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1 " O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio.

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1 1 " O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons“. Martin Luther King O CONSELHO CENTRAL DOS ESTUDANTES DE EAD NO CONSÓRCIO CEDERJ

2 2 Exposição de Motivos Organização dos alunos das Universidades Públicas no CEDERJ Direitos a toda a vivência dos espaços da Universidade - Inclusão Participação política: participação nos processos decisórios da ordem universitária Busca da Excelência Consciência dos debates internos da Universidade

3 3 O CONCENTRE – BASES LEGAIS Legislação pertinente ao movimento estudantil O contrato de convênio chamado CEDERJ O Regimento Interno do CEDERJ As universidades e seus regimentos internos O Novo Código Cívil

4 4 PRINCÍPIOS GERAIS Integração alunos a universidades através das Entidades de Bases legais Cumprir a formalidades legais e legítimas Movimento Suprapartidário Virtualidade Mobilização Digital Participação integral no processo deliberativo pelos Diretórios Acadêmicos de Pólo

5 5 Modelo Organizacional Conselho Fiscal ASSEMBLÉIA GERAL Câmara TécnicaConselho Político Consultivo CONCENTRE Diretoria Executiva DAP VR CONSELHO DE DAPs e Representantes de Pólo EGRESSOS, UNE, ABE-EAD e DCEs ORGANOGRAMA DO CONCENTRE DAP 2DAP “n” RD Pólo “1” RD Pólo “n” REPRESENTANTES NOS DAs, CAs E DCEs REPRESENTANTES NO CEA CEDERJ

6 Orgão deliberativo do CONCENTRE que é o colegiado de DAPs e Representates dos P ó los que não possu í rem DAPs constitu í dos e é da competência deste: a) Aprova ç ão de despesas do CONCENTRE; b) Assuntos inclu í dos na pauta sugeridos por qualquer DAP ou pela Diretoria do CONCENTRE; c) Convocar a Assembl é ia Geral Ordin á ria ou Extraordin á ria d) Aprovar o Regimento Interno do Conselho de DAPs e do CONCENTRE; f) Eleger o Conselho Fiscal do CONCENTRE CONSELHO DE DAPS E DE REPRESENTANTES DE PÓLO

7 A Dire ç ão Executiva, ó rgão executivo, administrador e coordenador das atividades do CONCENTRE, é constitu í da de dez ó rgãos permanentes, a saber: Presidente – Ana Paula Franco Viana – P ó lo Niteroi - Matricula Vice-Presidente – Paulo Bittencourt Secretaria – Ú rsula Tesouraria – Max Administrativo – Cristiane Comunica ç ão - Jehnny Social e de Cultura – Acadêmico – Bruno Tecnologia – Marcelo Rela ç ões Institucionais - Juliano DIRETORIA EXECUTIVA

8 O Conselho Político é um colegiado composto por eminentes da sociedade que tenham grande destaque e prestigio por terem dado contribuições relevantes a desenvolvimento da educação à distância como em quaisquer áreas do saber e das atividades humanas. Seus integrantes são egressos do CEDERJ ou convidados. O CPC tem como objetivos: a) assessorar a Direção Executiva quanto ao papel de formação de opinião; b) oferecer parecer quanto aos convênios com entes públicos e privados visando garantir melhores tomadas de decisão ao CONCENTRE; c) divulgar a importância da EAD como instrumento de inclusão social e de desenvolvimento regional a diversos segmentos da sociedade brasileira através de eventos sociais, beneficentes e correlatos; d) incentivar a prática do mecenato para investimento aos estudantes de EAD que demonstrarem indicadores de altas habilidades/superdotação ou talento; CONSELHO POLÍTICO CONSULTIVO Presidência – Tertuliano Soares e Silva Secretario – Leandro Chemalle

9 A Câmara Técnica é orgão consultivo composto profissionais das áreas ducacionais, jurídicas, de tecnologia e outras diversas podendo ser alunos, egressos e colaboradores externos que oferecem subsídios técnicos para o CONCENTRE cumprir suas finalidades institucionais. Suas competências: a) assessorar a Direção executiva em todas as suas atividades; b) c riar e desenvolver soluções para o desenvolvimento institucional do CONCENTRE sistematizando-as e encaminhando para o Conselho Diretor realizar sua implementação ; c) zelar para que haja afinidade em todos os projetos do CONCENTRE no sentido de contribuir para a inclusão de estudantes de EAD as suas universidades e ao mercado de trabalho quando egressos; CÂMARA TÉCNICA

10 d) o bservar as diretrizes dos órgãos do MEC responsáveis pela formulação das políticas relativas à EAD; e) avaliar a estrutura de projetos oferecidos nos DAPs credenciados ao CONCENTRE e propor as alterações necessárias; f) fazer a avaliação institucional anual, podendo inclusive fazer uso de auditores externos com a devida anuência da Direção Executiva.

11 Os Diretórios Acadêmicos de Polo são orgãos do CONCENTRE, com estatuto interno próprio, de estudantes de EAD de graduação, pós- graduação e de extensão dos polos de apoio presencial a EAD do Consórcio CEDERJ/UAB que tem dentro de seus objetivos a representação discente frente à direção de pólo local e prefeitura onde está sediado. Estão dentre os objetivos do DAP: a)Organizar os estudantes do pólo em termos de suas demandas representativas; b)Sistematizar os problemas dos pólos e encaminha-los a direção executiva do CONCENTRE para discussão no fórum decisório competente c)Incentivar a extensão no pólo e atividades acadêmicas d)Divulgar o pólo e contribuir para excelência da formação dos alunos e)Participar do Conselho de DAPs quando este for convocado. DIRETÓRIO ACADÊMICO DE PÓLO (DAP)

12 12 Vantagens O seu caráter consultivo promove CONCENTRAÇÃO dos estudantes, dos pólos para discussão, mobilização e posições nas tomadas de decisão Oferece um espaço de debate interno que dá sustentação aos representantes do CEA, nos Das, CAs e DCEs. Fiscalizar e coordena as ações dos representantes no CEA,nos Das, CAs e DCEs. Democratiza as discussões dos alunos e descentraliza por definitivo das mãos dos representantes individualmente Satisfaz as bases legais do Consorcio e das leis do movimento estudantil

13 13 CONCLUSÃO “Os alunos de EAD das universidades consorciadas no CEDERJ estão inovando o cenário político do movimento estudantil destruindo valores viciados e criando valores virtuosos - concentrando criatividade para a inovação.” Tertuliano “Aquele que tiver que ser um criador para o bem e para o mal – na verdade, terá que primeiro ser um destruidor e fazer os valores em pedaços. Assim, o mal maior será parte do BEM MAIOR. Mas isto é um BEM CRIATIVO.” Nietzsche


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