A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o Estado? Capítulo 16.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o Estado? Capítulo 16."— Transcrição da apresentação:

1 O que é o Estado? Capítulo 16

2 Todas as formas de poder expressam de diferentes modos a relação de desigualdade e subordinação que há entre os homens. Essas desigualdades geram conflitos, que necessitam de controle. Ao longo da história, os homens foram se organizando socialmente e definindo regras e limites para controlar esses conflitos. Surge assim o Estado. Estado corresponde ao conjunto de instituições por meio das quais se organiza política e administrativamente uma sociedade.

3 O Estado é composto de três elementos fundamentais:
Um governo, um território e um povo. Existem diferentes concepções de Estado e diferentes conceitos a respeito de como surgiu o poder político e de que forma esse poder se legitimou. Aristóteles defendeu o Estado como uma decorrência natural da sociabilidade humana. Os sofistas entendiam que o Estado seria fruto de uma convenção, não sendo portanto, natural.

4 Na Idade Média, a Igreja defendia a ideia de que o poder político não é nem natural nem convencional, mas decorre da vontade de Deus (poder divino dos reis). Entre os pensadores modernos, o Estado seria o resultado de um pacto social, uma troca de liberdade natural pela proteção civil. Para Karl Marx, o Estado nada mais seria que a expressão institucionalizada do poder de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. Existem diferentes formas de governo, diferentes regimes de governo e diferentes regimes políticos.

5 Formas de governo REPÚBLICA MONARQUIA
A FORMA DE GOVERNO SE REFERE À PARTICIPAÇÃO DO POVO NA ESCOLHA DE SEUS GOVERNANTES E À CARACTERÍSTICA DE SEUS MANDATOS. QUANDO O POVO ELEGE OS MEMBROS DO GOVERNO E A ELES CONCEDE MANDATOS TEMPORÁRIOS, TEMOS UMA REPÚBLICA. QUANDO O GOVERNANTE NÃO É ELEITO PELO POVO, NEM TEM MANDATO TEMPORÁRIO, MAS O GOVERNO É EXERCIDO POR ALGUÉM QUE OCUPA O CARGO DE FORMA VITALÍCIA E HEREDITÁRIA, TEMOS UMA MONARQUIA.

6 REGIMES DE GOVERNO Modo como se dá a relação entre os poderes que compõem o corpo político do Estado, isto é, entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, podendo ser: parlamentarismo ou presidencialismo.

7 PARLAMENTARISMO PRESIDENCIALISMO
A FUNÇÃO DO CHEFE DE ESTADO É EXERCIDA PELO PRESIDENTE OU PELO MONARCA (REI, PRÍNCIPE, IMPERADOR, ETC) E A DE CHEFE DE GOVERNO É EXERCIDA PELO PRIMEIRO MINISTRO. O PRESIDENTE É AO MESMO TEMPO CHEFE DE ESTADO E CHEFE DE GOVERNO.

8 REGIMES POLÍTICOS Refere-se à forma como o povo participa e interfere nas escolhas e nas decisões do governo, podendo ser uma democracia, quando o povo participa efetivamente dessas escolhas e decisões e uma ditadura, quando não há a participação popular.

9 DEMOCRACIA DITADURA É O REGIME POLÍTICO ATRAVÉS DO QUAL SE GARANTEM AS LIBERDADES INDIVIDUAIS E DE ASSOCIAÇÃO E ONDE O PODER É EXERCIDO EM NOME DO POVO, QUE ELEGE SEUS REPRESENTANTES ATRAVÉS DE ELEIÇÕES LIVRES. NOS REGIMES DEMOCRÁTICOS, OS TRÊS PODERES SÃO INDEPENDENTES E TÊM A MESMA FORÇA. QUANDO O POVO DIRETAMENTE PARTICIPA DAS DECISÕES, DIZEMOS QUE A DEMOCRACIA É DIRETA E QUANDO O POVO ELEGE REPRESENTANTES JUNTO AO GOVERNO, DIZEMOS QUE A DEMOCRACIA É INDIRETA. É O REGIME POLÍTICO NO QUAL O PODER FICA CONCENTRADO NAS MÃOS DE UM GOVERNANTE DE FORMA ABSOLUTA, SUPRIMINDO-SE, ASSIM, AS LIBERDADES INDIVIDUAIS E DE ASSOCIAÇÃO: O POVO É IMPEDIDO DE ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES E OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO FICAM SUBORDINADOS AO PODER EXECUTIVO.

10 No caso do Brasil, podemos dizer que temos uma república presidencialista, cujo regime político se define por uma democracia representativa, ou seja, indireta.


Carregar ppt "O que é o Estado? Capítulo 16."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google