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PERMANENCIA DA CONEXÃO À REDE EM DOMICÍLIOS RURAIS RECÉM ELETRIFICADOS: UMA ANÁLISE DE 12.921 DOMICÍLIOS NO ESTADO DA BAHIA/BRASIL 31 de Maio de 2013.

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1 PERMANENCIA DA CONEXÃO À REDE EM DOMICÍLIOS RURAIS RECÉM ELETRIFICADOS: UMA ANÁLISE DE 12.921 DOMICÍLIOS NO ESTADO DA BAHIA/BRASIL 31 de Maio de 2013

2 População: 14 milhões de Habitantes Area: 567,2 mil km 2 Estado da Bahia

3 A Que se Propõe Analisar, sob alguns aspectos, a permanência da conexão à rede elétrica de 12.921 rurais atendidos por 142 obras do programa Luz para Todos, executadas entre 2008 e 2009. 2003 Criado o programa Luz para Todos 2008 Primeira prorrogacão do Programa Luz para Todos (até 2010). 2010 Segunda prorrogacão do Programa Luz para Todos (até 2011). 2011 Terceira prorrogacão do Programa Luz para Todos (até 2014). Breve Histórico do Programa Luz para Todos

4 O PLPT previa um planejamento integrado visando, além de eletrificar os domicílios, reduzir também a pobreza, conforme previsto na Lei 10.438 I - projetos em Municípios com índice de atendimento inferior a oitenta e cinco por cento, segundo dados do Censo 2000; II - projetos de eletrificação rural que beneficiem populações atingidas por barragens,cuja responsabilidade não esteja definida para o executor do empreendimento; III - projetos de eletrificação rural que enfoquem o uso produtivo da energia elétrica e que fomentem o desenvolvimento local integrado; IV - projetos de eletrificação rural em escolas públicas, postos de saúde e poços de abastecimento d'água; V - projetos de eletrificação rural que visem atender assentamentos rurais; e VI - projetos de eletrificação para o desenvolvimento da agricultura familiar. Breve Histórico do Programa Luz para Todos

5 I – Foram selecionadas obras de todas as 29 microrregiões econômicas do Estado da Bahia; II – Somente foram consideradas as obras concluídas entre 2008 e 2009; III – Todos os domicílios selecionados foram analisados, mesmo havendo troca de proprietário; IV – Não foram considerados os primeiros cinco meses de consumo nas análises de crescimento de consumo; V – Foi considerado o consumo efetivamente medido e não o consumo faturado; VI – Para as análises de suspensão de fornecimento, foi considerado todo o período; VII – Para análise de tendência de consumo foi considerada uma regressão linear simples. Considerações da Pesquisa

6 O PLPT previa um planejamento integrado visando, além de eletrificar os domicílios, reduzir também a pobreza, conforme previsto na Lei 10.438 I - projetos em Municípios com índice de atendimento inferior a oitenta e cinco por cento, segundo dados do Censo 2000; II - projetos de eletrificação rural que beneficiem populações atingidas por barragens,cuja responsabilidade não esteja definida para o executor do empreendimento; III - projetos de eletrificação rural que enfoquem o uso produtivo da energia elétrica e que fomentem o desenvolvimento local integrado; IV - projetos de eletrificação rural em escolas públicas, postos de saúde e poços de abastecimento d'água; V - projetos de eletrificação rural que visem atender assentamentos rurais; e VI - projetos de eletrificação para o desenvolvimento da agricultura familiar. Breve Histórico do Programa Luz para Todos

7 O PLPT previa um planejamento integrado visando, além de eletrificar os domicílios, reduzir também a pobreza, conforme previsto na Lei 10.438 I - projetos em Municípios com índice de atendimento inferior a oitenta e cinco por cento, segundo dados do Censo 2000; II - projetos de eletrificação rural que beneficiem populações atingidas por barragens,cuja responsabilidade não esteja definida para o executor do empreendimento; III - projetos de eletrificação rural que enfoquem o uso produtivo da energia elétrica e que fomentem o desenvolvimento local integrado; IV - projetos de eletrificação rural em escolas públicas, postos de saúde e poços de abastecimento d'água; V - projetos de eletrificação rural que visem atender assentamentos rurais; e VI - projetos de eletrificação para o desenvolvimento da agricultura familiar. Breve Histórico do Programa Luz para Todos

8 Dados Obtidos

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17 Conclusão Para os 34,15% dos clientes com a faixa de consumo até 30 kWh, a energia elétrica deve estar sendo utilizada basicamente para iluminação e, eventualmente, para entretenimento com a utilização de aparelhos de rádio e televisão. Para os 35,19% com média de consumo entre 30 a 60 kWh/mês, é possível a utilização de aparelhos eletrodomésticos embora não seja provável a utilização de aparelhos elétricos que incrementem a produção agropecuária como bombas elétricas. Desta forma, para 70% dos domicílios analisados, a energia elétrica está sendo utilizada predominantemente para iluminação e entretenimento o que, embora traga uma melhoria nas condições de vida desta população, não se traduz em uma melhora nos padrões econômicos destas famílias, ao menos em curto prazo.

18 Conclusão Analisando a tendência a crescimento, verifica-se que as unidades de menor média (até 30 kWh/mês) são as que tendem a aumentar menos o seu consumo, tendendo a permanecer neste mesmo padrão de consumo. No que concerne à inadimplência, verificou-se não se tratar de uma questão crítica pois, embora 37,5% dos domicílios estivessem com pelo menos uma fatura de energia vencida há mais de 30 dias, 58,4% deles tinham até duas faturas em aberto, o que indica uma tendência a pagamento. A taxa de desconexão à rede de distribuição mostrou-se baixa. Somente pouco mais de 4% dos clientes sofreram desconexão permanente. Neste estudo verificou-se que o programa de eletrificação rural, vem cumprindo seu papel não só na eletrificação dos domicílios rurais, como também na manutenção da conexão dos mesmos à rede elétrica. Em parte, este sucesso pode estar relacionado aos programas assistênciais do governo federal como, por exemplo, a tarifa social e o Bolsa Família.

19 Obrigado Armando Coutinho do Rio ario@coelba.com.br


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