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PROJETO DE PESQUISA.

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Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA

2 PLANEJAMENTO DE CADA ATIVIDADE
PROJETO é... PLANEJAMENTO DE CADA ATIVIDADE PROJETO DE PESQUISA: Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura.

3 DEMANDA: Processo, eficiência, prazos e metas
DEMANDA: Processo, eficiência, prazos e metas. O planejamento da pesquisa pode ser definido como o processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência à investigação para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas. (GIL, 2010, p. 03)

4 É... “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: - os objetivos; - os meios; - os recursos; e - a avaliação dos resultados.

5 Nele deve ser definido:
- o que fazer - por que fazer - para que fazer - como fazer Esclarece o caminho a ser percorrido, as prioridades, os recortes e as estratégias (teóricas e metodológicas) a serem utilizadas.

6 Um projeto surge em resposta a um problema concreto.
Elaborá-lo é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES.

7 O corpo do projeto pode seguir este roteiro: a) Elementos pré-textuais
- Capa (opcional) - Folha de rosto (obrigatória) - Lista de ilustrações (opcional) - Lista de tabelas (opcional) - Lista de abreviaturas e siglas (opcional) - Lista de símbolos (opcional) - Sumário (obrigatório)

8 . capa (opcional): nome da entidade para a qual deve ser submetido, quando solicitado; nome(s) do(s) autor(es); título subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente); local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado; ano de depósito (entrega).

9 . folha de rosto (obrigatório):
nome(s) do(s) autor(es); título; subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente); - tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido; local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado; ano de depósito (entrega).

10 Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, como requisito para a conclusão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica III, sob a orientação dos professores Dr. Reginaldo Pereira e Ms. Nelí Bastezini Kronbauer.

11 . lista de ilustrações (opcional)
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

12 . lista de tabelas (opcional)
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

13 . lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

14 . lista de símbolos (opcional)
Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

15 . sumário (obrigatório)
Elaborado conforme a ABNT NBR 6027

16 b) Elementos textuais (obrigatórios)
1- Introdução . tema / delimitação do tema . problema . hipóteses (quando houver) . perguntas de estudo 2- Objetivos: . geral . específicos 3- Justificativa 4- Referencial teórico 5- Metodologia . tipo e alcance da pesquisa . indicação das fontes e técnicas de coleta e análise 6-Cronograma 7- Orçamento

17 c) elementos pós-textuais - referências (obrigatório) - glossário (opcional) - apêndice (opcional) - anexo (opcional) - índice (opcional)

18 Texto introdutório (dissertativo).
a) ELEMENTOS TEXTUAIS 1- INTRODUÇÃO Texto introdutório (dissertativo). Aqui apresenta-se o tema e delimita-se o aspecto que será focalizado, a origem do problema (e como chegou até ele), sua formulação (preferencialmente em forma de pergunta) e as perguntas de estudo.

19 1.1 ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA
Tema (geralmente constituído de duas palavras) é o assunto que se deseja estudar e pesquisar, apresentado de forma delimitada. É apresentado como o título do projeto. Recomenda-se usar título geral e um subtítulo técnico, especificando o objeto do estudo, dentro de uma determinada área. Tema = o que será explorado?

20 1.2 A ESCOLHA DO TEMA SIGNIFICA:
- selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico.   - encontrar um objetivo que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa (LAKATOS; MARCONI, 1986).

21 A escolha do tema demanda alguns pré-requisitos:
- a capacidade e a formação do pesquisador; - as experiências e vivências profissionais; - os conhecimentos anteriores; - a relevância científica da pesquisa.

22 Outros fatores de interesse são:
recursos materiais, econômicos e pessoais necessários à execução da pesquisa; a escolha de um tema adequado as suas possibilidades, com material bibliográfico suficiente, disponível e atual e também que não seja muito complexo; e o trabalho depende muito do tempo disponível que o pesquisador tem para realizar a pesquisa.

23 O assunto de pesquisa também deve ser aplicável
O assunto de pesquisa também deve ser aplicável. Ao pesquisar um tema que não pode ser aplicado em situações reais, o estudo tende a perder em significado, tornando-se árduo e maçante para o pesquisador. O tema estará bem delimitado quando responder a pergunta: “O que será explorado?”.

24 Delimitar o tema consiste em:
-   especificar o enfoque sobre o assunto escolhido; -   delimitar o local onde a situação estudada se desenrola; -   apontar os fatores aos quais se restringe a pesquisa; e fazer um recorte de sua amplitude.

25 1.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA:
 Investigar um problema é produzir conhecimento novo. Já tenho uma resposta para o problema em questão? Resposta positiva e problema resolvido não dão sustentação à produção de conhecimento novo.

26 O tema de pesquisa deve ser problematizado.
Por que a pergunta? Para provocar um desequilíbrio no sujeito, para estabelecer um desafio que leve a uma reflexão e a uma produção. Nenhuma pergunta é neutra, pois provoca a atenção do sujeito para determinado aspecto da realidade. Qual a relevância da pergunta? O tema de pesquisa deve ser problematizado.

27 A formulação do problema deve ser elaborada na forma interrogativa, auxiliando na delimitação reflexiva e analítica, estabelecendo os limites para a realização da investigação. É necessário ter base, leitura para sustentação da pesquisa. O pesquisador deve ler o que já foi escrito e publicado sobre o assunto, fazendo com que essa atividade o auxilie no momento de escolha do material para o início de seu trabalho.

28 HIPÓTESES OU QUESTÕES DE PESQUISA
Hipótese é uma afirmação provisória que se faz na tentativa de verificar a sua validade como possível resposta a um problema. A função da hipótese é propor explicações e, ao mesmo tempo, orientar a busca das outras informações. Os resultados finais da pesquisa poderão comprovar, redimensionar ou mesmo rejeitar as hipóteses (MARCONI; LAKATOS, 1988)

29 O papel fundamental da hipótese de pesquisa é sugerir explicações possíveis para os fatos. As hipóteses podem ser validadas ou refutadas no decorrer da pesquisa e, quando bem elaboradas, conduzem eficientemente à verificação documental, bibliográfica ou empírica, que são o propósito de muitas das pesquisas científicas. (GIL, 1999).

30 2- OBJETIVOS Mostram onde se quer chegar com a pesquisa, deixando clara a contribuição que o trabalho visa a atingir. Dividem-se em geral e específico.

31 2.2 Objetivos específicos:
2.1 Objetivo geral: Define o que se vai procurar. Usa-se verbos mais abrangentes. 2.2 Objetivos específicos: São instrumentais e constituem-se num desdobramento do objetivo geral. Pode haver de três a cinco para possibilitar a compreensão do estudo. Os verbos dos objetivos devem estar no infinitivo. O pesquisador precisa estar atento para verificar se, ao concluir seu trabalho, conseguirá atingir o objetivo indicado.

32 3- JUSTIFICATIVA Tem a finalidade de expor ao leitor os porquês do estudo, as razões que tornam esse trabalho necessário. Deve-se explicar qual é a importância ou a relevância do estudo para a comunidade científica, acadêmica, profissional, e para a sociedade, ou grupos determinados, relacionando as razões que outorgam valor à intenção de um projeto.

33 Deve-se buscar: Identificar o problema ou os problemas que justificam existir o projeto; Apresentar os argumentos que motivaram o projeto e esclarecer a preponderância do mesmo, bem como os meios utilizados para o apontamento das necessidades as quais o projeto visa a atender; Referência a sua possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não resolvida.

34 Um projeto só será viável na medida em que se aplicar justificadamente a uma realidade, conforme as necessidades e as prioridades levantadas durante a fase de pesquisa e de planejamento.

35 4- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
é o embasamento teórico metodológico do trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica; visa a segurança do pesquisador e muni-lo das informações básicas à investigação; e o papel do orientador é fundamental na indicação de autores e de obras que deem sustentação à pesquisa;

36 A revisão deve... - contextualizar teoricamente o problema e apresentar o estágio atual de conhecimento acerca da questão; implica o esclarecimento dos pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa, bem como das contribuições proporcionadas por investigações empíricas já realizadas; não é constituída apenas por referências ou sínteses, mas por discussão crítica das obras citadas.

37 Varia conforme as peculiaridades de cada estudo.
5- METODOLOGIA Define: as alternativas técnicas para a consecução prática e operacional da proposta de ação. Deve conter todas as etapas de realização da proposta de ação descritas no tempo e no espaço. Varia conforme as peculiaridades de cada estudo. O método indica o caminho, define o que fazer, as etapas a serem vencidas para alcançar os objetivos propostos. As técnicas se configuram como um conjunto de normas que orientam o como fazer, da forma mais adequada e precisa possível.

38 Não podem ficar de fora informações como:
Tipo de pesquisa (experimental levantamento, estudo de caso...) Abordagem da pesquisa: quantitativa, qualitativa, quali-quantitativa População e amostra (extensão da população, processo de extração da amostra...) Coleta de dados: descrição das técnicas, como questionários, entrevistas, observações... Análise de dados: testes de hipóteses, correlação...

39 6- CRONOGRAMA DE AÇÃO Tempo disponível para as diferentes etapas e ações da pesquisa, que deverão ser previamente definidas. Indicação de quais e de quando serão realizadas as diversas atividades.

40 7- CUSTOS Por pequenas que sejam, as despesas precisam ser informadas/previstas, com identificação dos custos diretos e indiretos.

41 Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT.
8- REFERÊNCIAS Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT.

42 COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

43 DMITRUK ORTIZ, Hilda B. (Org
DMITRUK ORTIZ, Hilda B. (Org.) Cadernos metodológicos: diretrizes de metodologia científica. 8. ed. rev. ampl. e atual. Chapecó: Argos, GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.


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