A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protozoário flagelado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protozoário flagelado"— Transcrição da apresentação:

1 Protozoário flagelado
Doença de Chagas Protozoário flagelado

2 Carlos Chagas, médico sanitarista, foi quem identificou pela primeira vez o protozoário causador da doença que afetava as populações pobres e os trabalhadores que construíam a estrada de ferro Central do Brasil.

3 O Vetor O protozoário Trypanosoma cruzi, é encontrado no sangue de animais silvestres como tatu, gambá e algumas espécies de macacos. O barbeiro, inseto hematófago, também conhecido como “chupança”ou “chupão”, se contamina quando pica os animais silvestres que hospedam o protozoário. Em contato com a população, o barbeiro infectado, transmite a doença ao homem.

4 A contaminação Enquanto o barbeiro suga o sangue do homem, defeca. Em suas fezes estão os Trypanosomas. O hospedeiro coça e os protozoários chegam ao sangue. O local da picada incha e fica dolorido.

5 O Ciclo

6 A doença O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada e o diagnóstico é feito através de um exame de sangue. Em caso de contaminação a medicação é dada sob acompanhamento médico nos hospitais devido aos efeitos colaterais que provoca, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês. O efeito do medicamento costuma ser satisfatório na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue. Na fase crônica, não compensa utilizá-lo mais e o tratamento é direcionado às manifestações da doença a fim de controlar os sintomas e evitar as complicações.

7 As consequências Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago. Nas fases crônicas da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como aumento do coração, aumento do cólon que pode provocar retenção das fezes e megaesôfago, cujo principal sintoma é a regurgitação dos alimentos ingeridos. Essas lesões são definitivas, irreversíveis.

8 Combate Apesar de muitas pesquisas e de grandes progressos alcançados no estudo da doença de Chagas, o seu tratamento apresenta, ainda hoje, muitos problemas. Alguns medicamentos já existem, capazes de matar e destruir o Trypanosoma cruzi no período inicial da doença. Não existe vacina contra a doença de Chagas, e a melhor maneira de enfrentá-la ainda se dá por meio da prevenção e do controle, combatendo os vetores, mediante o emprego de inseticidas, melhoria das habitações para evitar a proliferação dos barbeiros, eliminação dos animais domésticos infectados e controle e descarte do sangue contaminado pelo parasita e seus derivados.

9 Curiosidades A transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, são outras formas de se contrair a doença. Recentemente descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos de pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto. Acredita-se que houve, nesses casos, invasão ativa do parasita, via aparelho digestivo. O Trypanosoma cruzi, protozoário que causa a doença de Chagas, pode ser a chave para a criação de uma vacina contra o câncer Eles colocaram no protozoário um gene que gera uma memória no sistema imunológico, que passa a destruir tumores rapidamente. Uma série de projetos de pesquisa tem conseguido avanços importantes na vacinação contra a doença de Chagas, culminando com a cura inédita de camundongos altamente suscetíveis por meio de uma tecnologia de vacina de DNA. No entanto, ainda não há perspectiva para a realização de testes clínicos.

10


Carregar ppt "Protozoário flagelado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google