A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernanda Ribeiro Gonçalves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernanda Ribeiro Gonçalves"— Transcrição da apresentação:

1 Fernanda Ribeiro Gonçalves
UNIMINAS Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Diário de bordo de Fernanda Ribeiro Gonçalves Junho / 2006

2 Introdução Vivência Música Marcante Fato significativo Considerações Finais

3 Introdução Este diário de bordo, foi construído através do
estudo interdisciplinar de : Informática Aplicada á Educação I – Professora Gilca Vilarinho. Apoio fundamental na construção do Power Point. Estudos Independentes III- Professoras Ana Carolina e Beatriz, que proporcionaram a aprendizagem significativa para o desempenho do diário. Voltar

4 Vivências Voltar Valores Descoberta do outro Se colocar no lugar do
Humanos Motivando equipes para superar obstaculos Mude e as coisas ao seu redor mudará também Resgatando o eu interior Voltar

5 Se colocar no lugar do outro Considerações Pessoais
Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

6 Se colocar no lugar do outro
Descrição: Nº. de participantes: mais que 10 pessoas não existe número máximo de participantes. Duração: 40 minutos Objetivos: Propiciar a interação do grupo e a proximidade das pessoas. Recursos materiais: chapéu, papeis com assuntos complexos (aborto, violência sexual, política, etc.), dvd com clipe sobre exclusão social, CD. Facilitadoras: Carla Martins, Juliana Aparecida e Kênia de Araújo. Voltar

7 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: 1º momento Aquecimento fazer um circulo como os participantes. Iniciar com o facilitador dizendo que tira o chapéu para algo ou alguém e dizer porque. Se tirar o chapéu para alguma pessoa diz primeiro porque e coloca o chapéu na pessoa, caso esta já tenha participado passa o chapéu para a pessoa da direita que ainda não participou. Continuação

8 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: 2º momento Ação aplicar a dinâmica do concordo e discordo. Espalhar os papeis com os assuntos sobre a mesa ou no chão. Definir as duplas e quem vai ser concordo e quem vai ser discordo sobre o assunto. Cada dupla pega um papel e terá 5 minutos para discussão. Depois os papeis serão invertidos quem era concordo será discordo e assim sucessivamente reservar mais 5 minutos. Continuação

9 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: 3º momento Socialização a reflexão sobre o significado cognitivo e prático da vivência. Qual é o sentimento ao ter que concordar ou discordar do que você acabou de discordar ou concordar? Como foi se colocar no lugar do outro? Seus prós e contras foram baseados em uma análise pré-conceituosa? Afinal sejamos sinceros: temos ou não pré-conceitos? Continuação

10 Se colocar no lugar do outro
Metodologia: 4º Momento Para fixar a proposta da vivência apresentar: clips sobre guerras, pré-conceitos e diferenças sociais, para que as pessoas possam refletir.Música reflexiva da cantora Elis Regina “ Como os nossos pais”. Todos se abraçam luz apagada e refletem sobre a vivência. Voltar

11 Se colocar no lugar do outro
Considerações pessoais: Esta vivência me proporcionou momentos de muita emoção homenagear uma pessoa querida e ser homenageada foi muito especial, com as loucuras do mundo globalizado, não nos damos conta de quanto da importância de elogiar alguém que se gosta. Agora falando do andamento da vivência já foi um tanto quanto complicado, defender uma questão e logo após critica-lá, causava muita frustração. Continuação

12 Se colocar no lugar do outro
Considerações pessoais: Colocar-se no lugar do outro realmente é muito complicado, porém muitas vezes é necessário, e nos como seres humanos não pensamos muito nisto. Criticamos, criticamos, mais não paramos para pensar no lado oposto e só fazemos o que é bom para nos em individual. Voltar

13 Considerações Pessoais
Valores Humanos Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

14 Valores Humanos Descrição: Nº. de participantes: + ou – 30 pessoas
Objetivos: Reconhecer os valores humanos, família, união, amizade, justiça, verdade, entre outros. Recursos materiais: revistas para recortar, canetinha, giz de cera, folha sulfite branca, tesoura, cola e lápis de cor. Duração: 2h 30min Facilitadora: Professora Beatriz Voltar

15 Valores Humanos Metodologia: 1º momento
Aquecimento a pessoa que estiver com a bola fala uma letra e joga a bola para outra pessoa, onde a pessoa que recebeu a bola deve falar uma palavra relacionada a valores humanos ( caridade, amor, fidelidade, justiça, liberdade, etc.), e manda a bola para outra pessoa falando uma letra e assim sucessivamente. Continuação

16 Valores Humanos Metodologia: 2º momento
Distribuir folha sulfite em branco para cada um, e pedir que retire das revistas imagens que represente o que esta sentido no momento e cole na folha sulfite, utilize as canetinhas, giz de cera, para se expressar. 3º momento Socialização- Mostrar o trabalho feito aos outros alunos e explicar o que quis passar com a imagem escolhida e com as palavras que foram escritas. Continuação

17 Valores Humanos Metodologia: 4º momento
Solicitara voluntários para fazer a dinâmica do Tô Sa. Fazer duas filas onde os participantes fiquem um de frente para o outro (tem que ser nº. par de participantes ), olhar no olho do outro e ir caminhando em sua direção falando Tô sa, de uma maneira forte como se estivesse enfrentando as adversidades, e quando estiverem bem próximos agacha e grita, para extravasar as energias negativas. Voltar

18 Valores Humanos Considerações pessoais:
Esta vivência me rendeu bons momentos, passar a bola para um amigo falando de um valor humano dava a sensação de que era um valor que você deseja para todas as pessoas. Ao expor meus sentimentos em um papel, logo pensei em desenhar a natureza, pois ela me dá a impressão de tranquilidade, de respeito, de liberdade, de amor e era tudo que eu estava sentindo. Para relaxar ainda mais fiz a dinâmica do To Sa e tirei o restinho de extress que ainda persistia habitar em meu corpo e em minha mente, coloquei tudo que era ruim para fora, sem pudor. A professora Bia me propiciou uma aula inesquecível, e eu sempre faço e ensino a dinâmica do To Sa para todos. Voltar

19 Mude e as coisas ao seu redor Considerações Pessoais
mudará também Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

20 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Descrição: Nº. de participantes: 15 a 30 pessoas aproximadamente. Objetivos: Verificar como as pessoas se comportam em um ambiente de mudança, onde a criatividade é um item essencial para realizar um mesmo exercício de várias formas. Recursos Materiais: Aparelho de som, CD Capital do Capital Inicial, vídeo “mude”. Orientadoras: Fernanda Gonçalves, Camila e Ana Paula Santos Voltar

21 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: 1º momento: Formam-se duplas e então solicitamos para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro.Depois ao invés de falar de falar o número um, batam palma, os outros números serão pronunciados normalmente. Solicitar-se-á que ao invés de falar o número dois,que batam com as duas mãos na barriga, o número três deve ser pronunciado normalmente. Para complicar um pouco mais solicitaremos que ao invés de falar o número três, que dêem uma “reboladinha” ( palma, bater na barriga e reboladinha). Continuação

22 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: 2º Momento: Com uma música ao fundo (Capital Inicial) colocar todos os alunos de um lado da sala e colocar uma linha imaginária dividindo a sala em duas, os alunos devem atravessar de um lado para o outro colocando apenas um pé no chão e não podendo repetir o modo como o outro colega passou. Ex: se um dos alunos passarem para o outro lado da sala pulando com um pé só o próximo aluno terá que passar de uma outra forma. As pessoas que ainda não passaram poderão ajudar os colegas a passar da forma que quiserem. Continuação

23 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: 3º Momento: Neste momento iremos ouvir o grupo sobre o que eles sentiram em relação a ter que encontrar um forma de atravessar a sala, ter que contar com a solidariedade alheia e do sentimento quando uma outra pessoa passou para o outro lado da forma que você havia pensado e ter que criar uma outra maneira novamente. Continuação

24 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Metodologia: 4°Momento: Estabelecer uma relação entre a vivência e os sentimentos de cada um. A mensagem passada foi: não se acomode; se achar que sempre faz as mesmas coisas, tente fazer de maneira diferente; faça um programa diferente e não espere as coisas ao seu redor mudar, comece você a mudar. 5° Momento: Convidar a todos para assistir o vídeo intitulado “mude”, e distribuir aos alunos a mensagem que é mostrada neste vídeo. Voltar

25 Mude e as coisas ao seu redor
mudará também Considerações pessoais: Vivênciar esta experiência foi um pouco complicado,lidar com a mudança no primeiro instante foi frustrante fiquei muito confusa, mais ao longo do tempo fui me adaptando. No segundo momento ao atravessar de um lado para o outro, foi mais tranquilo usei a criatividade a meu favor e a meus amigos também, porém quando algumas pessoas ainda não tinham conseguido atravessar me senti um tanto ipotente de não poder ajuda-las. Continuação

26 Mude e as coisas ao seu redor mudará também
Considerações pessoais: Mas com o empenho de todas as pessoas, todos atravessaram, me proporcionando um sentimento de conquista. Pude refletir que me sinto um pouco incomodada com um ambiente de mudança. Voltar

27 Motivando equipes para superar obstáculos Considerações Pessoais
Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

28 Motivando equipes para superar obstáculos
Descrição: Objetivos: Estimular a superação de obstáculos através da criação de estratégias, observar quais são os objetivos em comum e quais são os sentimentos do grupo. Público Alvo: Os diversos tipos de grupos. Ação: Nesse momento será realizada a vivência e pediremos aos participantes que pensem em algumas estratégias para cumprirem a atravessarem o rio Araguaia. Continuação

29 Motivando equipes para superar obstáculos
Descrição: Material: Folhas sulfites, flip chart e fita crepe. Tempo: Serão dispostos 10 minutos para o aquecimento, 10 minutos para o planejamento, 15 minutos para a execução e 10 minutos para o fechamento e avaliação. Facilitadoras: Elisia, Fernanda Ribeiro e Juliana Carneiro Voltar

30 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: 1°momento: Aquecimento: Todos os participantes deverão se posicionar no centro desordenadamente. Daremos algumas coordenadas e pediremos que as executem, como: A - andar separados; B - Andar em dupla; C - Dupla de uma pessoa em pé e a outra sentada; Falaremos também algumas partes do corpo para pegarem umas das outras, exemplo: orelha, joelho, cabelo e assim por diante. Observaremos se as pessoas estão atentas a ouvirem as instruções para a próxima etapa e como o lúdico ajuda a se conhecer e facilitar a integração. Continuação

31 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: 2° Momento: Proposta de Ação: Todas terão um mesmo objetivo que é atravessar o rio Araguaia, cheio de perigos e piranhas. Com todos os componentes da equipe dentro do barco, sem colocar os pés para fora e sem deixar o barco furar. Se isso acontecer a equipe não concluirá a missão. Terão 10 minutos para planejar estratégias e depois executar a proposta com todas observando. Continuação

32 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: 3° Momento: Socialização: Observaremos como elas planejaram a execução da travessia do rio e se concluírem a missão colocaremos a música do Senna. Faremos também algumas perguntas como o que elas sentiram com esta experiência. Continuação

33 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia : 4° Momento: Processamento: Para finalizar iremos fazer alguns questionamentos, entregaremos uma folha em branco para cada uma e pediremos para que as amassem, dobrem, escrevam ou enrolem, mas fique com ela na mão. Em seguida colocaremos a música do Lulu Santos – “como uma onda” e pediremos para que voltem à folha ao formato original. Irão refletir sobre a experiência da folha e de toda vivência. E tudo que modificou em sua vida pelas suas ações, das mudanças que ocorrem através de toda experiência significativa e da motivação de um grupo ou indivíduo. Continuação

34 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: 5° Momento: Avaliação: Será feita pelos participantes da vivência. Perguntas positivas para serem feitas aos participantes caso tenham conseguido alcançar o objetivo, e negativas para o caso contrário: O que vocês sentiram com está experiência? Qual o papel de cada um de vocês no grupo? Tiveram apoio ou receio em abraçar o outro? Surgiram lideres? Alguém controlou o tempo? Vocês se ouviram? Houve organização? Continuação

35 Motivando equipes para superar obstáculos
Metodologia: E quando pedimos para tirarem os sapatos, houve preconceito, medo de se expor? Quais os sentimentos que tiveram durante toda a execução? O que vocês sentiram em não alcançar os objetivos? Faltou liderança? Qual foi seu papel individual? Houve frustração? Voltar

36 Motivando equipes para superar obstáculos
Considerações pessoais: Mesmo com tantas barreiras o objetivo foi alcançado, e todos perceberam o objetivo principal da vivência que é a importância de saber ouvir, de saber a hora certa de falar, ajudar o outro, e o comprometimento incondicional, afinal os mandamentos básicos para se trabalhar em grupo afim de superar obstáculos. Continuação

37 Motivando equipes para superar obstáculos
Considerações pessoais: Foi muito gratifidante ser orientadora desta vivência,desde o relaxamento ao fechamento houve a interação e a disposição de todos os alunos, o que me animou muito. Propor um problema e solicitar a solução ocasionou em muitas discussões, distorções e frustrações, mas também apontou lideres, ouvites e facilidores. E ao final de todas as tarefas executadas a vitória,o sentimento de conquista prevaleceram. Voltar

38 Resgatando o eu interior Considerações Pessoais
Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

39 Resgatando o eu interior
Descrição: Numero de participantes: 15 a 30 pessoas aproximadamente Objetivo: Introduzir e facilitar autoconhecimento, buscando a reflexão de cada um do grupo para o que deve ser melhorado. Recursos e materiais necessários: Colchonetes, folhas com o desenho de uma bandeira (modelo anexo), folha sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor, giz de cera, aparelho de som e cd´s (Titãs e Enya). Duração: 50 minutos Orientadoras: Bruna, Dione e Kelia. Voltar

40 Resgatando o eu interior
Metodologia: 1º Momento: Aquecimento:Ao som de uma música suave, com todos deitados, o facilitador iniciará pedindo a todos para fecharem os olhos e dizer: imagine que você assiste ao filme de sua vida. Muitas cenas lhe vêm a mente, destas cenas visualize os primeiros dias de ano de e no decorrer deste ano, o que fez de bom? Quais os momentos que te deram alegria? O que lhe trouxe tristeza? O que mais te marcou? Magoou alguém? Você foi magoado? Lentamente abra os olhos, relaxe sinta seu corpo, mexa-se. Continuação

41 Resgatando o eu interior
Metodologia: 2º Momento: Todos em seus lugares, distribuir as folhas da bandeiras e responda as seguintes perguntas: O que você considera que foi o maior sucesso em sua vida ate agora? O que você mais valoriza na vida?O que gostaria de melhorar em si mesmo?Se você morresse hoje, de que forma gostaria de ser lembrado?Qual é seu principal sonho ou aspiração?O que você mais gosta em sua família? Depois, distribuir a folha em branco e pedir para que desenhe uma imagem que lhes represente o estado interior em que se encontram. Continuação

42 Resgatando o eu interior
Metodologia: 3º Momento: Socialização: Conversar com o grupo e questionar o porquê escolheram determinada imagem para lhes representar. O que sentem ao olhar esta imagem? O que sentiram durante o retrospecto? O que mais gostou? O que perceberam o que poderia ter sido melhor durante os últimos dois anos? 4º Momento: Fechamento:Convidar a todos que fiquem em pé e de mãos dadas, e colocar a música Epitáfio dos Titãs, logo após o facilitador faz o fechamento com uma mensagem construtiva para o grupo. Continuação

43 Resgatando o eu interior
Metodologia: 5º Momento: Avaliação: Distribuir cartões com as seguintes perguntas: Como você se sentia no início da aula? Como você está agora, após a vivência? Posteriormente cada um poderá ler a resposta dada, assim os facilitadores saberão avaliar o que a vivência agregou à cada um. Voltar

44 Resgatando o eu interior
Considerações pessoais: Esta dinâmica foi muito importante,voltar no filme de minha vida foi ótimo, rever minhas felicidades e conquistas, sempre é agradável, e quando olho para traz vejo que já passei por muitos problemas, porém consegui supera-los, o que me permite continuar a história de minha vida com muita garra e persistência, pois sei que sou forte e venci muitas vezes e vou continuar vencendo sempre. Só depende de mim, para que eu possa melhorar as coisas que me desagradam e me tornar uma pessoa feliz e realizada em todos os sentidos. Afinal se há vida, há esperança. Voltar

45 Considerações Pessoais
Descoberta do outro Metodologia Descrição Considerações Pessoais Voltar

46 Descoberta do outro Descrição: Objetivos:
Aprofundar as relações entre os participantes de um grupo. Eliminar o preconceito ocasionado pelas “primeiras impressões”. Recursos materias: Papel, canetas, CD. Duração: 60 minutos Facilitadoras: Elaine Teodora, Jeane e Janaina. Voltar

47 Descoberta do outro Metodologia: 1º Momento: Música de fundo.
Aquecimento: ao som da música, fechar os olhos, relaxar o corpo; movimentar a cabeça; ombros; braços e pernas. 2º Momento: Observar as pessoas do grupo. Continuação

48 Descoberta do outro Metodologia: 3º Momento:
O facilitador deverá explicar de forma generalizada, o que será a dinâmica; e em seguida dividir o grupo em sub-grupos(3 pessoas). Durante alguns momentos os grupos menores responderão às perguntas abaixo entre si de modo a que cada membro do grupo possa perguntar, responder e verbalizar a sua opinião a respeito do outro. Como eu vejo você? Como eu penso que você me vê? Como realmente você me vê? Socialização: Qual foi o sentimento ao ouvir o que o outro pensa a seu respeito? Que postura você poderá adotar a partir desse exercício? Continuação

49 Descoberta do outro Metodologia:
Quais os aspectos positivos que você destacaria destes momentos vivenciados?A partir desta vivência, você passou a ver de outra forma o seu companheiro de grupo? Quem? Dê um abraço nessa pessoa agora. 4º Momento: Fechamento:Convidar os participantes a fazerem um círculo entregar uma folha de papel;orientar para que cada participante amasse o papel o máximo que puderem. Solicitar que “voltem” as suas folhas ao que eram antes, ou seja, “desamassem-nas”.Em som de uma música agitada. Continuação

50 Descoberta do outro Metodologia:
O facilitador diz: Ninguém, jamais consegue tomar banho num rio duas vezes... Isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível aprender-se algo diferente. Aqui a folha de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas de quando vocês entraram aqui, no início dessa vivência. Que saiam modificados por algum aprendizado Voltar

51 Descoberta do outro Considerações pessoais: Voltar
Com esta vivência pude refletir como as vezes sou despercebida, algumas colegas de sala convivem comigo grande parte do dia e eu ainda não sei nada sobre elas, é preciso dinâmicas como esta, para me proporcionar um momento de descoberta do outro. Ao dialogar com algumas colegas de sala, percebi que elas possuem uma visão sobre mim, que eu ainda desconheço, mais foi muito significativo ter estas informações. Muitas vezes eu tirei conclusões precipitadas sem ao menos conhece-las, acontecimentos que prejudica muito o meu relacionamento interpessoal e que pode ser resolvida com um bom diálogo. Acredito que o pré conceito é um erro muito grande, para quem quer se relacionar bem com as pessoas. Devemos conhecer e respeitar o outro, para sermos respeitados. Voltar

52 Fato significativo: Filme: “ Nenhum a menos.”
Sinopse: Gao é professor da Escola Primária Shuiquan e precisa sair de licença para cuidar da mãe doente. Um lugar distante e pobre, a única pessoa que aceita substituir o professor é uma menina de 13 anos Wei Minzhi. Ela não tem experiência alguma mas sua missão mais importante é manter todos os alunos na escola evitando assim a forte onda de evasão escolar. Mas um dos garotos é obrigado a partir para procurar trabalho na cidade. Wei não se conforma e para trazê-lo de volta inicia uma jornada emocionante à procura de seu aluno na cidade grande. Continuação

53 Fato significativo: Filme: “ Nenhum a menos.”
Consideraçõs pessoais: Este filme mostrou como a persistência é importante,mesmo que haja muitos obstáculos, quando se tem força de vontade quebra-se todas as barreiras que te impede de alcançar seu objetivo. Há um acontecimento muito marcante no filme onde a pequena professora inicia a alfabetização das crianças, explorando o próprio ser de cada uma, deixando-as expressar seus sentimentos, sem se prender as apostilas que antes eram obrigadas a copiar Tornando a aprendizagem significativa para os pequenos aprendizes.Como demanda o grande Educador Paulo Freire. Eu como pedagoga e principalmente humana me emocionei muito ao desfrutar destas cenas. Voltar

54 Música Marcante Como Uma Onda (Lulu Santos)
Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo passa, tudo sempre passará A vida vem em ondas como o mar Num indo e vindo infinito Tudo que se vê não é Igual ao que a gente viu há um segundo Tudo muda o tempo todo no mundo Não adianta fugir Nem mentir pra si mesmo Agora Há tanta vida lá fora, aqui dentro Sempre como uma onda no mar Como uma onda no mar Como uma onda no mar Voltar

55 Considerações finais:
Este período foi muito difícil, tivemos muitas tarefas a cumprir,mais a matéria de Estudos Independentes III foi muito especial,tivemos várias vivências que foram muito lucrativas.O diário de bordo nos fez refletir um pouco mais sobre todo o período, além de nos expirar a escrever todas as nossas considerações. Estou muito feliz este ano, pois percebi a importância do curso em minha vida, não só pelo lado profissional, mais no pessoal também. Esta metodologia usada para fazer o diário também me agradou muito, pois acredito que o uso da tecnologia é o nosso grande diferencial e devemos explora lá sempre. Continuação

56 Ola, receba flores, e obrigada pela visita !
Voltar


Carregar ppt "Fernanda Ribeiro Gonçalves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google