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INTRODUÇÃO A MICRO INFORMÁTICA

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A MICRO INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A MICRO INFORMÁTICA
NOÇÕES BÁSICAS DE COMPUTAÇÃO To view this collection of sample slides: Click on the Slide Show button on the Tool Bar at the top of the window -or- Select Slide Show... on the File menu André Borges Milanez Rodrigo Della Vechia This presentation was created using only the templates included in PowerPoint From each family, the template designed for on-screen video was chosen. Florianópolis, novembro de 1994

2 INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é fornecer informações básicas a respeito do computador e de suas funções principais a quem não possui a mínima noção de informática.

3 O que é um computador? Um computador é uma máquina eletrônica que trata informações, sob forma de fatos, de algarismos, de palavras, de imagens ou até de música. O computador armazena as informações, organiza-as, efetua cálculos com elas e fornece-nos respostas.

4 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Ábaco, século III, a.c Em 1617, Lord Napier desenvolveu a régua de cálculo Em 1623, Leibnitz, em velhas fontes chinesas, encontrou o Sistema Binário Em 1728, Falcon solucionou o problema de comandar mecanicamente um tear, com tábuas de madeira perfuradas

5 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Em 1805, Jacquard voltou a utilizar a idéia dos cartões perfurados, mas agora com folhas de cartolina Em 1883,Charles Babbages projetou os planos da primeira calculadora automática do mundo controlada por programa. O processamento de dados inicia-se com Hlllerith, por ocasião do recenseamento canadense

6 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Em 1941, Conrad Zuze, construiu a primeira calculadora automática do mundo controlada por programa Em 1944,o professor Howard Aiken,desenvolveu o Mark I Em meados da década de 50, os computadores já eram mil vezes mais velozes do que o primeiro Na década de 60,surgiram os protótipos dos computadores atuais.

7 OS COMPUTADORES E SUAS GERAÇÕES
GERAÇÃO ZERO Computadores mecânicos ( ) Máquinas de calcular que faziam somente soma e subtrações Invenção do MARK I, que usava relés mecânicos e tinha um ciclo de máquina de seis segundos

8 OS COMPUTADORES E SUAS GERAÇÕES
GERAÇÃO UM Computadores de válvula ( ) COLOSSUS, 1943, desenvolvido para decodificar as mensagens codificadas por enigma ENIAC, 1946, pesava 30 toneladas e marcou o início da era do computador IBM 701, 1953, foi o primeiro de uma série de máquinas científicas

9 OS COMPUTADORES E SUAS GERAÇÕES
GERAÇÃO DOIS Computadores de transistores 1945 a 1964 PDP1, 1960, foi o primeiro mini com 50 unidades vendidas IBM-1401, 1961, pequeno computador comercial com enorme sucesso CDC-6600, 1964, utilizava múltiplas unidades funcionais

10 OS COMPUTADORES E SUAS GERAÇÕES
GERAÇÃO TRÊS Computadores de circuitos integrados 1960 a 1980 IBM-360, 1964, era uma máquina micro programada e foi a primeira de toda a família de computadores PDP-8, 1965, foi o primeiro mini com grande venda (50 mil unidades) PDP-11, 1970, foi um mini de grande sucesso na década de 70

11 OS COMPUTADORES E SUAS GERAÇÕES
GERAÇÃO QUATRO Computadores com tecnologia VLSI (Very Large Scale of Integration), 1980 em diante Surgiram os computadores pessoais Circuitos integrados e de larga escala: O CHIP Produção do primeiro microprocessador Redes de computadores Banco de dados Microcomputadores

12 UNIDADES DE MEDIDA DE INFORMAÇÃO
BIT , é a menor unidade de informação, é um conjunto de dígitos binários BYTE, é um conjunto de 8 bits Kilobyte (KB), é um conjunto de 1024 bites

13 UNIDADES DE MEDIDA DE INFORMAÇÃO
Megabyte (MB), é um conjunto de 1024 KB Gigabyte (GB), é um conjunto de 1024 MB Terabyte (TB), é um conjunto de 1024 GB

14 GLOSSÁRIO Este glossário foi feito para que se tenha um vocabulário básico de termos freqüentemente usados no mundo da computação

15 GLOSSÁRIO Aplicativo - Programa específico de aplicação em alguma área de atividade Arquivo - Um programa. Pode ser também o nome de um comando que tenha o mesmo nome de arquivo Backup - Também conhecido como cópia de reserva ou cópia de segurança. Significa uma cópia fiel do conteúdo de um disquete, por meio de um comando específico

16 GLOSSÁRIO Buffer - uma espécie de memória intermediária usada por computadores e periféfricos Caráter - Também usado como caráter ou caractere. Quer dizer qualquer símbolo digitado no computador, letras, números, símbolos,etc Comando - A forma com a qual nos comunicamos com o computador

17 GLOSSÁRIO CPU - O chip de processamento do computador. A caixa do micro onde se encontram as placas eletrônicas, os microprocessadores Cursor - O traço luminoso intermitente na tela do computador, que indica onde aparecerá o próximo caractere digitado no teclado Default - PADRÃO . O acionador do MS-DOS é o A:

18 GLOSSÁRIO Diretório - O índice de um disco ou disquete. Ele pode conter subdiretórios Disco - Meio de armazenamento de dados no computador, para posterior remoção e ou recuperação . Pode estar na forma de disco flexível de 5 1/4 ou 3 1/2 polegadas ou como disco rígido (winchester) Disco de Sistema - Disco ou disquete mestre que contém o sistema principal de um programa

19 GLOSSÁRIO Disco rígido - Disco de maior capacidade, fixo no computador. winchester Dispositivo - Uma determinada parte do equipamento que executa uma função específica Editor de texto - Um programa específico, independente ou embutido em outro sistema, usado para aplicações específicas com textos

20 GLOSSÁRIO Extensão de nome de arquivo - Complemento de nome de arquivo, com geralmente 3 letras após um ponto, depois do nome do arquivo. Indica a especialidade do arquivo Formatação - Processo de preparação eletrônica de um disquete virgem, por meio de um comando específico, para uso com seu sistema

21 GLOSSÁRIO Hardware - Parte eletrônica e mecânica do computador. Equipamento de modo geral Memória - Dispositivo específico do equipamento, para armazenar temporariamente os dados criados no computador Nome do acionador - Nome do drive sendo usado

22 GLOSSÁRIO Nome de arquivo - O nome do programa que está sendo usado ou criado. Deve ter no máximo 8 caracteres Nome do volume - Também conhecido como rótulo de volume. Indica o nome do disco, gravado eletronicamente, por meio de comandos emitidos no teclado Programa - Uma série de instruções executadas pelo computador

23 GLOSSÁRIO Prompt - O sinal de pronto que o programa exibe junto ao cursor, para que o usuário possa inserir dados Sistema operacional - Programas específicos que servem de intermediários e intérpretes entre o computador, programa e o operador. Ex. MS-DOS

24 GLOSSÁRIO Software - Um ou mais programas
Subdiretório - Diretório criado pelo usuário Winchester - Tipo de disco rígido

25 HARDWARE Chamamos de Hardware todas as partes do computador que podem ser identificadas visivelmente,ou seja, a parte física do equipamento, composta de circuitos de natureza eletrônica.

26 HARDWARE Alguns exemplos de hardwares Teclado Monitor de vídeo
Impressora Mouse Scanner Data Show Plotter

27 COMPONENTES FUNCIONAIS BÁSICOS DE UM SISTEMA DE COMPUTADOR
O computador é formado basicamente por três elementos: UNIDADES DE ENTRADA UNIDADES DE PROCESSAMENTO UNIDADES DE SAÍDA

28 UNIDADES DE ENTRADA São equipamentos, também chamados PERIFÉRICOS, usados para entrada de dados no microcomputador: Mouse: Dispositivo de entrada, que conectado ao microcomputador, movimenta o cursor em qualquer posição da tela, possibilitando a seleção de funções e a criação de desenhos e gráficos

29 UNIDADES DE ENTRADA Teclado: Dispositivo de entrada de dados mais utilizado no processamento em microcomputadores. Constitui-se num conjunto de teclas alfanuméricas, pontuações e símbolos, além de outras teclas especiais de controle

30 UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO (CPU)
Efetua todo o processamento de dados num computador. Coordena, controla e realiza todas as operações do sistema. É considerada o “cérebro do computador”

31 UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO (CPU)
Unidade Aritmética e Lógica: tem como função realizar o conjunto das operações necessárias para converter os dados iniciais nos resultados finais desejados.

32 UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO (CPU)
Memória Principal: Armazena as instruções interpretadas pela unidade de controle. É o local onde os programas e os dados ficam armazenados para posterior processamento

33 UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO (CPU)
Tipos de Memória Principal: RAM (Random Access Memory) - É onde se grava os dados e programas temporariamente até que possam ser acessados pelo microprocessador ROM (Read Only Memory) - É a memória para leitura. Não pode ser alterada e já vem gravada de fábrica. Supervisionam e dão suporte ao equipamento

34 UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO (CPU)
Tipos de Memória Principal: Memória Auxiliar (ou secundária) - Dispositivo de armazenamento permante (não volátil), preserva instruções e dados até quando o micro é desligado. Exemplos: Disquetes e discos rígidos

35 UNIDADES DE ENTRADA E SAÍDA
São equipamentos ou periféricos utilizados ora para entrada de dados ora pra receberem ou armazenarem informações processadas pelo computador. Podem ser :

36 UNIDADES DE ENTRADA E SAÍDA
DRIVE : Unidade de disco onde são realizados as leituras e gravações dos discos flexíveis, por meio de um cabeçote que se move transversalmente ao longo da superfície do disco e permite que a unidade acesse aleatoriamente os dados nele armazenados

37 UNIDADES DE ENTRADA E SAÍDA
DISCO FLEXÍVEL : Serve para gravar informações e pode ser facilmente transportado. O disquete também conhecido como disco flexível ou Floppy Disk é constituído por um disco magnético coberto por uma capa plástica. Possui os tamanhos de 5 1/4 e 3 1/2. Pode ser de alta ou baixa densidade.

38 UNIDADES DE ENTRADA E SAÍDA
Winchester ou disco rígido: é um dispositivo formado por vários discos de alumínio sobrepostos constituindo-se como o maior e mais ágil meio de armazenamento de dados. Possui maior durabilidade, capacidade de armazenamento e velocidade que os discos flexíveis

39 UNIDADES DE SAÍDA São equipamentos utilizados para receberem as informações processadas pelo microcomputador. Os mais comuns são: o monitor de vídeo e a impressora

40 UNIDADES DE SAÍDA MONITOR DE VÍDEO: trata-se de um dispositivo de imagem utilizado pelo computador pra exibir dados. Há os tubos de imagem semelhantes aos aparelhos de TV e os que utilizam tela plana (LCD) como os encontrados em micros portáteis

41 UNIDADES DE SAÍDA MONITOR DE VÍDEO
Os mais utilizados são os monocromáticos de fósforo verde. Há ainda os de fósforo branco e âmbar Além destes temos os monitores coloridos que utilizam o sistema RGB para obtenção das demais cores

42 UNIDADES DE SAÍDA MONITOR DE VÍDEO
Nos monitores o que determina a nitidez de uma imagem é sua resolução que pode ser baixa, média ou alta. A resolução identifica a quantidade de pontos por polegada (DPI) que define a nitidez horizontal e vertical das imagens geradas

43 UNIDADES DE SAÍDA MONITOR DE VÍDEO
Nos monitores, a resolução corresponde ao número de pixels (pontos) exibidos na tela A tela do monitor apresenta, geralmente, 24 linhas e 80 colunas, embora existam outros padrões

44 UNIDADES DE SAÍDA TIPOS DE MONITORES DE VÍDEO
EGA - ENHANCED GRAPHICS ADAPTER (640 X 350) CGA - COLOR GRAPHICS ADAPTER (640 X 200) VGA - VÍDEO GRAPHICS ARRAY (640 X 480) SVGA - SUPER VÍDEO GRAPHICS ARRAY (1024 X 768)

45 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS: é o periférico de saída mais usado devido a sua capacidade de passar para o papel as informações advindas da máquina

46 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORA
Quanto ao modo que os computadores enviam as informações para as impressoras, podem ser classificadas em seriais e paralelas

47 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS SERIAIS: recebem um bit de cada vez
são mais lentas utilizam um número reduzido de fios para comunicação baixo custo

48 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS PARALELAS:
recebem 8 bits simultaneamente são mais rápidas utilizam vários fios de conexão alto custo

49 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORA
Quanto ao tipo de operação, as impressoras podem ser de impacto e não-impacto. As de impacto imprimem as informações realizando algum tipo de contato direto entre o meio de impressão e o papel

50 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS DE IMPACTO
Cabeça de agulhas: constituída por um cabeçote com agulhas, imprimindo matrizes de pontos Banda de correia: constituída por uma correia composta de caracteres que são impressos por um martelo

51 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS DE IMPACTO
Margarida: constituída por disco plástico contendo os caracteres também impressos por um martelo. Semelhante à uma máquina de datilografia

52 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS DE NÃO- IMPACTO
Imprime as informações utilizando-se de outros mecanismos como: Jato de tinta: ejeta minúsculas gotas de tinta no papel, em pontos variados, de forma a obter os caracteres desejados

53 UNIDADES DE SAÍDA IMPRESSORAS DE NÃO-IMPACTO
Térmica: formada por um cabeçote térmico que imprime no papel, quando aquecido Laser: constituída por princípios e estruturas de uma máquina de xerox comum. Utiliza o raio laser. Sua impressão é comparável à qualidade tipográfica usada nos livros e de alta qualidade

54 SOFTWARES É um programa que faz com que o computador seja útil, isto é, faz com que o computador execute tarefas que solucionem determinados problemas. É composto de elementos lógicos que direcionam a ação do Hardware. Os softwares são classificados em Básicos, Aplicativos e Utilitários

55 SOFTWARE BÀSICO São programas que administram, operam e mantém o funcionamento do microcomputador, ao mesmo tempo em que nos auxiliam a usá-lo. Dentro dos softwares básicos destacam-se:

56 SISTEMAS OPERACIONAIS
É o conjunto de programas que tem a finalidade de tornar o microcomputador operacional, isto é, são programas que gerenciam os recursos do microcomputador e executam tarefas definidas, servindo de ligação entre o microcomputador e o usuário, criando o ambiente necessário dentro do qual os softwares aplicativos são executados. Ex. MS-DOS, OS/2, PICK, DR-DOS

57 COMPILADOR (TRADUTOR)
É um programa especial que tem a finalidade de gerar um código que possa ser compreendido pelo Microcomputador.

58 INTERPRETADOR Os interpretadores têm a mesma função dos compiladores. A diferença está no fato de que os compiladores transformam todo código fonte em linguagem de máquina numa única vez e os interpretadores executam essa transformação linha por linha do programa fonte toda vez que for executado

59 SOFTWARE DE APLICAÇÃO São programas desenvolvidos a partir do software básico para realizarem determinada tarefa, como programas comprados de software-houses para serem utilizados. Dentre os aplicativos destacam-se:

60 PROCESSADOR DE TEXTO É um software criado para gerar, editar, formatar e imprimir documentos usando o micro. Ex.: Carta Certa 3, Word, WordStar, Redator, Fácil, etc

61 PLANILHAS É um programa que simula na tela as tradicionais folhas colunadas dos contadores e analistas financeiros, permitindo ao usuário definir e embutir fórmulas que realizam cálculos. É uma tabela composta de linhas e colunas. Ex.: Lotus 123, SuperCalc, Quattro Pro, Excel, etc

62 GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS
Recupera, modifica, elimina e inclui dados, ou seja, gerência dados e organiza as informações. Ex.: Dialog, dBase III Plus, FoxPro, Paradox, Database, etc

63 INTEGRADOS Software que realiza uma variedade de aplicações, como gerenciamento de dados, processamento de textos, desenhos comerciais, telecomunicações, calendário, matriz, gerenciamento de projetos, etc

64 UTILITÁRIOS São programas que têm finalidade de dar apoio à operação do microcomputador. Executam rotinas prontas para tarefas realizadas freqüentemente como: recuperação de arquivos, compactação de arquivos, detectação e eliminação de vírus, entre outras. Ex.: Norton Aplicativos, PC Tools, Norton Anti-vírus

65 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Surgiram da necessidade de comunicação entre o homem e o computador. São usadas para codificar as instruções que o computador deve executar. Ex.: Cobol, Fortran, Pascal, Basic, Clipper, etc

66 BIBLIOGRAFIA Introdução a micro-informática e ao MS-DOS, Centro de apoio, Núcleo de Processamento de Dados Folha de São Paulo, Caderno de Informática, , pg. 03


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