A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV."— Transcrição da apresentação:

1 Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.

2

3 Bizâncio –Antiga colônia grega na Ásia Menor (atual Istambul)

4 O imperador romano Constantino transfere a capital para Bizâncio em 330, alterando o nome da cidade para Constantinopla. Devido a sua localização (estreito de Bósforo) a sociedade bizantina sofreu influências romanas, gregas e orientais. Sua economia baseava-se na atividade comercial e, devido a isso, a sociedade era de classes e altamente estratificada.

5 Principal imperador bizantino.
Justiniano ( ) Principal imperador bizantino.

6 Código de justiniano Codex – Revisão de todas as leis promulgadas até o século II. Novelas – Legislação de Justiniano para o povo. Digestos – Comentá- rios feitos pelos juristas. Institutas – Para estudantes (filosofia do direito).

7 cesaropapismo Poder conferido a Justiniano.
Centralizava o poder temporal e espiritual em suas mãos. Independente das doutrinas no papa romano, as decisões do imperador de Constantinopla em questões de fé prevaleciam.

8 Expansão do Império

9 Obs.: Devido à elevação dos impostos para finan- ciamento da expansão chegou a sofrer uma rebelião popular conhe- cida como Revolta de Nika, contida pela sua esposa Teodora.

10 Heresias orientais Obs.: Heresia – Quebra de um dogma (verdade incontestável) da Igreja. Monofisistas – Creêm apenas na natureza divina de Cristo. Iconoclastas – Pregam a destruição de imagens religiosas (esculturas).

11 Basílica de Santa Sofia

12 Cisma do oriente (1054) Além das heresias, questões políticas (cesaropapismo × autoridade do papa) levaram a separação da Igreja em: Igreja Ortodoxa Grega (Patriarca) Igreja Católica Apostólica Romana (Papa)

13 Obs.: Em 1453, o Império Bizantino chega a seu fim, quando os turcos otomanos (povos islâmicos) invadem a capital Constantinopla. Esse evento marca também o fim da Idade Média.


Carregar ppt "Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google