A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Balantidíase Infecção do intestino grosso que, em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, muito semelhante clinicamente à amebíase. Seu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Balantidíase Infecção do intestino grosso que, em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, muito semelhante clinicamente à amebíase. Seu."— Transcrição da apresentação:

1 Balantidíase Infecção do intestino grosso que, em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, muito semelhante clinicamente à amebíase. Seu agente etiológico é um protozoário ciliado, Balantidium coli.

2 Balantidíase Apresenta distribuição geográfica cosmopolita (encontrada em todo o mundo, sob variadas condições ecológicas) os casos humanos são observados raramente e se relacionam em geral com a presença de suínos infectados. MORFOLOGIA Forma cística Locomoção por flagelos Forma trofozoítica Locomoção por membranas

3 Balantidíase REPRODUÇÃO Assexuada
Divisão binária, ocorrendo a bipartição no sentido transversal do protozoário) Sexuada Conjugação: dois organismos se unem temporariamente pelo cistótoma, continuam a mover-se normalmente, para promover trocas genéticas. ) CICLO BIOLÓGICO Monoxênico: Só possui hospedeiro definitivo. HABITAT Intestino grosso (Região cecal e no sigmóide)

4

5 Balantidíase TRANSMISSÃO Via Oral
Ao ingerir com água ou alimentos as formas císticas (e mesmo de trofozoítas) do protozoário Manipulação com suínos (mãos) O porco é considerado o depositário natural do parasito, razão pela qual muitos casos são observados em pessoas que lidam com este animal. Alimentos (sólidos e líquidos) Através da água

6 BALANTIDÍASE PATOGENIA Comparável à da enterocolite amebiana.
Na espécie humana, quando há alguma lesão na mucosa do colo e do ceco, há possibilidade de invasão secundária da mesma pelo B. coli. Como é capaz de produzir hialuronidase, pode aumentar a lesão inicial, provocando necroses localizadas e úlceras mais profundas..

7 BALANTIDÍASE SINTOMATOLOGIA
Assintomático, disentérico ou do tipo crônico, com surtos de diarréia. Essas lesões e a sintomatologia são muito semelhantes às que ocorrem na amebíase. Diarréia, meteorismo (produção de gases), dor abdominal, anorexia, fraqueza e febre. Nas formas mais graves, além de evacuações mucossanguinolentas pode haver hemorragias intestinais, desidratação, febre e um desfecho fatal ao fim de alguns dias.

8 BALANTIDÍASE DIAGNÓSTICO CLÍNICO
Difícil de ser feito, em vista da semelhança da sintomatologia com a colite amebiana. Deve ser confirmado com o diagnostico laboratorial, visto que a sintomatologia é semelhante com a colite amebiana. LABORATORIAL Métodos de rotina para a pesquisa de cistos e trofozoítos (fezes diarréicas). Exame de fezes pelos métodos usuais, para evidenciação de cistos (raros em homens e, quando vistos, são encontrados em fezes formadas) ou de trofozoítos (encontrados em fezes diarréicas).

9 BALANTIDÍASE TRATAMENTO
Adoção de dieta láctea, por alguns dias, é sufciente para eliminar o parasito do organismo humano (isto por que esses protozoários alimentam-se do amido) Tetraciclinas (40 a 50 mg/Kg de peso/dia, durante 10 dias) Metronidazol Nimorazol

10 BALANTIDÍASE PROFILAXIA
Higiene individual dos vários profissionais que lidam com suínos. Engenharia sanitária (impedir que excrementos de suínos alcancem os abastecimentos de água de uso humano) Criação de suínos em boas condições sanitárias, impedindo que suas fezes sejam disseminadas; se possível, devem ser amontoadas, para que a fermentação produzida mate os cistos aí presentes.


Carregar ppt "Balantidíase Infecção do intestino grosso que, em suas formas mais típicas, produz diarréia ou disenteria, muito semelhante clinicamente à amebíase. Seu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google