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5.1 © 2003 by Prentice Hall 5 5 QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL Capítulo.

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1 5.1 © 2003 by Prentice Hall 5 5 QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL Capítulo

2 5.2 © 2003 by Prentice Hall Quais são as questões éticas, sociais e políticas relacionadas com os sistemas de informação?Quais são as questões éticas, sociais e políticas relacionadas com os sistemas de informação? Existem princípios específicos de conduta que podem ser usados para orientar decisões sobre problemas éticos?Existem princípios específicos de conduta que podem ser usados para orientar decisões sobre problemas éticos? Por que a atual tecnologia de sistemas de informação propõe desafios à proteção da privacidade individual e da propriedade intelectual?Por que a atual tecnologia de sistemas de informação propõe desafios à proteção da privacidade individual e da propriedade intelectual? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital

3 5.3 © 2003 by Prentice Hall Como os sistemas de informação afetam o dia-a-dia das pessoas?Como os sistemas de informação afetam o dia-a-dia das pessoas? Como as organizações podem desenvolver políticas corporativas para a conduta ética?Como as organizações podem desenvolver políticas corporativas para a conduta ética? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital

4 5.4 © 2003 by Prentice Hall Entender os riscos morais da nova tecnologiaEntender os riscos morais da nova tecnologia Estabelecer políticas éticas corporativas que incluam as questões dos sistemas de informaçãoEstabelecer políticas éticas corporativas que incluam as questões dos sistemas de informação DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital

5 5.5 © 2003 by Prentice Hall Princípios quanto ao certo e o erradoPrincípios quanto ao certo e o errado Pode ser usada por indivíduos que, como agentes livres, fazem escolhas que orientam seu comportamentoPode ser usada por indivíduos que, como agentes livres, fazem escolhas que orientam seu comportamento ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Ética Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital

6 5.6 © 2003 by Prentice Hall Ilustra as dinâmicas que ligam as questões éticas, sociais e políticasIlustra as dinâmicas que ligam as questões éticas, sociais e políticas Identifica as dimensões morais da sociedade da informação ao longo de diferentes níveis de ação: individual, social e políticoIdentifica as dimensões morais da sociedade da informação ao longo de diferentes níveis de ação: individual, social e político Um modelo de raciocínio para questões éticas, sociais e políticas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS

7 5.7 © 2003 by Prentice Hall Direitos e deveres sobre a informaçãoDireitos e deveres sobre a informação Direitos sobre a propriedadeDireitos sobre a propriedade Prestação de contras e controlePrestação de contras e controle Qualidade do sistemaQualidade do sistema Qualidade de vidaQualidade de vida Dimensões morais da era da informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS

8 5.8 © 2003 by Prentice Hall As relações entre questões éticas, sociais e políticas na sociedade da informação Figura 5-1 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS

9 5.9 © 2003 by Prentice Hall O poder computacional dobra a cada 18 meses: Dependência de sistemas computadorizadosO poder computacional dobra a cada 18 meses: Dependência de sistemas computadorizados Custos de armazenagem de dados em rápido declínio: Facilidade de manutenção de bancos de dados sobre indivíduosCustos de armazenagem de dados em rápido declínio: Facilidade de manutenção de bancos de dados sobre indivíduos Principais tendências tecnológicas que suscitam questões éticas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS

10 5.10 © 2003 by Prentice Hall A análise de dados está progredindo: Análise de grandes quantidades de dadosA análise de dados está progredindo: Análise de grandes quantidades de dados Avanço das redes e a Internet: Acesso remoto de dados pessoaisAvanço das redes e a Internet: Acesso remoto de dados pessoais Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ENTENDENDO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS Principais tendências tecnológicas que suscitam questões éticas

11 5.11 © 2003 by Prentice Hall Responsabilidade: Aceitação dos custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisõesResponsabilidade: Aceitação dos custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisões Prestação de contas: Levantamento da responsabilidade por decisões e açõesPrestação de contas: Levantamento da responsabilidade por decisões e ações Responsabilidade, prestação de contas e obrigação de indenizar ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital

12 5.12 © 2003 by Prentice Hall Obrigação de indenizar: Permite aos indivíduos recuperar danosObrigação de indenizar: Permite aos indivíduos recuperar danos Devido processo: Leis são conhecidas e entendidas, e é possível apelar a autoridades superioresDevido processo: Leis são conhecidas e entendidas, e é possível apelar a autoridades superiores Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Responsabilidade, prestação de contas e obrigação de indenizar

13 5.13 © 2003 by Prentice Hall Regra de ouro: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a vocêRegra de ouro: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você Imperativo categórico de Immanuel Kant: Se uma ação não é correta para todos, não é correta para ninguémImperativo categórico de Immanuel Kant: Se uma ação não é correta para todos, não é correta para ninguém Princípios éticos eletivos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

14 5.14 © 2003 by Prentice Hall Regra da mudança de Descartes: Se uma ação não pode ser realizada repetidamente, então não deve ser realizada nuncaRegra da mudança de Descartes: Se uma ação não pode ser realizada repetidamente, então não deve ser realizada nunca Princípio utilitário: Classifique os valores por ordem de prioridade e entenda as conseqüências de vários cursos de açãoPrincípio utilitário: Classifique os valores por ordem de prioridade e entenda as conseqüências de vários cursos de ação Princípios éticos eletivos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

15 5.15 © 2003 by Prentice Hall Princípio de aversão ao risco: Realize a ação que causar o menor dano ou que tenha o menor custo potencialPrincípio de aversão ao risco: Realize a ação que causar o menor dano ou que tenha o menor custo potencial Regra ética do nada é de graça: Todos os objetos, tangíveis ou intangíveis, pertencem a seu criador, que deseja uma compensação por seu trabalhoRegra ética do nada é de graça: Todos os objetos, tangíveis ou intangíveis, pertencem a seu criador, que deseja uma compensação por seu trabalho Princípios éticos eletivos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

16 5.16 © 2003 by Prentice Hall Promessas de auto-regulamentação feitas por profissionais, visando o interesse geral da sociedadePromessas de auto-regulamentação feitas por profissionais, visando o interesse geral da sociedade Promulgados por associações como a American Medical Association (AMA)Promulgados por associações como a American Medical Association (AMA) Códigos de conduta profissional Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

17 5.17 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de informação sendo usados por empresas para: Minimizar falhas na produtividadeMinimizar falhas na produtividade Evitar desperdícios de recursos em atividades não-relacionadas ao negócioEvitar desperdícios de recursos em atividades não-relacionadas ao negócio Alguns dilemas éticos do mundo real Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital ÉTICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

18 5.18 © 2003 by Prentice Hall Direitos sobre a informação: privacidade e liberdade na era da Internet Privacidade: Direito dos indivíduos de não serem incomodados, de ficarem livres de vigilância ou da intereferência de outros indívíduos, de organizações ou do EstadoPrivacidade: Direito dos indivíduos de não serem incomodados, de ficarem livres de vigilância ou da intereferência de outros indívíduos, de organizações ou do Estado Práticas para a informaça justa: Conjunto de princípios que administra a coleta e o uso da informação sobre indivíduos, com base em leis norte- americanas e européiasPráticas para a informaça justa: Conjunto de princípios que administra a coleta e o uso da informação sobre indivíduos, com base em leis norte- americanas e européias AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital

19 5.19 © 2003 by Prentice Hall Diretriz européia sobre proteção de dados Consentimento informado Consentimento dado mediante o conhecimento de todos os fatos necessários para tomar uma decisão racionalConsentimento dado mediante o conhecimento de todos os fatos necessários para tomar uma decisão racional Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

20 5.20 © 2003 by Prentice Hall Cookies Pequenos arquivos depositados em um disco rígidoPequenos arquivos depositados em um disco rígido Usados para identificar o visitante e monitorar suas visitas ao site WebUsados para identificar o visitante e monitorar suas visitas ao site Web Desafios da Internet à privacidade Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

21 5.21 © 2003 by Prentice Hall Bugs Web Minúsculos arquivos gráficos incorporados a mensagens de e páginas WebMinúsculos arquivos gráficos incorporados a mensagens de e páginas Web Projetados para monitorar on-line o comportamento do usuário da InternetProjetados para monitorar on-line o comportamento do usuário da Internet Desafios da Internet à privacidade Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

22 5.22 © 2003 by Prentice Hall Modelo de opção de retirada Consentimento informado de que sejam coletadas informações pessoaisConsentimento informado de que sejam coletadas informações pessoais O consumidor solicita especificamente que os dados não sejam coletadosO consumidor solicita especificamente que os dados não sejam coletados Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios da Internet à privacidade

23 5.23 © 2003 by Prentice Hall Modelo de opção de adesão Consentimento informado que proíbe uma organização de coletar qualquer informação pessoalConsentimento informado que proíbe uma organização de coletar qualquer informação pessoal O indivíduo tem de aprovar a coleta e o uso da informaçãoO indivíduo tem de aprovar a coleta e o uso da informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desafios da Internet à privacidade

24 5.24 © 2003 by Prentice Hall P3P Projeto Plataforma para Preferências de PrivacidadeProjeto Plataforma para Preferências de Privacidade Padrão do setor que dá aos usuários maior controle sobre a informação pessoalPadrão do setor que dá aos usuários maior controle sobre a informação pessoal Soluções técnicas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

25 5.25 © 2003 by Prentice Hall Soluções técnicas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

26 5.26 © 2003 by Prentice Hall Sob que condições podemos invadir a privacidade dos outros?Sob que condições podemos invadir a privacidade dos outros? O que legitimiza a invasão na vida das pessoas por meio de vigilância disfarçada, de pesquisa de mercado ou de qualquer outra maneira?O que legitimiza a invasão na vida das pessoas por meio de vigilância disfarçada, de pesquisa de mercado ou de qualquer outra maneira? Questões éticas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

27 5.27 © 2003 by Prentice Hall Temos de informar as pessoas de que as estamos espiando?Temos de informar as pessoas de que as estamos espiando? Temos de informar às pessoas de que estamos usando informações de seu histórico de crédito com a finalidade de selecionar candidatos a emprego?Temos de informar às pessoas de que estamos usando informações de seu histórico de crédito com a finalidade de selecionar candidatos a emprego? Questões éticas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

28 5.28 © 2003 by Prentice Hall Estão ligadas ao desenvolvimento de expectativas de privacidade ou de normas de privacidade, assim como atitudes públicasEstão ligadas ao desenvolvimento de expectativas de privacidade ou de normas de privacidade, assim como atitudes públicas Questões sociais Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

29 5.29 © 2003 by Prentice Hall Concernem o desenvolvimento de estatutosConcernem o desenvolvimento de estatutos Governam as relações entre os que armazenam os registros e os indivíduosGovernam as relações entre os que armazenam os registros e os indivíduos Questões políticas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

30 5.30 © 2003 by Prentice Hall Propriedade intelectual: Criações intangíveis protegidos por leiPropriedade intelectual: Criações intangíveis protegidos por lei Segredos comerciais: Obra intelectual ou produto que pertence à empresa, não ao domínio públicoSegredos comerciais: Obra intelectual ou produto que pertence à empresa, não ao domínio público Direitos de propriedade: propriedade intelectual Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

31 5.31 © 2003 by Prentice Hall Direito autoral: Cocessão regida por lei que protege a propriedade intelectual de ser copiada por certo número de anosDireito autoral: Cocessão regida por lei que protege a propriedade intelectual de ser copiada por certo número de anos Patentes: Documento legal que garante ao proprietário o monopólio exclusivo sobre as idéias por trás de uma invençãoPatentes: Documento legal que garante ao proprietário o monopólio exclusivo sobre as idéias por trás de uma invenção Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direitos de propriedade: propriedade intelectual

32 5.32 © 2003 by Prentice Hall Questões éticas: Produção da propriedade intelectualQuestões éticas: Produção da propriedade intelectual Questões sociais: Divisões de leis de propriedade intelectual atuaisQuestões sociais: Divisões de leis de propriedade intelectual atuais Questões políticas: Criação de novas medidas de proteção da propriedadeQuestões políticas: Criação de novas medidas de proteção da propriedade Desafios aos direitos de propriedade intelectual Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

33 5.33 © 2003 by Prentice Hall Questões éticas: Quem é moramente responsável pelas conseqüências do uso?Questões éticas: Quem é moramente responsável pelas conseqüências do uso? Questões sociais: O que a sociedade deveria esperar e permitir?Questões sociais: O que a sociedade deveria esperar e permitir? Questões políticas: Em que medida o governo deveria intervir, proteger?Questões políticas: Em que medida o governo deveria intervir, proteger? Responsabilidade, prestação de contas e obrigação de indenizar Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

34 5.34 © 2003 by Prentice Hall Qualidade do sistema: qualidade de dados e erros de sistema Questões éticas: Em que ponto lançar os softwares/serviços para o consumo?Questões éticas: Em que ponto lançar os softwares/serviços para o consumo? Questões sociais: As pessoas deveriam ser encorajadas a acreditar que os sistemas são infalíveis?Questões sociais: As pessoas deveriam ser encorajadas a acreditar que os sistemas são infalíveis? Questões políticas: Leis de responsabilidade e prestação de contasQuestões políticas: Leis de responsabilidade e prestação de contas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

35 5.35 © 2003 by Prentice Hall O equilíbrio do poder entre o centro e a periferia: Principais decisões políticas são centralizadas, como no passadoO equilíbrio do poder entre o centro e a periferia: Principais decisões políticas são centralizadas, como no passado Velocidade da mudança – redução do tempo de resposta à concorrência: Redução dos dispositivos normais de absorção dos choques sociaisVelocidade da mudança – redução do tempo de resposta à concorrência: Redução dos dispositivos normais de absorção dos choques sociais Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

36 5.36 © 2003 by Prentice Hall Manutenção das fronteiras – família, trabalho e lazer: O ambiente Faça qualquer coisa em qualquer lugar torna imprecisa a fronteira entre o trabalho e o tempo dedicado à famíliaManutenção das fronteiras – família, trabalho e lazer: O ambiente Faça qualquer coisa em qualquer lugar torna imprecisa a fronteira entre o trabalho e o tempo dedicado à família Dependência e vulnerabilidade: Não existem forças regulatórias ou que estabeleçam padrõesDependência e vulnerabilidade: Não existem forças regulatórias ou que estabeleçam padrões Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

37 5.37 © 2003 by Prentice Hall Crime por computador: Atos ilegais cometidos com o uso de um computador ou contra um sistema de computadoresCrime por computador: Atos ilegais cometidos com o uso de um computador ou contra um sistema de computadores Abusos digitais: Atos envolvendo computador que podem não ser ilegais mas são considerados antiéticosAbusos digitais: Atos envolvendo computador que podem não ser ilegais mas são considerados antiéticos Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

38 5.38 © 2003 by Prentice Hall Perda do emprego pela exclusão tecnológica e pela reengenharia: Causou a perda do emprego por milhões de gerentes de nível médio e trabalhadores burocráticosPerda do emprego pela exclusão tecnológica e pela reengenharia: Causou a perda do emprego por milhões de gerentes de nível médio e trabalhadores burocráticos Igualdade de oportunidades e acesso – ampliação das brechas sociais e de classe: Sociedade das pessoas que estão capacitadas a trabalhar com computadores versus a daquelas que não estãoIgualdade de oportunidades e acesso – ampliação das brechas sociais e de classe: Sociedade das pessoas que estão capacitadas a trabalhar com computadores versus a daquelas que não estão Qualidade de vida: igualdade, acesso e fronteiras Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

39 5.39 © 2003 by Prentice Hall Lesão por esforço repetitivo (LER) Doença ocupacionalDoença ocupacional Grupos musculares são forçados por ações repetitivas com cargas de alto impacto ou por milhares de repetições com cargas de baixo impactoGrupos musculares são forçados por ações repetitivas com cargas de alto impacto ou por milhares de repetições com cargas de baixo impacto Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

40 5.40 © 2003 by Prentice Hall Síndrome do túnel carpal (STC) Tipo de LERTipo de LER Pressão sobre o nervo mediano através da estrutura óssea do pulso chamada de túnel carpal produz dorPressão sobre o nervo mediano através da estrutura óssea do pulso chamada de túnel carpal produz dor Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

41 5.41 © 2003 by Prentice Hall Síndrome da tela do computador Doença de estresse ocularDoença de estresse ocular Relacionado ao uso da tela do computadorRelacionado ao uso da tela do computador Entre os sintomas estão dores de cabeça, visão borrada e olhos secos e irritadosEntre os sintomas estão dores de cabeça, visão borrada e olhos secos e irritados Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

42 5.42 © 2003 by Prentice Hall Tecnoestresse Estresse induzido pelo uso do computadorEstresse induzido pelo uso do computador Alguns dos sintomas são a exasperação, a hostilidade em relação às pessoas, a impaciência e a fadigaAlguns dos sintomas são a exasperação, a hostilidade em relação às pessoas, a impaciência e a fadiga Riscos para a saúde: LER, STC e tecnoestresse Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

43 5.43 © 2003 by Prentice Hall Direitos e obrigações da informaçãoDireitos e obrigações da informação Dieitos e obrigações da propriedadeDieitos e obrigações da propriedade Prestação de contas e controlePrestação de contas e controle Qualidade de sistemasQualidade de sistemas Qualidade de vidaQualidade de vida Ações da administração: um código de ética corporativo Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 5 Questões Éticas e Sociais na Empresa Digital AS DIMENSÕES MORAIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

44 5.44 © 2003 by Prentice Hall 5 5 QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS NA EMPRESA DIGITAL Capítulo


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