A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade
UNOCHAPECÓ MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade Disciplina:  Vulnerabilidades e riscos em saúde

2

3 O que é um indicador? É o que indica, ou seja, o que reflete uma particular característica. Indicador de Saúde indica (revela) a situação da população ou de um indivíduo. É construído por dados que facilitam a análise da realidade, possibilitando o acompanhamento da situação de saúde ao longo do tempo.

4 Indicador de saúde Expressão em frequência absoluta e relativa.
Os valores absolutos são expressos em relação a outros valores absolutos.

5 Indicador por expressão absoluta

6 Indicador de saúde Expressão em frequência relativa.
Coeficiente/taxa (Mortalidade e morbidade-prevalência ou incidência) Porcentagens (%) Razão Riscos Odds ratio Índices

7 Exemplo de indicadores de saúde
Quanto menor o índice de Apgar, maior é o risco de morte.

8 Coeficientes em Saúde É o número de vezes que um evento foi observado e o número total de vezes que este mesmo evento poderia ter sido observado. Numerador: número de vezes que um evento ocorreu durante um intervalo de tempo e para uma determinada área. Denominador: população que esteve exposta ao risco do evento mencionado no numerador, na mesma área e intervalo de tempo. 10K: o resultado é sempre multiplicado por um múltiplo de 10.

9 População exposta/em risco/em estudo

10 Exemplos de coeficientes em Saúde

11 PORCENTAGEM/PROPORÇÃO
Quocientes que expressam a parcela dos eventos que possui um certo atributo ou característica específica – o numerador – em relação ao total de eventos da mesma natureza ocorridos na população e no período considerados – o denominador.

12

13 Incidência e prevalência
Incidência:  é o número de casos novos de doença ou eventos surgidos num local e período. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.  Prevalência: mede o número total de casos, episódios ou eventos existentes em um determinado ponto no tempo. É a relação entre o número de casos existentes e o número de pessoas na população, em um determinado período. Esses coeficientes podem ser multiplicados por uma constante (100, 1.000, ou ).

14 Incidência Incidência Resultado: 0,02
No de caos de uma doença-agravo-evento em determinada população em certo período de tempo X 10n Incidência = População exposta ao risco de desenvolver a doença-agravo no referido período Resultado: 0,02 X 100: 2 casos por 100 pessoas exposta (ou 2%) X1000: 20 casos por 1000 pessoas exposta X10.000: 200 casos por pessoas exposta X : 2000 casos por pessoas exposta

15 A incidência de HIV/Aids na população brasileira acima de 50 anos cresceu de 3,6 para 7,1 em habitantes entre 1996 a 2006, representando um aumento de 50% de casos novos.

16 Prevalência Qual é o melhor indicador de vulnerabilidade em saúde?
No total de casos de uma dada doença-agravo X 10n Prevalência = População exposta/em estudo Qual é o melhor indicador de vulnerabilidade em saúde? Incidência ou prevalência?

17

18

19 RAZÃO Quociente entre duas medidas.
O denominador não inclui o numerador, são duas entidades separadas e distintas. Exemplo: razão entre o número de óbitos por doença hepática e o número de óbitos por doença renal. Óbitos do sexo feminino por AIDS Razão de mortes por AIDS entre os sexos = Óbitos do sexo masculino por AIDS

20

21

22

23

24 Medidas de risco RISCO RELATIVO (RR) - é a razão entre o coeficiente de incidência entre expostos e não expostos. RR= Incidência entre expostos Incidência entre não expostos = 1 (não há diferença entre os grupos) > 1 (a exposição é fator de risco) < 1 (a exposição é fator de proteção)

25 Medidas de risco Um RR de 1,3 significa que o risco entre os expostos é 30% maior [(RR-1) X 100] do que entre os não-expostos. Quando o RR, por exemplo, for de 0,40 (< 1) significa que a população exposta possui uma proteção de 60% [(1-RR) x 100] em relação aos não expostos.

26 Risco relativo...outra leitura
O RR de acidente vascular entre mulheres fumantes comparadas às não fumantes é 49,6/17,7=2,8. Isso implica dizer que mulheres fumantes possuem risco 2,8 vezes maior de ter AVC em relação a mulheres não fumantes.

27

28 Odds ratio (OR) ou razão de odds (RO)
É a associação entre uma exposição e uma doença em um estudo de caso e controle. É a razão do odds de exposição entre os casos dividido pelo odds de exposição entre os controles. Cálculo utilizado em estudos retrospectivos (caso-controle)

29 Exemplo de medida de Razão de Odds
11,6 X maior

30

31 Índice Expressa situações multidimensionais, porque incorpora em uma única medida diferentes aspectos ou diferentes indicadores.

32 Exemplos... O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. Três elementos de igual importância: 1-renda (o PIB per capita corrigido pelo poder de compra de dólar de cada país). 2-longevidade (expectativa de vida ao nascer). 3-educação (índice de analfabetismo e taxa de matrícula em todos os níveis de ensino).

33 Exemplos... Índice de Condições de Vida Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Índice Sintético de Satisfação da Qualidade de Vida em Curitiba Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)   Índice de Necessidades em Saúde - INS

34 Exemplos...

35 Exemplos... Índice de Desenvolvimento da Família (IDF)
O IDF foi elaborado a partir de seis aspectos: 1) Vulnerabilidade; 2) Acesso ao conhecimento; 3) Acesso ao trabalho; 4) Disponibilidade de recursos; 5) Desenvolvimento infantil e 6) Condições habitacionais.

36

37

38

39 Índice de vulnerabilidade de famílias a incapacidade e dependência
 Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) Índice de Vulnerabilidade Juvenil – IVJ Foram utilizados indicadores sobre frequência à escola, ocorrência de gravidez na adolescência e violência entre jovens e adolescentes.

40 ÍNDICE DE VULNERABILIDADE À SAÚDE
(Gerência de Epidemiologia e Informação – GEEPI-MG)

41

42 INDICADORES DE VULNERABILIDADE NO MUNDO DO TRABALHO
Convênio MTE - DIEESE

43

44

45

46 Considerando... Instituto de Atenção Social Integrada (IASI). Belo Horizonte.


Carregar ppt "Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google