A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
16 de abril de 2012 Ligue o som – Clique para avançar os slides A DEMOCRACIA SOB A ÓTICA DA MAÇONARIA (Juarez de Oliveira Castro - Mestre Maçom Instalado)

2 Além das espécies mostradas, chamou-me atenção a DEMOCRACIA.
INTRODUÇÃO. Após ler alguns manuais de Maçonaria, fiquei impressionado em saber que a Maçonaria trata de assuntos políticos, especificamente em espécies de governo. Além das espécies mostradas, chamou-me atenção a DEMOCRACIA. Aí aprendi o que é democracia: o povo no poder.

3 A partir daí começamos a perceber as diversas falhas no sistema.
Sua caracterização é “o direito do povo, de escolher seus dirigentes e de controlar seus atos”. A partir daí começamos a perceber as diversas falhas no sistema.

4 De fato, no nosso País, o povo escolhe os seus dirigentes, porém de uma maneira errônea, ou seja, obrigada, sem a liberdade de votar, talvez isto levado pela crise em que vivemos com a falta de homens sérios, competentes e humildes.

5 O que temos atualmente são homens que se aproveitam dos seus cargos representativos, que pertencem ao povo, para se locupletarem e tornarem-se poderosos formando grandes fortunas.

6 Notamos que falta muito para termos uma verdadeira Democracia, aquela em que haja respeito aos direitos fundamentais da pessoa “como liberdade de pensamento, liberdade de expressão, de imprensa e dos meios de comunicação, liberdade de associação, de locomoção, etc.”, embora nossa Carta Maior nos brinde com esses mecanismos, mas somente no papel.

7 É verdade também que existem forças ocultas de interesses opostos, criando obstáculos para execução desses mecanismos. Talvez não seja do interesse dos que foram eleitos pelo povo, que este povo tenha a vivência de uma verdadeira democracia.

8 A bem da verdade a Maçonaria propaga que a Democracia para ser exercida “não é simples, nem fácil” e que “é um processo lento de amadurecimento”. O nosso País, seguramente, necessita deste amadurecimento, ou talvez, quem sabe, o povo necessite de toda esta crise, porque “o povo se educa e aumenta sua capacidade crítica, inclusive através de decepções e esperanças frustradas”.

9 Oxalá, após todas essas decepções e frustrações, possam futuramente exercer a Democracia, aquela em que gire somente para o bem do povo.

10 A DEMOCRACRIA MAÇÔNICA.
Há em um dos graus da Maçonaria, como diz Rizzardo Da Camino, que “gira em torno da organização de um governo procedendo à eleição de doze chefes, que representarão o Rei Salomão, à frente de cada uma das Tribos”. A escolha é feita na base da justiça porque “todo direito tem por base a justiça e seria injusto concedê-la aos incapazes”.

11 A Maçonaria indica um tipo de governo democrático em que são escolhidos homens capazes, que irão exercer o seu papel como verdadeiros homens escolhidos, em razão de serem merecedores de tal cargo, porque demonstraram através de suas virtudes, satisfazendo a vontade daqueles que os elegeu.

12 Vão exercer exatamente a vontade do povo.
É grande a responsabilidade do eleito, até porque tem que respeitar o poder hierárquico, bem como representar o povo nas decisões para o bem desse povo. É notório que o nosso povo ainda não está maduro para exercer o voto, expressando a sua vontade através do voto.

13 E qual seria essa Democracia?
Tem um poder enorme na mão, contudo não sabe usá-lo para o seu próprio bem e da coletividade. A Maçonaria, como sempre, indica o melhor caminho para exercer a verdadeira Democracia. E qual seria essa Democracia? Seria “a participação efetiva do povo no exercício do poder político e no poder social econômico”.

14 Cabe aqui uma pergunta: o Brasil é um País democrático?
Aí está a verdadeira Democracia, tendo sempre como base “direito do povo, de escolher seus dirigentes e de controlar seus atos”. Cabe aqui uma pergunta: o Brasil é um País democrático? Responderia que ainda não. Na verdade o Brasil está caminhando, em passos lentos, para chegar à Democracia.

15 No dia em que este País conseguir formar homens competentes, probos, honestos em que coloquem em primeiro plano a vontade do povo, aí passaremos a ter uma Democracia nos moldes em que prega a Maçonaria.

16 Surgiu-me uma idéia de que se colocarmos o maior número possível de verdadeiros maçons nos cargos chaves da administração do País, em tese, creio, teremos o começo de uma Democracia sob a ótica da Maçonaria

17 CONCLUSÃO. A Maçonaria, como sempre, visando a construção do homem social indica como deve ser uma Democracia. Mostra e explica os tipos de Democracia perfeitamente exeqüível no mundo moderno. Apresentamos nesta peça, que a Democracia não é fácil de ser praticada e que o seu processo é lento.

18 Que ela é um poder do povo, que elege seus representantes e que os mesmos devem ser homens competentes, justos, honestos e que ponham os interesses do povo acima de suas aspirações pessoais.

19 Sendo a Maçonaria uma escola social, que aprimora o homem na condução do bem social, nada mais correto do que colocar homens competentes nos destinos do País, de preferência maçons, uma vez que teríamos a certeza de que esses homens trilhariam o caminho traçado pela Maçonaria, exercendo o poder, dado pelo povo, para o bem desse povo. Assim o fazendo, estariam, tão somente, exercendo a Democracia sob a ótica maçônica.

20 Parece-me que seja necessário trabalhar muito para educar o povo no sentido de fazê-lo escolher bem os seus dirigentes, para que a escolha recaia naqueles “que sejam inteligentes, trabalhadores e humildes, porque estes saberão bem representar e defender o povo, conhecendo suas necessidades, não se afastando dos ensinamentos modernos, proporcionados pela técnica, pela ciência, pela honradez, procurando possuir cultura completa sobre todos os assuntos que representa e defende”.

21 Juarez de Oliveira Castro. Mestre Maçom Instalado
Finalmente chegamos a conclusão de que, rapidamente, teremos que agir em dois pontos importantes: a) educar o povo no sentido de saber escolher bem os seus representantes; e, b) preparar homens capazes, dignos, honestos e merecedores para que sejam escolhidos e representem bem o povo. Juarez de Oliveira Castro. Mestre Maçom Instalado

22 GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
FORMATAÇÃO: Jura em Prosa e Verso TEXTO: Irmão JUAREZ OLIVEIRA DE CASTRO FOTO: Flor negra –O crédito está na Foto MÚSICA: Bach - Allegro


Carregar ppt "GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google