou-se um levantamento dos últimos quatro meses e constatou- se que neste período 26 crianças menores de seis meses, destas, apenas 11 receberam aleitamento materno exclusivo. Identificou-se também, um forte desconhecimento das mães, das gestantes próximas ao término da gestação e os familiares sobre as vantagens do aleitamento materno exclusivo.

4 OBJETIVOS GERAL Promover um programa educativo para melhoria da adesão ao aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade na UBS Sede de São João Batista- Maranhão. ESPECÍFICOS Realizar o levantamento de crianças com menos de seis meses de idade e gestantes com 28 semanas e mais na área da UBS; Capacitar a equipe executora do programa educativo; Criar um grupo de orientação para mães lactantes e gestantes com atividades que abordem este tema; Promover atividades que integrem as mães lactantes, gestantes e suas famílias; Sensibilizar as mães lactantes, gestantes e suas famílias sobre a importância de uma alimentação saudável para o bebê.

5 METODOLOGIA O projeto de intervenção será realizado na UBS – Sede do Município de São João Batista. Na UBS cumpre-se diariamente com a ESF , incluindo atendimento ao pré-natal e puericultura. O treinamento da equipe de trabalho será responsabilidade do médico e enfermeira. Criar-se-á um grupo de orientação integrado pelas mães lactantes, gestantes com 28 semanas ou mais, com a participação de familiares e, fundamentalmente, a figura paterna. Será selecionado um local adequado onde se realizarão as atividades com o grupo, sobre itens selecionados acerca do aleitamento exclusivo, com a participação da equipe de saúde, além da psicóloga e nutricionista do NASF, realizando palestras, técnicas grupais, café da manhã, demonstração da técnica correta de amamentação, troca de experiências entre os participantes.

6 METAS Incentivar a participação do maior número das mães lactantes, gestantes e familiares ao grupo educativo; Elevar o nível de conhecimento sobre aleitamento materno da equipe de saúde, gestantes, mães lactantes e suas famílias; Aumentar em 100% a cobertura de consulta e visita domiciliar a gestantes, puérperas e recém nascidos; Incentivar 100% de lactentes menores de seis meses de idade façam aleitamento materno exclusivo; Melhorar os indicadores de morbi -mortalidade infantil da comunidade.

7 Ação na UBS – SEDE – MÉDICA E ENFERMEIRA COM GESTANTES DURANTE PALESTRA SOBRE TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO

8 AMAMENTAÇÃO DURANTE CONSULTA MÉDICA DE PUERICULTURA

9 Pai presente na consulta de pré-natal

10 Café de manhã com gestantes e familiares

11 EQUIPE COMPLETA DA ESF – SEDE

12 Considerações FINAIS Com a realização deste plano de ação dirigido às mães das crianças menores de seis meses de idade, gestantes e suas famílias, na UBS Sede pertencente ao Município de São João Batista – Maranhão, depois de adequada capacitação da equipe executora e participação da totalidade dos mesmos em cada uma das atividades planejadas, será possível aumentar o nível de conhecimento sobre aleitamento materno, sensibilização sobre sua importância para a saúde da criança e da mãe e promovendo dessa forma não apenas uma maior assistência as consultas de pré- natal e puericultura, mas também, a adoção de condutas adequadas em relação a manutenção do aleitamento materno.

13 "Os mais talentosos pintores criaram tonalides perfeitas para dar vida sobre tela ao corpo de uma mulher. Os mais diversos poetas deram luz a seus versos ao converter em metáforas inusitadas as virtudes de uma mulher, Sem dúvida alguma, desde tempos imemoriais esta tem sido um símbolo da feminilidade, beleza, doçura e precisamente a mulher como mãe é a representação mais nobre de amor. A maternidade tem sido exaltada por todas as artes, porque é o fenômeno mais incrível e belo da natureza, pois ela mantém em sua pureza a origem da vida. Convertida entâo em imagem universal, sua presença em refrões , pinturas e peças de poesia, embora recorrente não se faz manida, E sem dúvida é esa linda criança que se mistura com o peito imaculado de sua mãe , um símbolo inconfundível de saúde Dra. Susel Rodríguez Ortega   Obrigado


Carregar ppt "Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google